REFERÊNCIA BÍBLICA: Marcos 5:23-43

INTRODUÇÃO: O texto em apreço é repleto de ensinos preciosos para a nossa vida. Nesta mensagem destaco Jesus como sendo a esperança para o desesperado. Foi o desespero de Jairo que o levou a suplicar ao Senhor Jesus Cristo pela vida de sua filha que estava por um fio (v,23). No decorrer desta narrativa bíblica encontramos diversas dicas de como proceder quando diante de uma causa impossível, o desespero bater à porta de nossa vida.

O objetivo desta mensagem é extrair algumas dicas de como devemos nos comportar diante do Senhor Jesus na busca de solução para problemas que enfrentamos.

Vejamos a partir de agora quatro lições que extraímos deste encontro de Jairo com o Senhor Jesus. 

I. DEUS NÃO NECESSITA DE ORIENTAÇÃO (v,23).

Ao ler os evangelhos que narram o encontro entre o desesperado Jairo e Jesus que é esperança para os que crê (1Tm 1.1) Jairo fez quase tudo certo quando foi em busca da cura para sua filha. Primeiro ele aproximou-se e prostou-se diante de Jesus (Mc 5.22); após, mesmo diante da possibilidade de sofrer a perda da filha adorou ao Senhor (Mt 9.18); em seguida, pediu que Jesus o acompanhasse até sua casa (Lc 8.41) e, por último, orou dizendo: "... Vem, impõe as mãos sobre ela, para que seja salva, e viverá" (Mc 5.23). Em minha particular interpretação, vejo que o erro de Jairo foi em determinar o método da cura. "impõe as mãos sobre ela". Deus não necessita de orientação. "... Acaso, dirá o barro ao que lhe dá forma: Que fazes?..." Erro como este já havia sido cometido por Naamã em escolher um método para sua cura sem levar em consideração o propósito de Deus (2Rs 5.1-14). Na busca de solução para um problema que nos parece ser insolúvel, devemos aproximar, prostar, adorar e solicitar a presença de Jesus em nossa casa, mas nunca determinar a forma que o Senhor vai usar para colocar um ponto final em nosso sofrimento.

II. NOSSAS PRIORIDADES NEM SEMPRE SÃO AS PRIORIDADES DE DEUS (Mc 24-34).

A segunda lição deste episódio Bíblico é que nossas prioridades nem sempre são as de Deus. Jairo aproximou de Jesus buscando a cura para sua filha primeiro do que a mulher do fluxo de sangue (vv,23-25), no entanto, a mulher hemorrágica recebeu sua benção primeiro (vv, 34-35). Fico imaginando a aflição do coração de Jairo ouvindo Jesus perguntar quem me tomou em vez de continuar caminhando rapidamente para a casa de Jairo (vv, 30-33). Mas uma das lições que o Senhor ensinou a Jairo é nos ensina, é que Ele tem controle sobre tudo. Jairo desesperou, porém, Jesus, continuou calmamente sua caminhada atendendo a grande multidão que o seguia. Deus sabe exatamente o que deve ser feito em primeiro lugar (Mt 6.33). Não é porque alguém inicia uma campanha de oração em favor de uma cura, fará que receba a bênção almejada primeiro do que quem iniciou na mesma campanha dias depois. Imagine se Jesus dissesse às pessoas que o seguia: “não posso atendê-las. Tenho que correr para atender primeiro a filha de Jairo, afinal, ele iniciou a oração primeiro que todos vocês”. Jesus não precisa disso, ele é o senhor do tempo. Tem todas as coisas sob seu total controle. Por isso, calmamente Jesus continuou sua caminhada, e no momento certo solucionou o problema da filha de Jairo.

