"SETE PERGUNTAS AO PROFETA JONAS"

Autor: Pr. Alexandre Augusto
Igreja do Evangelho Quadrangular - Itajubá/MG
Data: 04/09/11
www.pralexandreaugusto.wordpress.com

"ESTA MENSAGEM EDIFICARÁ SUA VIDA".
TEXTO
Jonas ? 1: 5 a 8
01. E VEIO a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo:
02. Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença.
03. Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do SENHOR para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR.
04. Mas o SENHOR mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se.
05. Então, os marinheiros, cheios de medo, clamavam cada um ao seu deus e lançavam ao mar a carga que estava no navio, para o aliviarem do peso dela. Jonas, porém, havia descido ao porão e se deitado; e dormia profundamente.
06. Chegou-se a ele o mestre do navio e lhe disse: QUE SE PASSA CONTIGO? AGARRADO NO SONO? Levanta-te, invoca o teu deus; talvez, assim, esse deus se lembre de nós, para que não pereçamos.
07. E diziam uns aos outros: Vinde, e lancemos sortes, para que saibamos por causa de quem nos sobreveio este mal. E lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas.
08. Então, lhe disseram: DECLARA-NOS, AGORA, POR CAUSA DE QUEM NOS SOBREVEIO ESTE MAL? QUE OCUPAÇÃO É A TUA? DONDE VENS? QUAL A TUA TERRA? E DE QUE POVO ÉS TU?
09. E ele lhes disse: Eu sou hebreu, e temo ao SENHOR, o Deus do céu, que fez o mar e a terra seca.
10. Então estes homens se encheram de grande temor, e disseram-lhe: Por que fizeste tu isto? Pois sabiam os homens que fugia da presença do SENHOR, porque ele lho tinha declarado.

 INTRODUÇÃO
Amados irmãos, a bíblia é um celeiro infinito de mensagens. Creio que a humanidade irá deixar a terra e ainda ficarão mensagens que não foram pregadas. Por quê? Eu te respondo, faltaram homens e mulheres com coragem de atender o chamado de Deus.
Eu estava em oração e pedi ao Eterno, qual seria a palavra que
Ele em sua grandeza desejasse que eu ministrasse na igreja que Ele confiou a mim. Então o Eterno me deu essa palavra que iremos compartilhar, uma palavra muito profunda que mudou minha vida e mudará a sua.
Como um pregoeiro da palavra de Deus eu irei me esforçar para fazer minha parte e ao ler o texto bíblico acima observei que estas perguntas precisam ser respondidas, mas não pelos ímpios, mas sim pelos justos; ou aqueles que se chama de povo de Deus na terra. Então eu te perguntarei e gostaria que respondesse a si mesmo, não como um crente fujão, mas como um filho arrependido!
Quero que esta mensagem lhes ajudem a crescer na presença de Deus, pois meu desejo é que todos os "anões espirituais? atinjam a prefeita estatura agradável aos olhos de Deus. Por isso como sempre faço quero novamente pedir a todos que abram seus corações e deixem que a revelação da palavra de Deus entre e faça morada no mais profundo de suas vidas, e assim o nome do Senhor nosso Deus será engrandecido em cada vida que dela de alimentar.

 QUEM FOI O PROFETA JONAS
Quero antes de entrar no contexto da mensagem, compartilhar do conhecimento sobre que foi este tão abnegado servo de Deus, o qual nós conhecemos por profeta Jonas.
Yoná ben Amitai, Jonas filho de Amitai, era um nativo de Gate-Hefer, um vilarejo situado a 5 km ao noroeste de Nazaré, dentro da fronteira de Zebulom. Profetizou durante o reinado de Jeroboão II e precedeu ao profeta Amós, como disse, ele foi o único profeta Judeu a pregar para os gentios. O nome Jonas significa "pomba" ou "pombo". Quanto a seu caráter, ele é representado como obstinado, irritado, mal-humorado, impaciente.
Jonas é comissionado pelo Deus de Israel para ir até a cidade de Nínive, capital da Assíria. A sua missão era admoestar os assírios que devido a sua crueldade e ao muito derramamento de sangue, iriam sofrer a ira Divina caso não se arrependessem dentro de quarenta dias. Os assírios eram famosos, por exemplo, por decapitar os povos vencidos, fazendo pirâmides com seus crânios. Crucificavam ou empalhavam os prisioneiros, arrancavam seus olhos e os esfolavam vivos.
Jonas tinha grande antipatia pelos Assírios, pois Nínive era a capital daquele povo, e Jonas sabia muito bem como os assírios tinham maltratado o seu povo, por isso se recusa a obedecer, mas ninguém pode opor-se a Deus.

