Em Mateus 14: 22 a 34 há o registro bíblico de quando Jesus e Pedro andaram sobre as águas.

Informam-nos as Sagradas Escrituras, que enquanto Jesus despedia a multidão, orientou que seus discípulos entrassem num barco e seguissem rumo à outra margem do mar.  Feito isso e despedida a multidão, Jesus subiu ao monte para orar.

Ocorre que os discípulos tendo obedecido à ordem de Jesus,  de repente se viram num mar tão revolto que, não obstante boa parte deles serem pescadores experientes,  sentiram-se tomados de pavor, o que nos dá uma ideia do quão revolto estava o mar por ocasião dos fatos.

Chamo a atenção de vocês para o fato de que eles prontamente obedeceram a ordem de Jesus e, mesmo tendo prontamente  obedecido, não se viram livre de enfrentar o mar naquelas condições de tempestade.

"Cadê Jesus?" eles  mui provavelmente se perguntavam. "Deu-nos uma ordem e prontamente obedecemos e, de repente nos vemos sem Ele e nessa situação.". E esse é o tipo de questionamento que possivelmente fizeram entre si e que possivelmente  faríamos se estivéssemos no lugar deles, pois, é assim que muitas vezes  reagimos se prontamente obedecemos e nos sentimos  desamparados.

A lição que podemos tirar desse relato bíblico é a de que mesmo prontamente obedecendo a Cristo, estaremos sujeitos a enfrentar lutas e dificuldades  e nos sentir como que  desamparados nesses momentos difíceis. Mas nos sentir desamparados nessas situações não significa que estejamos. Significa apenas que naquele momento Deus se mantém em silêncio para que tenhamos independência para escolher crer ou não crer! E nessas situações adversas, a indagação que Deus nos deixa, é: vocês confiam em Mim?

O fato é que os discípulos precisaram viver mais aquela experiência! Até porque, as experiências que temos com Deus são fundamentais ao nosso crescimento e amadurecimento na fé.

Relatam-nos as Sagradas Escrituras que à quarta virgília da noite Jesus andando sobre as águas se dirigiu até eles.  Tamanho era o pavor que se encontravam que quando os discípulos viram a Jesus sobre as águas acreditaram ser um fantasma. 

E Jesus tendo se identificado, Pedro lhe fez o seguinte pedido: "Senhor, se és tu mesmo, manda que eu vá até onde tu estás.". E Jesus o chamou para ir a seu encontro. E Pedro descendo do barco fez o que humanamente era impossível: andou sobre as águas.

Apreende-se desse registro  bíblico que enquanto Pedro fixou os olhos em Cristo, ele andou sobre as águas. Mas num dado momento, Pedro deixou de fixar seus olhos em Cristo e ao olhar para o mar revolto à sua volta, sua fé fraquejou e começou a afundar.

Mas, espera aí! Pedro chegou a andar sobre as águas!! Porém, isso só foi possível a ele enquanto manteve os olhos fixos em Cristo! 

Dessa experiência vivida pelos discípulos e, em especial por Pedro, é também possível perceber que se em algum momento a nossa fé fraquejar, Deus estará sempre pronto a nos oferecer o socorro se nesse sentido clamarmos.

Vimos aqui que  estar no cumprimento da Vontade de Deus não nos isenta de enfrentar situações adversas. E o que fará diferença são as experiências que buscamos ter com Ele e  manter os olhos fixos em Cristo. Feito isso, quaisquer adversidades por piores que sejam, conseguiremos vencer. 

 Tenham em mente o fato de que aqueles discípulos haviam acabado de testemunhar o milagre da multiplicação dos pães. Jesus ao permitir que, obedecendo se viessem naquela situação de pavor, estava na verdade lhes dando a oportunidade  de terem uma nova experiência com Ele: a experiência de constatarem que até o mar e o vento obedecem ao comando de Jesus. E, dar a eles essa experiência não foi de forma alguma uma atitude de pirotecnia. O próprio Jesus, conforme registro de suas palavras em João 5:36, deixou claro a razão dos milagres por Ele realizados e, sobre isso poderemos falar noutra oportunidade.

 Enfim, os discípulos precisavam ter mais aquela experiência.

Indubitavelmente, as experiências que temos e buscamos ter com Deus nos possibilitam saber em quem temos crido. E saber isso faz toda a diferença na hora da provação.

Mas vale dizer, que nem tudo o que nos acontece é da Vontade do Pai! Porém, nEle qualquer situação por mais adversa que seja, pode resultar em benção na vida daquele que crer! Até porque, toda a Promessa que Deus nos faz em Sua Palavra é condicional! E a condição para que se cumpra, é: crer, independente das circunstâncias, sabendo que Ele cuida daqueles que nEle esperam.

Notem ainda,  que enquanto seus discípulos se viam naquela situação, Jesus estava no monte em oração. 

Jesus sabia ser necessária aquela experiência para seus discípulos. E quando naquele contexto eles mais se sentiram desamparados, Jesus estava a orar. E, certamente, intercedia por eles.  O fato é que na hora da prova Deus não intervém porque Decidir crer ou não crer é uma decisão nossa na qual Ele não interfere.

Certa ocasião, disse Jesus: "no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.".

Quanto a mim, não raras às vezes, eu me vi em situações em que, assim como o profeta, eu percebi a importância de a Deus declarar: ainda que a figueira não floresça e nem a videira dê o seu fruto, ainda assim eu O louvarei.

Entender que a Vontade de Deus é imensuravelmente maior e melhor do que  a nossa vontade, faz toda a diferença! Pelo que permanece no ar a indagação que Deus nos lança: vocês confiam em mim?

E assim, dou por encerrada essa reflexão e que Deus por meio dela fale aos nossos corações. Amém!!