REFERÊNCIA BÍBLICA:  Marcos 2:1-12

INTRODUÇÃO:  Baseando-me no texto lido, vejamos cinco características de uma verdadeira amizade.

I. A VERDADEIRA AMIZADE NÃO É INDIFERENTE AO SOFRIMENTO ALHEIO. 

Alguns foram ter com ele, conduzindo um paralítico, levado por quatro homens. V,3

Os quatro homens não foram indiferentes ao sofrimento do paralítico, pelo contrário, não mediram esforços para ajudá-lo. Não sabemos se o paralítico era magro ou obeso, mas sei que os quatro amigos tiveram que ter força de vontade para carrega-lo numa maca; subir a escada; abrir um buraco no telhado e descer o paralítico pelas cordas até o interior da casa. Só verdadeiros amigos faz o que estes quatros homens fizeram pelo paralítico.

II. A VERDADEIRA AMIZADE NÃO SUPORTA VER O PRÓXIMO PARA BAIXO.

“Eles não podiam chegar até Jesus por causa da multidão, e por isso fizeram um buraco no teto...” v,4

Caso os quatros amigos do paralítico tivessem desistido de conduzi-lo para o interior da casa, devido não ter lugar nem junto a porta, teriam que contentar em permanecer com ele do lado de fora no nível do chão. Mas verdadeiros amigos não suportam nos ver para baixo, por isso os quatro homens decidiram subir a escada levando o paralítico para o alto. O verdadeiro amigo é como água para o sedento; é como chuva para terra seca e medicamento para o enfermo. O verdadeiro amigo é aquele que te coloca para cima quando as dificuldades e a tristeza querem mantê-lo no chão.

III. A VERDADEIRA AMIZADE VALORIZA PESSOA MAIS DO QUE BENS MATERIAIS. 

“Eles não podiam chegar até Jesus por causa da multidão, e por isso fizeram um buraco no teto...” v,4

Se os quatros homens valorizassem mais bens do que pessoas, não iriam fazer um buraco no telhado para descer o paralítico, pois, para consertar o buraco, teria que envolver dinheiro. O verdadeiro amigo coloca pessoa a frente dos bens materiais. 

IV. A VERDADEIRA AMIZADE JAMAIS CONDUZ UMA PESSOA PARA O MAL CAMINHO.

“... fizeram um buraco no teto por cima de onde estava Jesus...” v,4

Observe que os quatros homens não cogitaram levar o paralítico para mal caminho como é comum vermos fazer os falsos amigos. Fuja destas pessoas, elas não são amigas. Amigos verdadeiros são semelhantes aos quatro personagens do texto desta mensagem, que conduziu o paralítico no ponto correspondente onde Jesus estava (v,4).

V. A VERDADEIRA AMIZADE É RECOMPENSADA.

A recompensa de alguém que anda com falsos amigos é decepção, mas de quem se relaciona com verdadeiros amigos é satisfação. O paralítico foi grandemente recompensado pelas atitudes dos quatro homens. Eles conduziram o paralítico para a presença de Jesus, que imediatamente perdoou os seus pecados e o curou de sua paralisia (vv,5-12).

CONCLUSÃO: Cuidado com falsos amigos! Seja seletivo a respeito das pessoas que dizem serem seus amigos. Os amigos verdadeiros nos ajudam a carregar nossos fardos, abrindo caminho na direção do Senhor Jesus Cristo como vimos nesta mensagem.

Antônio Pacifico  - 44 991099356