 A FUGA DO PROFETA JONAS
Temendo pela sua vida, Jonas foge rumo a cidade de Társis, na da Península Ibérica (na moderna região da Andaluzia), que situava-se a aproximadamente 3.500 km do porto de Jope (a moderna Tel Aviv-Yafo).
Segundo o relato bíblico, durante a viagem acontece um violenta tempestade. Uma tempestade que mesmo os mais experientes marinheiros ficaram com um medo extremo, e sem saberem qual seria a causa de tão grande tempestade começam a jogar pertences no mar, talvez com o intento de aliviar o navio para que não morressem.
Mas Jonas estava no porão do navio dormindo e alguém o acorda e todos querem que Jonas repondesse algumas perguntas que na verdade foram sete perguntas, as quais iremos analizar para trazer para o nosso contexto e recebermos a revelação da mensagem de Deus para nossas vidas.
A terrível tempestade só acaba quando Jonas é lançado ao mar, sendo engolido por um grande peixe (Jonas 1:17) e no seu estômago, passa três dias e três noites. Sentindo como se estivesse sepultado, nesta situação arrependido reconsidera a sua decisão. Tendo se arrependido, é vomitado pelo "grande peixe" numa praia e segue rumo a Nínive para fazer o que um profeta deve fazer, pregar a palavra de Deus a tempo e a fora de tempo.
Niguém pode fugir da vontade de Deus, pois a todo o custo o que tem que ser feito se fará. Então vejamos quais foram as perguntas que os marinheiros fizeram ao profeta Jonas antes de o lançarem ao mar, e juntos vamos responder estas mesmas perguntas hoje.

 AS SETE PERGUNTAS FEITAS AO PROFETA JONAS
- 1ª PERGUNTA
O QUE PASSA CONTIGO?
Jonas fugia da presença de Deus, como muitos ainda hoje o fazem, mas diz a palavra de Deus que os olhos do Senhor percorrem toda terra (Pv.15:3), é impossível fugir de Deus.
Hei crente! Acorde! O que se passa contigo que já não mais vai à casa de Deus? Tem fugido dos cultos, das vigílias, das reuniões. O que passa contigo? Pois o teu coração se esfriou, que sente vontades de ser como o ímpio, estar com o ímpio.
Faça esta pergunta a você. Será que tem medo de descobrir que começa a aceitar os presentes do diabo, pois as coisas de Deus parecem não ter mais beleza. O que passa contigo? Pois nem se lembra mais do primeiro amor. Quero te dizer uma coisa, Deus não mudou, Ele ainda te ama, o Seu amor ainda é o mesmo, Ele realmente te ama e quer tê-lo em seus braços.
O que passa contigo igreja? Onde está os louvores que fazia todos os presentes caírem em prantos de arrependimentos e se converterem. O que aconteceu com nossos cultos? O que passa contigo igreja de Laodicéia?

- 2ª PERGUNTA
AGARRADO NO SONO?
Foi a outra pergunta feita a Jonas, que era um profeta. Como ele conseguiu dormir mesmo estando tentando fugir de Deus e em meio a uma tempestade? Será mesmo que Jonas dormia ou fingia dormir?.
Quantos hoje ainda estão agarrados no sono, vai ler a bíblia que te chama de preguiçoso (Pv.6:6a9), e te manda ver a formiga se levantar para a obra. Agarrado no sono é a situação de muitos dentro das igrejas, vivem dormindo no ponto, e o pior de tudo é que perdem suas bênçãos, elas passam e se vão e você dorme.
Levante; acorde; desperte; igreja de Deus! Não fique agarrado no sono, ou acontecerá com você o que aconteceu coma as cinco virgens loucas que agarradas no sono perderam a chegada do noivo. Saiba de uma coisa: O sono é o prenúncio da morte. Levantemos, lavemos nossas faces, acordemos agora, ou morreremos dormindo. Agarrados ao sono? Estes nunca verão a glória de Deus na terra.

- 3º PERGUNTA
POR CAUSA DE QUE NOS SOBREVEIO ESTE MAL?
O profeta fujão, desobediente e dorminhoco, agora tem que responder uma pergunta, que nos leva a crer que tal pergunta só seria feita ao causador do problema, que no caso já se sabia que era Jonas.
Talvez esta pergunta também deva ser feito a você, por causa de que sobreveio este mal em sua vida? Por que motivo sua família sofre? Por que o mal se chegou a sua vida? Seu erro, ou sua omissão pode estar prejudicando alguém que você ama muito e principalmente você mesmo.
Com certeza você sabe que não tem andado no caminho de Deus e seus passos estão sendo contados por Deus e o mau está presente em sua casa. Precisamos parar e analisar nossos atos.
A igreja está mais doente do que se pode imaginar, um câncer está se instalando nas entranhas da igreja e Deus está gritando para nos chamar a atenção para a cura, pois a vontade do Mestre é que tenhamos uma vida saudável.

