Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo (João 16:33)

INTRODUÇÃO: A semelhança da semente que caiu em pedregais, muitas são as pessoas que recebem a Palavra com alegria, mas por se relacionarem com Cristo superficialmente, ficam na igreja apenas por pouco tempo; quando chegam as adversidades, se desviam (Mateus 13:5-6). Mas quem falou que seria fácil ser cristão vivendo em uma sociedade divorciada de Deus? O cristianismo não é indolor. Não é uma redoma de vidro a prova de perseguições que Deus mantém Seus filhos protegidos no interior dela; muito menos é somente um mar de rosas. Enquanto muitos hinos e mensagens nos púlpitos das igrejas estão anunciando uma vida isenta de dor neste mundo, em Joao 16:33, Jesus afirmou o contrário. Vejamos as quatro afirmações dita por Jesus no versículo supracitado.

I. TENHO-VOS DITO ISTO PARA QUE EM MIM TENHAIS PAZ.

"Tenho-vos dito isto". O Senhor Jesus transmitiu a Sua Palavra para que Seus discípulos tivessem paz em meio às adversidades neste mundo. Jesus é a fonte da verdadeira paz. Neste contexto, o termo paz significa muito mais do que a simples ausência de guerra ou de perigo. Significa, em seu melhor sentido, integridade, plenitude, conforto e segurança. "Para que em mim tenhais paz".  Cristo, por meio de sua morte, ressurreição e ascensão, deu-nos "paz com Deus" (Rm 5:1). Após aceitarmos Jesus como nosso Salvador e Senhor temos paz com Deus, o que é muito diferente de termos sentimentos pacíficos como a calma e a tranquilidade. 

Warren W. Wiersbe diz:  "O mundo baseia sua paz em seus recursos, enquanto a paz de Deus depende de relacionamentos. Estar em ordem com Deus significa desfrutar a paz de Deus. Os que não são salvos sentem paz quando não há problemas; os cristãos têm paz apesar das dificuldades por causa da presença do Espírito Santo em poder. As pessoas do mundo vivem de acordo com o que podem ver e dependem do que é externo, mas os cristãos vivem pela fé e dependem do que é eterno" (2Coríntios 5:7). Sabemos que a nossa jornada cristã rumo ao céu não é fácil; como cristãos, devemos esperar continua tensão em um mundo incrédulo que está fora de sintonia com Cristo e com Seu povo. Todavia, podemos esperar que nosso relacionamento com Cristo produza em nossa vida profunda e duradoura paz. A paz de Cristo é uma certeza de segurança em qualquer circunstância; tendo-a, não precisamos temer o presente ou o futuro.

II. NO MUNDO TEREIS AFLIÇÕES.

Corretamente o pastor Hernandes Dias Lopes explica: "Jesus Cristo alerta Seus discípulos de que o futuro deles não seria marcado por amenidades, pois enfrentariam aflição no mundo. O mundo aqui é a sociedade humana com seus valores, princípios e filosofia vivendo à parte de Deus. Esse sistema que rege o mundo é anti-Deus." Satanás deseja nos derrotar; por isso, usa o mundo para perseguir e nos pressionar. Ao contrário da Palavra de Deus que diz: E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus (Romanos 12:2), o mundo quer nos adequar a seus padrões; não deseja que sejamos diferentes. Mas o cristão não se conforma com este mundo porque não pertence a ele (João 17:15). Satanás é o príncipe deste mundo (João 16:11), por isso o mundo jaz no maligno (1Joao 5:19), infligido perseguições aos filhos de Deus. Diante de tantas oposições, Jesus orou pelos que creem em Seu Nome dizendo: Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal (João 17:15). Parafraseando o comentário de Charles Spurgeon em Joao 17:15 digo que - Cristo não orou para que seus discípulos fossem tirados do mundo. Não devemos fazer tal petição. Se essa fosse uma oração adequada para oferecermos, teria a autorização do Mestre. Há momentos que para nos ver livres das aflições deste mundo, somos tentados a orar ao Senhor pedindo que tire a nossa vida (1Reis 19:1-4), para sairmos deste mundo opressor. Mas o mestre não nos autoriza orarmos assim, e esse é um assunto que deve ser deixado ao Senhor da vida e da morte. Jesus diz: "mas que os livres do mal". O pecado é o verdadeiro mal do mundo, o perigo de sermos enredados nos costumes mundanos ou cair nos maus caminhos de uma geração ímpia. Assim como Cristo orou para que sejamos afastados do mal, enquanto estamos no mundo, devemos orar para que o Senhor nos proteja do mal pelo qual estamos cercados, especialmente daquele que procura nossa destruição. Todavia, se você é um filho de Deus, fique sabendo, terá que sofrer. Jesus foi aperfeiçoado por meio do sofrimento (Hebreus 5:8-9). E os discípulos do Senhor devem esperar passar pela mesma experiência. "No mundo tereis aflições".

