Não que já a tenha alcançado, ou que já seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim. Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. (Filipenses 3: 12-14).

Objetivo: Está mensagem tem como objetivo fornecer dicas para se obter vitórias na vida pessoal, familiar e ministerial.

Transição: Vejamos a partir de agora cinco atitudes de um vencedor com base no texto em apreço.

I. INTROSPECÇÃO

 “Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição…; ” (Fp 3:12).

Introspecção é a análise íntima e refletiva que alguém faz de si mesmo.

Quando Paulo disse “não que eu tenha alcançado”, estava examinando a própria vida e não a vida alheia. Tratando deste assunto, o apostolo escreveu aos coríntios. “Examine-se, pois, o homem a si mesmo …, ” (1Co 11.28). A ordem divina é para examinar a própria vida. Não devemos tentar tirar cisco do olho do próximo tendo uma trava no próprio olho (Mt 7:3-5). Quando examinamos a nossa vida encontramos tantas falhas que somos desencorajados a examinar a vida alheia. Quando praticamos a introspecção deve gerar em nós um sentimento que melhore cada vez mais nosso estilo de vida.  Veja o que Paulo sentiu após olhar para si mesmo.

II. INSATISFAÇÃO PESSOAL

 “Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição…; ” (Fp 3:12).

Entre as inúmeras atividades realizada por Paulo, destaco as seguintes: Três viagem missionárias; várias igrejas fundadas e treze cartas escritas. Mesmo com um currículo invejável como este, Paulo nutria um sentimento de insatisfação pessoal. Ele deseja melhorar sempre.  E quanto a nós, estamos satisfeitos com o patamar que alcançamos, ou a semelhança de Paulo estamos sempre buscando alcançar a perfeição? (Fp 3:12-14). Para ser vencedor na vida pessoal, familiar e ministerial; além da insatisfação pessoal, é necessário a próxima atitude praticada pelo apostolo.

III. DEDICAÇÃO PESSOAL

“… mas uma coisa faço…” (Fp 3.13).

Não importa o tamanho do seu projeto. O que importa é a dedicação para a realização do mesmo. A dedicação pessoal é o caminho para vitória. Por isso, na busca de seu ideal de vida, Paulo se dedicava. Estamos iniciando o ano de 2023, época em que a maioria das pessoas planejam o que pretendem alcançar no decorrer do ano, mas, fique ciente, se não houver dedicação de quem planeja, nada será conquistado. Sabedor desta triste realidade, Paulo se dedicava. Entretanto, ao se dedicar, Paulo ensina-nos o que não podemos perder para que nossa dedicação seja recompensada.

IV. SENSO DE DIREÇÃO

“…esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão…”(Fp 3:13).

Paulo ensina-nos que não podemos perder o senso de direção. “… avançando para as que diante de mim estão…”. O caminho da vitória é para frente. É continuar avançando e nunca recuando. As prisões não foram suficientes para neutralizar o ministério de Paulo. Há crentes que por qualquer motivo recuam. Deixam de fazer a obra. Deixam de congregar. Deixam Jesus Cristo. A consequência destes retrocessos é completa derrota. Além de avançar é imperioso não descuidar da quinta atitude de um vencedor.

V. TER ALVO DEFINIDO

“… prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. (Fp 3:14).

O alvo de Paulo era Cristo. Tudo que Paulo fazia visava a Glória de Deus (1Co 10.31). Paulo vivia com os pés na terra e o coração no céu. Para Paulo o viver é Cristo o morrer é lucro (Fp 1:21). Prezado leitor, se o teu alvo não for Jesus Cristo automaticamente é a condenação eterna. Portanto, não perca Jesus de vista, continue olhando para Ele, pois é o autor e consumador da fé (Hb 12:2).

CONCLUSÃO: O apostolo Paulo nos ensina que uma vida vitoriosa depende de decisões e atitudes corretas. A pratica da introspecção, a insatisfação e dedicação pessoal, o senso de direção com alvo definido são atitudes de quem deseja ser vencedor.

AUTOR: Antônio Pacifico