- 4ª PERGUNTA
QUAL OCUPAÇÃO É A TUA?
Quando os marinheiros perguntaram a Jonas qual ocupação era a dele, devido as suas superstições, pois se vê no capítulo, que eles sacrificavam aos seus deuses. Eles mostraram que uma pessoa "vagal", sem ocupação, traz problemas. Existe um ditado popular que diz "mente vazia é oficina para o diabo" e ainda vemos o Sávio Salomão dizer que o preguiçoso é como a fumaça nos olhos, ou seja, irrita, incomoda, atrapalha.
Então eu te pergunto crente, que ocupação é a tua? O que você faz na ceara do Senhor? Você tem alguma ocupação? Qual sua função no corpo da igreja, pois muitos hoje apenas se ocupam em esquentar os acentos nos cultos de domingo. Seria esta pessoa você?
A igreja tem se ocupado do seu chamado de salvar almas. Não!!! Hoje igreja virou fonte de renda. Qualquer um abre uma portinha e chama de igreja, mas sua intenção é enriquecimento. Vemos grande igreja se enriquecendo ensinando que quanto mais você der mais Deus vai te dar. Essa não é a ocupação da igreja! Devemos nos preocuparmos com a salvação das almas.

- 5ª PERGUNTA
DE ONDE TU VENS?
Será que isso é realmente importante? Claro que sim! Devemos ter origem, raízes, pois se você sabe de onde vens, também saberá para onde vais, e o que você irá fazer.
De onde tu vens crente? Você realmente tem as raízes da obediência em sua vida? Você vem da prática da fidelidade? Seu pastor sabe de suas decisões, ou você age pelas costas dele. E você pastor, quero confessar um medo que tenho. Meu maior medo e ver um pastor sem pastor.
De onde estamos vindo? Você nasceu da rebeldia, da fofoca, ou da mentira? A igreja esta vindo da teoria da prosperidade, pois não mais vemos congresso onde se busca o batismo no Espírito Santo. Multidões estão vindo de interesses próprios e obscuros.
Os marinheiros queriam saber da boca de Jonas de onde ele vinha, por isso é importante saber de onde você vem. Muitos estão chegando nas igrejas vindo do rancor, da ira, da mentira, do pecado.

- 6ª PERGUNTA
QUAL A TUA TERRA DE ORIGEM?
Essa pergunta é boa hein! Origem significa ter princípios. Era o que os marinheiros queriam saber de Jonas, teria ele princípios em sua vida. Foi o que Jonas desprezou ao fugir dos propósitos de Deus, pois desobedecer aos desejos de Jeová é mostrar não ter origem.
É o que hoje está acontecendo nas igrejas, homens sem origem em cima dos púlpitos, pessoas sem origens abrindo portinhas e dando nomes de igrejas que você nem imagina, nomes tais como igreja evangélica "corpinho de Moisés", igreja evangélica "Jesus foi ali e volta já", e muitos outros. Busque ter origem para sua vida isso é extremamente necessário. Quais são os nossos princípios?

- 7ª PERGUNTA
E DE QUE POVO ÉS TU?
Jonas já não mais podia se esconder das conseqüências de seus atos, em todas as perguntas Jonas foi reprovado, agora já não tem mais jeito. De que povo tu és? Essa é a questão o cristão fujão perde seus princípios, e se esquece que seu objetivo é o céu. Jonas não mais carregava a sua identidade espiritual à mostra, pois ao desobedecer a Deus, ele já não mais pertence ao povo de Deus. A desobediência é o princípio da queda.
Quero te dizer uma coisa, você não é terráqueo, nem brasileiro, ou outra nacionalidade qualquer, somos cidadãos "celestianos", nossa pátria é o céu, é lá que vamos passara eternidade ao lado do Senhor nosso Deus.

 CONCLUSÃO
Hoje temos a ilusão de que tudo está bem e acabamos por ficarmos em uma inércia espiritual, e assim deixamos de crescer e atingir uma maturidade espiritual que agrade a Deus.
A igreja de hoje está se tornando uma igreja estagnada. Vivemos uma aparente vida de crescimento, mas onde estão os milagres, onde estão os grande feitos que a palavra produz na vida das pessoas. Será que ao invés de um crescimento não estamos na verdade tendo um inchaço nas igrejas?
Precisamos responder estas perguntas todos os dias e talvez algo comece a mudar na vida da igreja de hoje.
Irmão, por favor, reveja suas atitudes, faça essas perguntas a você mesmo e não fuja das responsabilidades de um verdadeiro cristão.


Pr. Alexandre Augusto
Contato:
Tel - 0xx.35.9199.71.01
e-mail - [email protected]