Texto-Chave

Lucas 13:1-5:  Naquela mesma ocasião, chegando alguns, falavam a Jesus a respeito dos galileus cujo sangue Pilatos misturara com os sacrifícios que os mesmos realizavam. Ele, porém, lhes disse: Pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem padecido estas coisas? Não eram, eu vo-lo afirmo; se, porém, não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis. Ou cuidais que aqueles dezoito sobre os quais desabou a torre de Siloé e os matou eram mais culpados que todos os outros habitantes de Jerusalém? Não eram, eu vo-lo afirmo; mas, se não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis. 

Marcos 6:12; Então, saindo eles, pregavam ao povo que se arrependesse; 

Ato 3:19 Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados,

 Introdução:

 No grande esquema das coisas eternas, Deus Todo-Poderoso projetou uma maneira pela qual meros mortais andando e vivendo aqui nesta terra amaldiçoada pelo pecado poderiam ser preparados para a redenção divina e o Céu.

À medida que o mundo religioso se torna cada vez mais acomodado ao que é politicamente correto conforme visto pelos padrões deste mundo, eles se tornam menos que honestos com a Verdade, até mesmo chegando ao ponto de passá-la como arcaica, antiquada ou irrelevante, não mais necessário.

A temporada aberta foi declarada sobre a Palavra de Deus, sobre essas doutrinas sagradas, sobre aqueles que consideram suas verdades tão preciosas em suas vidas e sobre aquelas pobres almas que seguem aquela velha pregação do fogo do inferno e da condenação.

É a partir de tal cenário que o Espírito de Deus procura falar e prender as mentes dos buracos do pântano das fossas deste mundo.

Estou declarando a você que estou muito mais interessado em agradar a Deus do que em agradar ao homem ou em ser politicamente correto ou bem visto pela multidão religiosa.

Estou procurando ser guiado por esse grande princípio declarado em Gálatas 1:10.

Pois persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar aos homens? porque, se ainda agradasse aos homens, não seria servo de Cristo.

I. DEVEMOS ENTENDER O QUE
 SIGNIFICA O ARREPENDIMENTO ESCRITURAL.

Quando Deus Todo-Poderoso pede arrependimento, é imperativo que todos saibam o que o termo significa e o que está relacionado a eles na questão do arrependimento.

Quando você considera que Cristo disse: "Se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis" Lucas 13:3, torna-se pessoalmente imperativo que ambos saibam o que a palavra significa e que cumpram o que ela exige.

  • A. O arrependimento é definido como remorso pela culpa; uma inversão de direção.
    • 1. Compunção é:
      • a. Um forte mal-estar causado por um sentimento de culpa, ou,
        b. Uma pontada de consciência ou uma pontada de dúvida despertada por uma transgressão ou pela perspectiva de uma transgressão.
    • 2. O arrependimento tem sido descrito como uma reviravolta, ou seja, é uma reviravolta total e completa.
  • B. Arrependimento lida com uma reviravolta em pelo menos três áreas significativas que são:
    • 1. Pecado - eu havia negado, agora confesso.
      2. Eu - eu era bom o suficiente, agora estou perdido.
      3. Salvador - eu não precisava dele, agora não posso viver sem ele.
  • C. Examine esses exemplos bíblicos.
    • 1. O arrependimento é descrito como uma reviravolta.

E todos os que habitavam em Lydda e Saron o viram e se voltaram para o Senhor. (Atos 9:35)


    • 2. O arrependimento deixa a maldade e segue a piedade, buscando o perdão de Deus.

Arrepende-te, portanto, desta tua maldade, e roga a Deus, se talvez o pensamento do teu coração te possa ser perdoado. (Atos 8:22)


    • 3. Arrependimento trata da conversão para, tornando-se semelhante e de acordo com Deus.

Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, quando vierem os tempos do refrigério pela presença do Senhor; (Atos 3:19)

E, sendo conduzidos pela igreja, passavam pela Fenícia e Samaria, anunciando a conversão dos gentios, e davam grande alegria a todos os irmãos. (Atos 15:3)

II. AS ESCRITURAS REVELAM TRÊS COISAS QUE TENTAM LEVAR OS HOMENS AO ARREPENDIMENTO.

  • A. Primeiro: Convicção trazida ao nosso espírito pela aplicação da Palavra de Deus pelo Espírito Santo.
    • 1. A Palavra de Deus tem o poder de confrontar um pecador e levá-lo à humildade.
      2. A Palavra de Deus, apropriadamente aplicada pelo Espírito Santo, leva os pecadores a se verem como o Deus Todo-Poderoso os vê.

Pois a palavra de Deus é rápida, poderosa e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, penetrando até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. (Hb 4:12)

  • B. Segundo: A bondade de Deus quando alguém percebe que todas as coisas boas vêm de Deus acima.

Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação. (Tiago 1:17)

Ou desprezas as riquezas de sua bondade, tolerância e longanimidade; não sabendo que a bondade de Deus te leva ao arrependimento? (Rm 2:4)


    • 1. É a intenção de Deus que, com todas as bênçãos que ele concede às nossas vidas, sejamos humildes e amáveis para com ele.
      2. Satanás conseguiu, na maioria dos casos, fazer com que os homens acreditassem que tal bondade era por suas próprias proezas, astúcia ou esperteza, tentando assim evitar o ministério de bênçãos.
  • C. Terceiro: a longanimidade misericordiosa de Deus.

O Senhor não retarda sua promessa, como alguns consideram demorada; mas é longânimo para conosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento. (2Pe 3:9)


    • 1. Deus continua tolerando e permitindo que as coisas continuem, tudo por causa de sua longanimidade e graça.
      2. Ele tem todo o direito de julgar nossos maus caminhos, mas em sua longanimidade e graça, ele espera até aquele dia em que o reconheceremos e responderemos a ele adequadamente.
  • D. O arrependimento é o resultado da obra divina, pois nenhum homem simplesmente decide se arrepender; tal ação teve sua origem no Céu.
    E. Tão certo quanto o Senhor realiza aquilo que efetua o arrependimento, ele efetivamente opera em cada pessoa viva para que se arrependa.
    • 1. O Espírito Santo está massageando seu coração e espírito com convicção agora mesmo, porque você precisa se afastar do que você é.
      2. O Espírito Santo está lembrando você tanto da bondade de Deus quanto de sua longanimidade para com você porque ele está chamando você ao arrependimento.
      3. Ele está colocando o sacrifício de Cristo diante de seu coração, tentando abraçá-lo com seu amor para que você possa responder em arrependimento.

III. O ARREPENDIMENTO TEM EVIDÊNCIAS REVELANDO QUE SEU TRABALHO ESTÁ REALIZADO.

  • R. Uma vida que mudou.
    • 1. Todos nós já ouvimos a história do velho Jim, que era um bêbado, espancou seu filho e amaldiçoou sua esposa até que a convicção trouxe arrependimento à sua vida e ele se tornou um homem mudado.
      2. Essa mudança literalmente ocorreu em dezenas de milhares de vidas ao longo do tempo, pois um após o outro, os pecadores se arrependeram e Deus mudou sua personalidade e suas práticas.
  • B. Um coração submisso e flexível às coisas espirituais.
    • 1. Que alegria ver aquele pecador obstinado, egoísta e egocêntrico ser transformado pelo arrependimento e forjado em um santo doce, prestativo e atencioso.
      2. O mundo não consegue entender o que aconteceu nem como a pessoa mudou, mas eles terão que testemunhar que certamente são uma pessoa diferente.
      • a. E um indivíduo me parou na cidade e comentou como uma certa pessoa era certamente diferente, dando-me o crédito.
        b. Tive o privilégio de informá-los que tal mudança foi operada apenas pelo poder de Deus porque aquela pessoa se arrependeu e recebeu a Cristo.
    • 3. Talvez a ilustração mais clássica seja Saulo de Tarso, que foi movido de um coração orgulhoso de perseguidor para um coração flexível de servo, dando sua vida para que outros pudessem ouvir sobre Cristo e a oportunidade de arrependimento.
  • C. Uma vida que sofre com as maldições do pecado sobre os outros.
    • 1. Uma das primeiras coisas que acontece quando o arrependimento efetua a salvação é que a pessoa salva se preocupa com a condição espiritual de seus entes queridos.
      2. Esse cuidado, essa compaixão, esse desejo de ver os outros livres da condenação do pecado é um dos testemunhos mais fortes que uma pessoa não salva jamais experimentará.
      3. Tal cuidado, no entanto, não se limita apenas aos parentes, pois todo redimido deseja ver os outros redimidos.

Saulo estava subindo a escada eclesiástica, perseguindo os cristãos até encontrar o Senhor em Atos 9.

Sua vida não era mais para Paulo, mas agora para seus irmãos, até desejando que ele pudesse ser amaldiçoado se isso os levasse a Cristo. Pois eu bem desejaria ser amaldiçoado por Cristo por causa de meus irmãos, meus parentes segundo a carne: (Rm 9:3)

 

CONCLUSÃO: 

O Lugar Vital do Arrependimento

1. Você é um benfeitor do arrependimento?

2. Você tem certeza de que se arrependeu e foi mudado por Cristo e,

3. Que sua vida está revelando Cristo aos outros?

4. Para quem você está vivendo? Se o ego é a sua resposta, eu certamente faria uma busca em minha alma sobre a questão de saber se eu tinha arrependimento a meu favor ou não.

A.S.C