PROPÓSITO: Encorajar o cristão agir promissoramente hoje para ser bem-sucedido no amanhã.

Os discípulos dos profetas disseram a Eliseu: "Como vês, o lugar onde nos reunimos contigo é pequeno demais para nós. 2 Por que não vamos ao rio Jordão? Lá cada um de nós poderá cortar um tronco para construirmos ali um lugar de reuniões". Eliseu disse: "Podem ir". 3 Então um deles perguntou: "Não gostaria de ir com os teus servos? "Sim", ele respondeu. 4 E foi com eles. Foram ao Jordão e começaram a derrubar árvores. Quando um deles estava cortando um tronco, o ferro do machado caiu na água. E ele gritou: "Ah, meu senhor, era emprestado!" 6 O homem de Deus perguntou: "Onde caiu? " Quando ele lhe mostrou o lugar, Eliseu cortou um galho e o jogou ali, fazendo o ferro flutuar, 7 e disse: "Pegue-o". O homem esticou o braço e o pegou. (2 Reis 6:1-7).

INTRODUÇÃO: Vida promissora é aquela que diante das oportunidades ou mesmo desafios que surgem no presente; gera boas expectativas de ser bem-sucedida no futuro pela maneira correta de se comportar. Com base no comportamento dos discípulos dos profetas registrado no texto em apreço, destaca cinco características de uma vida promissora.

I. VIDA PROMISSORA TEM VISÃO DE CRESCIMENTO (vv, 1-2).

Os discípulos dos profetas disseram a Eliseu: Como vês, o lugar onde nos reunimos contigo é pequeno demais para nós. Com o aumento do número dos discípulos dos profetas, o local onde reuniam ficou inapropriado para comporta-los. Então, demonstrando ter visão de crescimento seguiram dizendo: Por que não vamos ao rio Jordão? Lá cada um de nós poderá cortar um tronco para construirmos ali um lugar de reuniões". E o profeta Eliseu, porta voz de Deus, disse: "Podem ir".  Podem ir porque Deus é sempre a favor do crescimento. O Senhor deseja que Seus filhos desenvolvam. Vida promissora têm visão de crescimento material e espiritual. Os discípulos estavam prontos para trabalhar construindo um alojamento maior (crescimento material), para aprender através dos ensinos do profeta Eliseu (crescimento espiritual). A este respeito o apóstolo escreveu: Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. (2 Pd 3:18). Warren W. Wiersbe explica que - "Convém observar que o desafio não é apenas para crescer no conhecimento da Bíblia, por melhor que isso seja, mas também no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Uma coisa é conhecer a Bíblia, outra bem diferente é conhecer o Filho de Deus, o tema central da Bíblia. Quanto melhor conhecermos a Cristo por meio da Palavra, mais cresceremos em graça; quanto mais crescermos em graça, maior será nossa compreensão da Palavra de Deus". Sempre podemos testar se nossa vida é promissora ao fazer esta pergunta: eu tenho visão de crescimento a semelhança dos discípulos de Eliseu? Visão de crescimento é o primeiro passo de uma vida que promete ser bem-sucedida no futuro.

II. VIDA PROMISSORA É PROATIVA (v,2).

Proatividade é a competência que impulsiona uma busca por mudanças de maneira espontânea, sem precisar de estímulos externos. É o que percebemos na vida de um dos discípulos dos profetas. Por que não vamos ao rio Jordão? Lá cada um de nós poderá cortar um tronco para construirmos ali um lugar de reuniões". Eliseu disse: "Podem ir".  Vemos aqui um comportamento proativo e não reativo muito comum em nosso meio. Quanto aos termos - proativo e reativo, a grande diferença está nos prefixos utilizados. O prefixo “pró” traz a ideia de avanço, já o prefixo “re” passa uma ideia de repetição e retrocesso. Entre outras características, a pessoa reativa tem visão limitada; possui dificuldades em tomar decisões rápidas; se centraliza nos problemas e não na solução, e é pessimista. Mas a vida promissora, que gera boas expectativas de ser bem-sucedida no futuro, é semelhante à dos discípulos, é proativa. Veja algumas atitudes e características de uma pessoa proativa na vida dos discípulos.

a) Iniciativa: Foram os discípulos e não o profeta que iniciaram a proposta de construir um lugar maior para reunirem.  Os discípulos dos profetas disseram a Eliseu: "Como vês, o lugar onde nos reunimos contigo é pequeno demais para nós". A pessoa proativa está sempre um passo à frente.

b) Prioridade: Normalmente a prioridade está relacionada a algo importante que ocorre em primeiro lugar em relação aos demais, seja em questão de tempo ou de ordem. A prioridade era a construção de um lugar maior para as reuniões.  "o lugar onde nos reunimos contigo é pequeno demais para nós" (v,1).

c) Planejamento: As pessoas proativas planejam suas ações com base no resultado que querem obter. Os discípulos planejaram a respeito do que cada um deles iriam fazer. "Lá cada um de nós poderá cortar um tronco para construirmos ali um lugar de reuniões" (v,2). 

d) Não procrastinam: Assim que Eliseu disse: "Podem ir", não procrastinaram, isto é, não deixaram para depois, foram imediatamente. E foi com eles. Foram ao Jordão e começaram a derrubar árvores (v,4). A proatividade é o segundo passo de uma vida promissora.