III. PERMANEÇA PRÓXIMO DE JESUS (v,35).

A terceira lição que aprendemos é que a vitória de uma pessoa consiste em permanecer próximo de Jesus independente das circunstâncias. Após perceber que havia ficado em segundo plano, Jairo poderia ter dito: Vou procurar outra solução, Jesus está muito ocupado atendendo pessoas que aproximaram dEle depois de mim. Mas ele continuou ao lado de Cristo, pois sabia, se Deus não curasse sua filha ninguém mais poderia curar. Jairo estava tão próximo de Cristo que Lucas 8.49-50 faz-nos saber que quando veio um mensageiro dizer a ele que não havia mais necessidade de incomodar Jesus, Ele conseguiu ouvir e logo tratou de tranquilizar o coração do pai aflito dizendo: "... Não temas, crê somente, e ela será salva". Se Jairo estivesse geograficamente distante de Cristo, não possibilitaria Cristo ouvir a mensagem que era apenas para Jairo. E aqui aprendo que Satanás vai usar de todos os meios possíveis para nós fazer desistir. Certamente Satanás percebendo que Jairo não se afastava de Jesus, encarregou-se de enviar mensageiros a ele com a trágica notícia: "Sua filha morreu". O objetivo desta mensagem era dizer que Jairo havia perdido tempo. Que não valeu a pena permanecer próximo a Jesus enquanto a filha piorava a saúde a ponto de morrer. De igual modo, Satanás continua dizendo a muitos crentes que não há mais necessidade de continuar próximo a Cristo; congregando, orando, estudando a Palavra e praticando-a visto que a situação continua ido de mal à pior. Mas para quem permanece próximo a Jesus a Palavra Divina é sempre a mesma "Não temas, crê somente” (v,35).

IV. DEUS NÃO SE INTERESSA EM AGIR ONDE HÁ DEMONSTRAÇÃO DE FALSO SENTIMENTO (v,38-42).

Quando finalmente Jesus e aqueles que estavam com Ele chegaram à casa do principal da sinagoga, viram o alvoroço, um grande rumor e a confusão causada pelos que choravam muito e pranteavam (v,38). Era costume contratar pranteadoras profissionais, embora sem dúvida estivessem presentes amigos íntimos que choravam com sincero pesar. Possivelmente Jesus incomodado por alguns que choravam e pranteavam por dinheiro, falou a dois grupos de pessoas que estavam na casa da família enlutada. Aos pranteadores profissionais, que demonstravam falso sentimento, disse Jesus: “Por que todo este choro e alvoroço”? Já para os pais da menina liberou uma palavra de esperança. "... A criança não morreu, está apenas dormindo!” (v,39). Aqueles que pranteavam riram quando Jesus disse: "A menina não está morta, mas dorme" (v,40). A menina havia falecido, porém Jesus usou a imagem do sono para indicar que a condição era temporária e que a vida é a saúde da menina seriam restauradas. No entanto, antes de realizar o milagre, Jesus fez os pranteadores profissionais saírem e conduziu ao local onde o corpo da menina estava somente o pai e mãe da menina, juntamente com Pedro, Tiago e João. Esta separação ocorreu porque Jesus não se interessa em agir onde há demonstração de falso sentimento. Se o louvor que entoamos proceder apenas dos lábios é não do coração, é em vão (Mt 15 8-9). Deus rejeita orações feita com objetivo de demonstrar falsa espiritualidade (Mt 5.6). Há lugar para a oração em público, mas quando alguém deseja orar onde os outros o notarão, percebe-se que a pessoa não está se dirigindo a Deus. É apenas demonstração falsa de devoção a Deus. Creio que quando o Profeta Eliseu encarregou Geazi dizendo: "... Cinge os lombos, toma o meu bordão contigo e vai. Se encontrares alguém, não o saúdes, e, se alguém te saudar, não lhe respondas; põe o meu bordão sobre o rosto do menino" (2 Reis 4:29); foi crendo que o garoto seria ressuscitado, porém, nada aconteceu (2 Reis 4:31). Nada aconteceu pelo fato de Geazi não ser sincero diante de Deus. A insinceridade do servo de Elizeu fica evidente quando mentiu para Naamã visando obter lucro financeiro (2Reis 5.20-27). Ao entrar no quarto onde se encontrava o corpo da menina, apenas com as pessoas de fé sincera, Jesus segura a menina pela mão, e libera uma palavra de ordem dizendo: “Talita cumi!”, que quer dizer: “Menina, eu ordeno, levante-se!” Imediatamente a menina, que tinha doze anos de idade, levantou-se e começou a andar! E todos ficaram muito admirados (vv,41-42). Milagres deixarão de ser escassos em nosso meio se nosso relacionamento com Deus é o próximo for isento de demonstração de falso sentimento.

CONCLUSÃO: Jesus foi a esperança para Jairo e continua sendo para qualquer pessoa desesperada que se aproxima dEle; sabendo que Ele não necessita ser ensinado e, que nem sempre quem chega primeiro em oração terá resposta imediata. Mas seguindo o exemplo de Jairo deve se manter próximo ao Senhor com fé sincera que move o céu para realização do milagre.

Autor: Pb Antonio Pacifico – 44 991099356