 III. MAS TENDE BOM ÂNIMO.

No grego a palavra ânimo é “euthumeo” e significa: animar-se, alegrar-se, estar satisfeito, estar num bom estado de ânimo, estar feliz, estar de boa disposição. Ter bom ânimo é permanecer feliz mesmo sofrendo perseguições. Os apóstolos deixaram o Sinédrio sentindo alegria porque Deus os tinha achado dignos de serem humilhados por amor ao nome do Senhor Jesus Cristo (Atos 5:14). Ter bom ânimo é se sentir privilegiado pelo fato de sofrer pelo Nome de Jesus (Filipenses 1:19). O apóstolo Paulo mesmo estando preso injustamente mostra-nos o que é ter bom ânimo ao encorajar outros dizendo: Alegrem-se sempre no Senhor. Repito: alegrem-se! (Filipenses 4:4). Não devemos ter mal ânimo murmurando quando somos pressionados e injustiçados pelo mundo. De acordo com o apóstolo Paulo, a alegria não é opcional, mas um mandamento a ser obedecido - Alegrem-se. Ao acrescentar o advérbio sempre, Paulo está ensinando-nos que esta alegria é um sentimento contínuo independente das circunstâncias serem boas ou ruins. Se Paulo tivesse escrito alegrem-se sempre pelos amigos que temos, seria demasiadamente difícil cumprir este mandamento. Amigos fracassam, decepcionam é nos abandonam. Mas o apóstolo mesmo preso em condições propícias para o desânimo, escreveu: Alegrem-se sempre no Senhor. O Senhor Jesus nunca fez, nem nunca fará nada que provoque tristeza ou decepção em alguém. Portanto, em meio as aflições, tende bom ânimo.

IV. EU VENCI O MUNDO.

Jesus Cristo estava prestes a suar gotas de sangue (Lucas 22:44), e a morrer na cruz do Calvário quando disse: "Eu venci". Assim como Nosso Senhor venceu, o crente vencerá se for verdadeiro seguidor de Cristo. O próprio João registra isso em sua primeira carta: Pois todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? (1João 5.4,5). Matthew Henry diz que "a fé é a causa da vitória, o meio, o instrumento, a armadura espiritual pela qual vencemos. Em fé e por fé nos apegamos a Cristo, desprezamos o mundo e nos opomos a ele. Devemos vencer o mundo através do exemplo deixado por Cristo, ou o mundo nos vencerá". Warren W. Wiersbe diz que “João gostava de usar o termo vencer; em 1 João 2:13-14, refere-se à vitória sobre o diabo. O apóstolo usa essa palavra sete vezes em apocalipse para descrever os cristãos e as bênçãos que recebem (Ap 2:7, 11, 17, 26; 3:5, 12, 21). Não descreve uma categoria especial de cristão. Antes, usa o termo vencedores como designação do verdadeiro cristão". Ao nascer de Deus, somos vencedores. Conta-se que um soldado do exército de Alexandre, o Grande, não lutava com bravura e sempre ficava para trás quando deveria avançar. O general abordou-o e perguntou: Qual é seu nome, soldado? Meu nome é Alexandre - o homem respondeu. O general olhou-o diretamente nos olhos e disse com firmeza: Ou você vai à luta ou muda de nome! Qual é nosso nome? "Filhos de Deus - Então vamos à luta usando a fé a arma que vence o mundo.

CONCLUSÃO: Jesus deixa claro que neste no mundo teremos aflições. Dificuldades virão por meio de quem já esperamos é de quem nem imaginamos. Se você ouviu dizer que a vida cristã é só mar de rosas, foi enganado. Nossa caminhada cristã é repleta de espinhos, perseguições, injustiças, doenças e outras dificuldades.  Deus não nos protege das dificuldades da vida, porque precisamos delas para nosso crescimento espiritual (Rm 5:3-5). Em Romanos 8:28, Deus garante que as dificuldades da vida trabalham a nosso favor, não contra nós. Deus permite que venham as provações, a fim de usá-las para nosso bem e para a Sua Glória. A boa noticia é que as dificuldades são passageiras, nosso relacionamento com Jesus, o príncipe da paz (Is 9:6) é eterno. Cristo venceu e nós podemos vencer com tendo bom animo e fé.

AUTOR: Presbítero Antônio Pacifico – Contato: 44-991099356

Pela graça de Deus, sou pastor na Assembleia de Deus IEADPO – Situada na avenida Panamá 283 - Paiçandu Paraná.