Texto bíblico base:

Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Filipenses 4: 6 – 7.

Aprendo nas Sagradas Escrituras que tudo aquilo que me angustia, que tudo aquilo que me rouba a paz e traz sobre mim ansiedade, Deus quer que eu entregue no Altar dEle, nas mãos dEle, aos cuidados dEle.

O fato é que muitas das vezes a gente ora a Deus e coloca diante dEle um problema, mas a gente continua depois angustiado com toda aquela situação ainda não resolvida. E sabe o que isso significa? Significa que de verdade a gente nunca entregou o problema nas mãos dEle; e com isso retardamos a vitória que tanto almejamos alcançar.   E esse é o indicativo  de que de fato entregamos os problemas nas mãos dEle: a Paz dEle em nossos corações em meio às adversidades.

Quanto a mim, todas as vezes que eu verdadeiramente experimentei Paz e confiança em meio a uma situação difícil, isso só aconteceu naquelas situações em que eu de fato entreguei o problema nas mãos de Deus e nEle descansei.

Em minha caminhada com Deus, tenho aprendido que não preciso pedir  para que Deus retire o problema. Preciso tão somente pedir a Ele duas coisas: A Paz dEle que independe de quaisquer circunstâncias e a confiança de que na hora certa as portas se abrirão e a vitória sobre o problema chegará.

Ocorre que a nossa incredulidade acaba nos impedindo de fazer aquilo que é preciso: Confiar! Mas quando a gente finalmente decide crer a gente descobre que a fé nEle jamais decepciona! E quanto mais demoramos para dar esse passo de fé, mais retardamos a vitória sobre o problema que estamos a enfrentar.

Ai de mim, se Deus tivesse dito SIM para as coisas que hoje eu sei que seria um mal terrível na minha vida, mas que naquela ocasião me pareciam ser um bem.  O fato é que relutamos em nos convencer de que a Vontade de Deus é imensuravelmente melhor do que a nossa.

Eu também aprendo com Deus que quando Ele se mantem em silêncio é porque eu já sei a resposta. O problema é que, na grande maioria das vezes, a resposta não é aquilo que eu gostaria, mas é sempre aquilo que de fato preciso.

Afirmam-nos as Sagradas Escrituras que tudo transcorre para o bem daqueles que amam a Deus. Mas é tudo, entende? E a gente às vezes parece não entender a dimensão desse tudo! E, por essa razão, a gente acaba não experimentando coisas melhores e maiores porque a gente tem dificuldade de crer! A gente tem dificuldade de descansar no SENHOR e esperar nEle! E esse é o nosso erro!

Sabe aqueles problemas que angustiam nossos corações? Deus quer que de verdade entreguemos pra Ele, nas mãos dEle com oração e com súplicas e ações de graças.

É de se ressaltar que, muitas das vezes, Deus não vai retirar o problema! Ele vai usar o próprio problema para nos tratar e nos moldar naquilo que precisamos ser tratados!

Disse o salmista: “Descansa no SENHOR e espera nEle e Ele concederá o que deseja o teu coração’. Mas é preciso descansar nEle! É preciso esperar nEle! Sabe aquela situação difícil de lidar que parece uma barreira intransponível à nossa frente? Pra Deus não é nada!

Isso me faz lembrar aquela passagem bíblica em que Pedro, sob o comando de Jesus, andou sobre as águas. Na ocasião, enquanto manteve os olhos fitos em Cristo, Pedro conseguiu realizar o feito de andar sobre as águas. E somente quando desviou os olhos de Cristo ele começou a afundar.

Aquele mar revolto embora fosse um cenário real, representa simbolicamente todas aquelas adversidades que a gente enfrenta em nossa caminhada com Deus. Como, por exemplo, aquele irmão abençoado que, de alguma forma, gravemente nos decepcionou, até porque, todos nós estamos sujeitos a ser decepcionados e a decepcionar - porque somos falhos; ou aquele picareta que nunca se converteu a Cristo e está ali para servir de pedra de tropeço à fé de muitos; ou por causa das adversidades do dia-a-dia que estamos sempre a enfrentar. Isso sem falar que às vezes experimentamos de uma só vez mais de uma adversidade.

Com Pedro, aprendo que manter os olhos fitos em Cristo em meio às adversidades é o segredo para vencê-las. E com ele também aprendo que Deus que requer de nós passos de fé, prontamente nos estende a mão se no meio da caminhada clamarmos por socorro por havermos fraquejado na fé.

Tudo que Ele nos pede é que entreguemos nas mãos dEle tudo aquilo que nos aflige e nos rouba a paz. Isso porque, a Paz dEle independe das circunstâncias.

A Paz de Deus é totalmente diferente da paz mundo que depende das circunstâncias serem favoráveis. E sabe porquê? Porque a Paz de Deus traz consigo a confiança de que na hora certa Deus entrará com providência e nos dará a vitória sobre as adversidades que estamos a enfrentar. E a gente precisa aprender a confiar mais! Mas, infelizmente, nossa tendência natural é se deixar levar pela ansiedade que os problemas nos trazem e pela angústia que nos traz aquelas situações que nos parecem insolúveis. Mas é preciso que cientes que na hora certa Deus entrará com providência descansemos nEle.

A maior benção que Deus quer nos dá é a benção de conhece-Lo de perto através de experiências que Ele quer nos conceder e isso a Bíblia nos deixa bem claro.

É interessante que depois de transcorridas aquelas adversidades, a gente olha para trás e facilmente podemos perceber aquilo que durante o doloroso processo não éramos capazes de entender. E, então, a gente consegue constatar que Deus não nos deixou sozinho durante o processo.

É preciso confiar, entregar e descansar no SENHOR! Feito isso, a Paz de Deus que excede todo o nosso entendimento transbordará em nossos corações. “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” Orientou-nos o apóstolo Paulo.

É substituir o sentimento que nos traz angústia por aquele que nos traz Paz! É E saber que Deus quer que foquemos na esperança e não na angústia. É saber que Deus quer que foquemos na certeza que na hora certa Ele entrará com providência. Mas a gente também precisa aprender uma grande verdade: que todas as vezes que buscamos a Deus para que seja feita a nossa vontade, está errado! É preciso que oremos pedindo que seja feita a Vontade dEle e não a nossa. Porque quando a gente faz isso, a gente está reconhecendo diante dEle que a Vontade dEle é imensuravelmente melhor do que a nossa! Devemos ter em mente, que se descansarmos no SENHOR e esperarmos nEle, Ele concederá o que deseja o nosso coração.

Por outro lado, as Sagradas Escrituras no livro de Tiago, assim nos esclarece: Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. Tiago 4:3. Enfim, é preciso também entender que as nossas orações devem estar conforme a Vontade de Deus, e não a nossa. Por exemplo, Deus jamais atenderá uma oração que contraria o que Ele nos ensina em sua Palavra.

Meu nome é Jeane Kátia! E eu quero vos lembrar que Deus a todos incondicionalmente ama, e a todos chama ao arrependimento.

Obs.: Eu sou a autora do livro Teológico "O Filho de Deus analisado à luz das Sagradas Escrituras" , o qual, segue em anexo a este artigo para download gratuito.