E livrou o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens abomináveis (Porque este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias a sua alma justa, por isso via e ouvia sobre as suas obras injustas); Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados; (2 Pedro 2:7-9).

INTRODUÇÃO: A maior loucura que alguém pode cometer, é abdicar-se da vontade de Deus, que é "... boa, agradável e perfeita…" (Rm 12:2), escolhendo viver a própria vontade que é imperfeita. Ao estudarmos Gênesis capítulos 13, 14 e 19; vemos Ló é sua família seguindo seu próprio caminho sem levar em consideração a vontade do Senhor. O resultado desta escolha na vida de quem quer seja, são aflições (2Pd 2:7)), é muitas perdas.  Com base na vida de Ló é sua família, veja as seis perdas de alguém que vive fora da vontade de Deus. 

I. A PERDA DO MODELO DE VIDA QUE AGRADA A DEUS.

Ló escolheu para si todo o vale do Jordão e partiu rumo a leste. Assim, os dois se separaram; (Gn 13:11). Todos nós precisamos de uma modelo de vida que agrada a Deus para nos espelhar. Ló teve uma ótima oportunidade de se espelhar em Abraão durante o período que andou com ele. Ló viu seu tio edificando altares e invocando o Nome do Senhor. (Gn 12:7,8). Mas não encontramos registro de Ló seguindo estes exemplos para tomar decisões. Para evitar discórdia em família, Abraão propôs ao seu sobrinho que melhor seria eles se apartarem um do outro; imediatamente, sem nenhum momento de oração, "Ló escolheu para si todo o vale do Jordão e partiu rumo a leste. Assim os dois se separaram". (Gn 13:11). Primeiro, Ló olhou para Sodoma (Gn 13:10); depois, partiu para aquela região (Gn 13:11, 12) e, por fim, mudou-se para Sodoma (Gn 14:12). Que triste, se separaram sem Ló se espelhar no modelo de vida que agrada a Deus. Sobre esta separação, o pastor Hernandes Dias Lopes diz"Ló era justo, acompanhou o tio Abraão em sua peregrinação a Canaã. Enquanto esteve sob sua sombra, caminhou vitoriosamente. Porém, depois que se deslocou do tio, tomou decisões erradas e pagou um alto preço por isso". Estando ao nosso alcance, ao contrário de Ló, devemos manter distância dos perversos pecadores, porque "... as más companhias corrompem os bons costumes" (1Co 15:33). A união com más companhias nos conduz a seguinte perda.

II. A PERDA DA LIBERDADE.

Apossaram-se também de Ló, filho do irmão de Abrão, que morava em Sodoma, e dos seus bens, e partiram (Gn 14:12). Ló se identificava com a cidade de Sodoma, do contrário, não teria estabelecido moradia nesta região amante do pecado. Todavia, o pecado não fica sem a disciplina de Deus. Não demorou muito, o Senhor permitiu quatro reis guerrearem contra Bera, rei de Sodoma, contra Birsa, rei de Gomorra, contra Sinabe, rei de Admá, contra Semeber, rei de Zeboim, e contra Zoar, rei de Belá; resultando na captura de Ló, sua família e seus bens (Gn 14:1-12). Esta é a segunda perda de alguém vivendo fora da vontade de Deus; a perda da liberdade. A Palavra de Deus adverte: Afastai-vos de toda a forma de mal. (1Ts 5:22). Mas Ló fez o oposto. Foi a ganância de Ló que o levou a Sodoma. Seu desejo de posses lhe custaram a liberdade. Da mesma forma, muitos crentes estão perdendo a liberdade, em vez de fugir da aparência do mal, caminham na direção dele. O pecado aprisiona é tira a liberdade do pecador adorar ao Senhor. Mas a boa notícia é que assim como Deus enviou Abraão, com 318 homens nascido em sua casa, para libertar Ló (Gn 14:13-16), a mais de dois mil anos, Deus enviou Jesus para salvar e libertar a humanidade do pecado e da condenação eterna (João 3:16). A atitude de Ló após ser liberto por seu tio, revela-nos a terceira perda em sua vida. 

III. A PERDA DO SENSO DO PERIGO.

Os dois anjos chegaram a Sodoma ao anoitecer, e Ló estava sentado à porta da cidade. Quando os avistou, levantou-se e foi recebê-los. Prostrou-se, rosto em terra, (Gn 19:1). O senso de perigo nos mostra a realidade da situação e nos conduz a agir com prudência. Ao que parece, Ló perdeu também o senso do perigo. Agiu imprudentemente após ter sido resgatado por Abraão (Gn 14:16), voltou direto a Sodoma (Gn 19:1). A experiência dolorosa sofrida por Ló deveria tê-lo mantido longe de Sodoma, mas o encontramos sentado na porta da cidade. W. Wiersbe diz: "Ao se ver livre, Ló voltou direto a Sodoma. Aquela experiência dolorosa deveria ter servido para adverti-lo de que estava fora da vontade de Deus. Mas se Ló ouviu o aviso, certamente não lhe deu atenção". Diz o ditado popular: “Errar é humano repetir o mesmo erro é tolice”. Ló jamais deveria ter retornado para Sodoma. Por amar as vantagens pessoais, mais do que abominar os prazeres do mundo; a semelhança de Ló, muitos crentes ignoram os sinais de perigo é as advertências de Deus, voltando a praticar as mesmas coisas que causaram sofrimentos. Há um velho ditado que diz o seguinte: “O cachorro volta a comer a comida que vomitou” e ainda: “A porca é lavada apenas para voltar e revolver-se de novo na lama”. Isto é o que acontece com aqueles que se voltam novamente para o seu próprio pecado. (2 Pd 2:22). Como peregrinos e estrangeiros neste mundo (1Pd 2:11), o cristão não pode ignorar os sinais de perigo. A segurança de uma viagem depende da obediência à sinalização disposta no caminho. Se o crente insiste em cometer os mesmos erros, inevitavelmente sofre a maior de todas as perdas.