III. VIDA PROMISSORA SABE QUE NADA SE OBTÉM SEM ESFORÇO (v,4).

"... Foram ao Jordão e começaram a derrubar árvores…".  Cortar tronco exige esforço; provoca calo nas mãos e suor devido ao grande esforço realizado nesta atividade. Há crente que não gera boa expectativa de ser bem-sucedido no amanhã, por não se esforçar hoje. Josué foi um líder bem-sucedido porque esforçou-se em fazer tudo conforme a lei de Moisés (Josué 1:7). "O sucesso, disse Robert Collier, é a soma de pequenos esforços - repetidos dia sim e no outro dia também". Segundo o dicionário Aurélio, esforço significa uma atividade em que alguém mobiliza todas as suas forças físicas para atingir seu objetivo. Por certo, os discípulos dos profetas não chegaram a ouvir o ditado popular que diz: "Nada nessa vida vem de mão beijada. Uma boa dose de esforço e dedicação é essencial". Todavia, ao cortar os troncos das árvores, passam-nos a impressão de terem ouvido. Todo cristão que deseja ser bem-sucedido na vida, deve considerar os golpes de machado desferidos pelos discípulos de Eliseu no tronco das árvores.

IV. VIDA PROMISSORA RECONHECE O VALOR DA PARCERIA (v,4).

Pedir ajudar é um ato pelo qual reconhecemos a importância do papel que os outros têm em nosso crescimento. Os discípulos dos profetas valorizavam a parceria, o trabalho em conjunto. "E foi com eles. Foram ao Jordão e começaram a derrubar árvores". A este respeito, disse Salomão: "melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho". (Ec 4:9); Warren W. Wiersbe explica que ao pronunciar este verso, "talvez Salomão tenha se lembrado do provérbio hebraico que diz: Um homem sem amigos é como a mão esquerda sem a mão direita". É possível que o rei tenha observado alguns peregrinos na estrada e chegado à conclusão de que "melhor é serem dois do que um". Sem dúvida, isso é verdade quando se trata de trabalhar (v. 9), pois dois trabalhadores podem fazer mais coisas. Mesmo dividindo os lucros, o retorno por seu esforço é maior do que se cada um tivesse trabalhado sozinho. Além disso, é muito mais fácil realizar tarefas complexas com a ajuda de outros, porque um anima o outro"Em todas as coisas a união leva ao êxito e à segurança; porém, acima de tudo este fato é verdadeiro em relação à união dos cristãos. A união faz a força. "se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa" (Ec 4:12). "Um homem caminhando pela rua pega do chão um graveto, sem precisar se esforçar muito ele segura o graveto e consegue quebrá-lo. Um pouco mais a frente pega dois gravetos, precisa fazer um pouco mais de esforço, mas mesmo assim consegue quebrá-lo com facilidade. Ele vai aumentando cada vez mais a quantidade de gravetos, chega a seis, sete gravetos, ele se esforça, mas só consegue rachar os gravetos. Ele continua pegando mais gravetos, a cada graveto sua força é maior e chega a um ponto que por mais força que ele faça não consegue nem mesmo rachar os gravetos. O Homem dessa ilustração é como satanás, e os gravetos somos nós. Fica claro que quando estamos sozinhos somos alvos fáceis de Satanás. Se não estamos nos ajuntando com nossos irmãos, por faltar nas reuniões, somos como um graveto, que é facilmente quebrado. Porém quando estamos junto de nossos irmãos, com cinco, seis, sete e até mais, ficamos tão fortes que Satanás não poderá nos machucar. Por nos associar com nossos irmãos, estaremos fortalecidos e protegidos". "O companheirismo, explica Carrel Stamps, autor das notas e estudos da Bíblia de Estudos Pentecostal, tem muitas vantagens, pois Deus não nos criou para vivermos isolados uns dos outros (Gn 2.18). Todos nós precisamos do amor, da ajuda e do apoio dos amigos, dos familiares e dos irmãos na fé (At 2.42). Mesmo assim, tudo isso é insuficiente sem a comunhão diária com Deus Pai, com o Filho e com o Espírito Santo" (1 Co 1.9; 2 Co 13.13; Fp 2.1; 1 Jo 1.3,6,7). A vida promissora valoriza união com Deus e o próximo.

V. VIDA PROMISSORA CONFIA NO SENHOR (vv,4-7).

Quando um deles estava cortando um tronco, o ferro do machado caiu na água. E ele gritou: "Ah, meu senhor, era emprestado! " O homem de Deus perguntou: "Onde caiu? " Quando ele lhe mostrou o lugar, Eliseu cortou um galho e o jogou ali, fazendo o ferro flutuar, e disse: "Pegue-o". O homem esticou o braço e o pegou.  O incidente da flutuação do machado foi registrado para mostrar o cuidado e a provisão de Deus para aqueles que confiam nele, mesmo nos acontecimentos mais insignificantes da vida cotidiana, Deus está sempre presente.  Se você estiver enfrentando muitas dificuldades, confie no Senhor que pode fazer o ferro do machado flutuar. Caso você esteja preocupado, olhe para quem trouxe alívio ao coração do discípulo recuperando a ferramenta emprestada que havia caído no Rio Jordão. Assim como o discípulo contou o seu problema para o profeta, conte para Deus qual é o motivo de sua aflição. Vida promissora confia no Senhor.  E "os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre". (Salmos 125:1).

CONCLUSÃO: Prezado leitor, Concluo esta mensagem desafiando-o a viver cada dia como os discípulos dos profetas. Eles tinham visão de crescimento, eram proativos, esforçados, valorizaram a parceria e confiavam no Senhor. Estas cinco características são ingredientes de uma vida que promete ser bem-sucedida na vida pessoal, familiar e ministerial.

AUTOR: Pb Antônio Pacifico - Contato: 44 991099356 / 44999542898

Pastor da assembleia de Deus, Jardim América, Paiçandu Paraná.