TEXTO BIBLICO: 2 Reis 6: 1-7

INTRODUÇÃO: Das inúmeras lições prática que o texto em apreço fornece; como solucionar problema é o meu ensino preferido; afinal, todos enfrentam problemas. O problema que os filhos dos profetas estavam enfrentando era a falta de espaço para comporta-los na escola dos profetas. Vejamos o que eles fizeram para solucionar o problema.  O que eles fizeram em primeiro lugar?

I. NÃO IGNORARAM O PROBLEMA

Ao perceberem que o número dos alunos havia aumentado, e que o espaço físico não tinha como comporta-los, disseram: Eis que o lugar em que habitamos diante da tua face, nos é estreito (v,1). Reconhecer o problema é crucial para soluciona-lo. Muitos problemas não são resolvidos porque as pessoas envolvidas o ignoram. Não espere o problema tomar proporção gigantesca, neste caso, a solução torna-se muito mais difícil. Em segundo lugar, para solucionar problema, precisamos ser:

II. PESSOAS DE INICIATIVA

Primeiro, os filhos dos profetas detectaram o problema. “o lugar em que habitamos diante da tua face, nos é estreito”. Após, demonstraram ser pessoas de iniciativa propondo: Vamos, pois, até ao Jordão e tomemos de lá, cada um de nós, uma viga, e façamo-nos ali um lugar para habitar. E disse ele: Ide. (v,2). A proposta foi que todos fossem em busca de madeira para construção de um lugar espaçoso. Não cruze os braços esperando pelos outros a solução de seus problemas. Seja uma pessoa de iniciativa e Deus vai lhe dar estratégia para vencer. Em terceiro lugar, para solucionar problemas:

III. É PRECISO SABER LIDAR COM OS FRACASSOS. 

Tudo estava indo muito bem proximo as margens do Jordão, até que uma outra dificuldade surge entre eles. E sucedeu que, derrubando um deles uma viga, o ferro caiu na água; e clamou, e disse: Ai, meu senhor! Ele era emprestado (v,5). Imagine o desespero deste discípulo do profeta ao perder a ferramenta emprestada. Era emprestada porque certamente ele não tinha condições de adquirir uma. A grande verdade é que as vezes um problema chama outro problema. Mas a semelhança deste cortador de madeira, é preciso saber lidar com os fracassos. A prova de que este servo de Deus soube lidar com o fracasso, é que ele não desistiu do ferro que afundou no Jordão. Mesmo que as primeiras tentativas em busca da solução fracassem, não desista, continue tentando. Em último lugar, para solucionar problemas:

IV. PROCURE AJUDA COM A PESSOA CERTA.

Quando eles notaram o problema, comunicaram ao profeta Eliseu. ”E disseram os filhos dos profetas a Eliseu” Antes de irem até o Jordão, convidaram Eliseu para ir com eles (v,2). Quando o ferro do Machado de um deles caiu na água, ele recorreu ao profeta Eliseu (v,5); que imediatamente pediu que mostrasse a ele o lugar onde a ferramenta caiu; cortou um pedaço de madeira, lançou no lugar indicado e fez flutuar o ferro.

Muitas coisas estão despencando em sua vida? Busque ajuda em Deus através da oração. Peça ao Senhor discernimento e converse também com seu pastor; se o discípulo não tivesse comunicado a perda da ferramenta ao profeta Eliseu, não teria recuperado.

CONCLUSÃO: Pessoas comprometidas com Deus também enfrentam problemas. Os problemas serão solucionados se o cristão não o ignorar; não o terceirizar. Também Jamais deve desistir diante das tentativas fracassadas, antes, busque  ajuda  com a pessoa certa.

AUTOR: Pr Antônio Pacifico