IV. A PERDA DA PRESENÇA DE DEUS.

Então os homens, virando os seus rostos dali, foram-se em direção a Sodoma; mas Abraão ficou ainda diante do Senhor. (Gn 18:22). Ou a pessoa terá na vida a presença de Deus ou do pecado, os dois não será possível. O pecado faz separação entre Deus o ser humano (Is 59:2). Observe que Gn 18:22 faz-nos saber que os dois anjos foram para Sodoma, mas o Senhor preferiu ficar com Abraão. Deus não se sente à vontade em permanecer próximo as pessoas comprometidas com o pecado. Ló perdeu a presença de Deus porque era amigo do mundo. Nem mesmo os anjos queriam entrar na casa de Ló, só após muita insistência que eles entraram (Gn 19:2-3). O crente que almeja ter a presença de Deus em sua vida é na sua casa, deve antes de tudo, dedicar tanto a vida como a casa ao Senhor. O Senhor não vai se sentir à vontade em permanecer em um ambiente onde predomina o pecado. A ausência da presença de  Deus contribuiu para revelar a quinta perda na vida Ló.

V. A PERDA DOS VALORES MORAIS.

"eis aqui, tenho duas filhas que ainda não conheceram varão; eu vo-las trarei para fora, e lhes fareis como bem vos parecer: somente nada façais a estes homens, porquanto entraram debaixo da sombra do meu telhado". (Gn 19:8). Percebemos a perda dos valores morais de Ló quando ele decide entregar suas filhas virgens a luxúria dos sodomitas. Que contraste, enquanto Ló ofereceu as filhas para satisfazer desejo sexual de um bando de homens, Abraão ofereceu seu filho ao Senhor (Gn 22:1-12). Atualmente temos presenciado perdas dos valores morais no meio de inúmeras famílias cristãs. Pais que permitem filhos na adolescência namorar. E em alguns casos, separam até quarto na casa para que eles se satisfaçam sexualmente. Pais que em vez de seguir o exemplo de Abraão; seguem o exemplo de Ló entregando os filhos a luxúria do mundo. A perda dos valores morais na vida de Ló, foi consequência direta da perda da presença de Deus e da conivência com os pecados de Sodoma. Não se deixem enganar: "as más companhias corrompem os bons costumes". (1 Co 15:33).  A mulher de Ló estava totalmente corrompida pelos costumes de Sodoma. Por causa do seu apego a esta cidade, desobedeceu a ordem divina, que resultou na sexta perda de Ló.

VI. A PERDA DA VIDA.

Mas a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida em uma estátua de sal. (Gn 19:26). Viver a própria vontade resulta numa sucessão de perdas.  Ló é sua família foram orientados a respeito de como deveriam proceder para não serem destruídos junto com a cidade de Sodoma (Gn 19:17); mas, a mulher de Ló, contrariando a ordem dos anjos, olhou para trás e foi transformada numa estátua de sal. Ela perdeu a vida porque tentou seguir a Deus olhando para trás. Vemos centenas de crentes não conseguindo fazer progresso na vida com Deus porque não se desapegam do passado. O fim é a perda da vida espiritual. A mulher de Ló olhou para trás e perdeu a vida, mas nós devemos fixar nossos olhos em Jesus, autor e consumador de nossa fé (Hb 12.2). 

CONCLUSÃO: Durante toda sua vida, Ló foi tão apegado ao presente século que parecia incapaz de ver as consequências de seus atos. Ao escolher viver sua própria vontade sofreu perdas irreparáveis. Perdeu o modelo de vida que agrada a Deus, perdeu a liberdade, perdeu o senso do perigo, perdeu a presença de Deus e pôr fim, a vida da esposa. Talvez a sua vida se parece com a de Ló; já perdeu quase tudo. Mas você não precisa perder sua vida, ela é valiosa para Deus. Ló só não perdeu sua vida por causa da atenção cuidadosa de Abraão e a intervenção de Deus. E Deus está intervindo em sua vida por intermédio desta mensagem para salva-lo. A história de Ló nos proporciona esperança de que Deus perdoa e salva. Aceite Jesus como Único e Suficiente Salvador de sua vida. 

AUTOR: Pr Antônio Pacifico – Contato: 44-991099356

Pela graça de Deus, sou pastor na Assembleia de Deus IEADPO – Situada na avenida Panamá 283 - Paiçandu Paraná.