REFERÊNCIAS BÍBLICA: Rute 1:16; 2:18; 3:5

INTRODUÇÃO: Um dos grandes temas do livro de Rute é a amizade. O próprio nome Rute, vem do hebraico Ruth e quer dizer amiga, companheira. E neste culto de ações de graças pelo aniversário da pastora Devanilda, quero falar sobre o valor de uma verdadeira amizade. A verdadeira amizade vale muito mais do que o ouro e a prata. A verdadeira amizade é o fundamento sobre o qual os relacionamentos precisam ser edificados. A amizade entre Rute e Noemi é como a chuva para uma terra seca, é como o medicamento para o paciente enfermo. Ao meditarmos nos versículos lido, vemos o apego e o cuidado que havia entre elas exatamente como devemos ter uns pelos outros.

Pretende-se com esta mensagem elencar três características que revela porque a verdadeira amizade é valorosa. Vejamos, então, por que a verdadeira amizade é valorosa.

I. A VERDADEIRA AMIZADE É VALOROSA PORQUE NÃO SE DESFAZ NA ADVERSIDADE (Rt 1:16). 

É comum pessoas se manterem próximas quando há possibilidades deste relacionamento resultar em benefício para uma ou ambas as partes, não havendo como tirar proveito, o próximo passo e o distanciamento. Mas verdadeiros amigos são aqueles que permanecem juntos independente das circunstâncias. Observe que Noemi, uma das personagens do texto lido estava enfrentando muitas dificuldades; com as mortes do esposo é dos filhos (Rt 1:3-5), Noemi decidiu retornar para Belém. Após reunir as noras e instrui-las para que permanecessem em Moabe, Orfa despediu-se retornando para seu povo e seus deuses (Rt 1:14-15), Rude, porém, apegou-se à Noemi dizendo: "... Não me instes para que te deixe, e me afaste de ao pé de ti: porque aonde quer que tu fores irei eu…". Com esta declaração, Rute nos ensina a respeito do valor da verdadeira amizade; ela é valorosa por que não se desfaz na dificuldade.  verdadeiro amigo permanece conosco segurando a nossa mão e enxugando as nossas lágrimas quando mais precisamos. É esse tipo de amizade que temos testemunhado na vida da pastora Devanilda Pacifico com os membros da Igreja Assembleia de Deus Jardim América, amizade semelhante à de Rute é Noemi, que não se desfaz nas adversidades.

II. A VERDADEIRA AMIZADE É VALOROSA PORQUE HÁ COMPROMETIMENTO MÚTUO (Rt 2:18; 3:5). 

A devoção de Rute por Noemi e o cuidado de Noemi por Rute percorrem todo o livro, diz Leon Morris. O pastor Hernandes Dias Lopes diz que "Rute e Noemi estabeleceram uma aliança de amor diante das circunstâncias mais adversas. Elas semearam uma na vida da outra. Elas cultivaram um relacionamento de lealdade e cuidado uma com a outra. Rute torna-se amiga e filha da sua sogra. Ela passa a ser a provedora da sogra (Rt 2:18), e a sogra, a sua conselheira" (Rute 3:5). De modo semelhante ao de Rude e Noemi, a amizade entre a pastora Devanilda e os membros da igreja vêm sendo marcada pelo comprometimento mútuo. A pastora vem semeando orações, ensino, aconselhamento e outros na vida dos crentes; por sua vez, os irmãos em Cristo vêm semeando demonstração de amor em favor da pastora Devanilda. Esta afirmação é corroborada pela disposição de cada crente em participar deste culto de gratidão ao Senhor neste domingo de muita chuva. Este comprometimento mútuo é uma das provas cabal de que existe verdadeira uma amizade entre a pastora e os participantes deste culto.

IlI.  A VERDADEIRA AMIZADE É VALOROSA PORQUE ESTÁ FUNDAMENTADA EM DEUS (Rt 1:16).

A declaração de Rute, "O seu povo será o meu povo e o seu Deus será o meu Deus" é uma das confissões mais magníficas das Escrituras. O que motivou Rude deixar pai e mãe (Rt 2:11), a fim de apegar-se a Noemi e ao seu povo foi sua fé no Deus de Noemi. Ela confessou sua fé no verdadeiro Deus vivo e sua decisão de adorar somente a ele. A amizade entre Rute e Noemi era valorosa porque estava fundamentada em Deus, era indissolúvel porque a base era Deus. A verdadeira amizade não é fruto de perfeição mútua, afinal somos falhos, mas de termos Deus como alicerce da amizade. A nossa união com Deus capacita-nos vivermos harmoniosamente com o próximo.  "o teu Deus é o meu Deus" foi a declaração de Rute. Ela era gentia, mas decidiu ser crente. A amizade entre ela e Noemi foi essencial para conversão da moabita. Assim também a amizade da pastora e seu testemunho de vida tem contribuído para aproximar muitas pessoas do Senhor Jesus Cristo. Agora direciono a seguinte pergunta a todos: Será que seus amigos reconhecem Deus em sua vida a ponto de dizer: “o teu Deus será o meu Deus!”. Saiba que para a amizade ser verdadeira e edificante precisa ser fundamentada em Deus.

CONCLUSÃO: O relacionamento entre Rute é Noemi nos mostra que a verdadeira amizade é valorosa porque não se desfaz na dificuldade, porque há comprometimento mútuo entre as partes envolvidas e tem como fundamento Deus. É possível desenvolvermos este tipo de amizade atualmente, pois ouvimos várias vezes a irmã Lindalva, preletora do culto de ações de graça dizer: a pastora Devinha é como a Rute para a igreja Assembleia de Deus Jardim América, em Paiçandu Paraná.

Antonio Pacifico – 44 991099356