Referência Bíblica: Apocalipse 5:1-14

INTRODUÇÃO: Entre outros motivos, o choro é uma expressão do sentimento que pode ser de alegria ou tristeza. Chorar de alegria é prazeroso, porém, de tristeza não. O apóstolo chorava muito de tristeza (v,4). Todavia, um dos anciãos disse: “Não chores". Com frequência, a semelhança de João, choramos de tristeza. Mas há consolo de Deus dizendo: "Não chores". Nesta mensagem segue três motivos que revela porque não precisamos chorar de tristeza.

I.  NÃO CHORES PORQUE JESUS É VENCEDOR.

"Eu chorava muito". O choro de João é o da fragilidade de todos nós (vv, 2-4). O apóstolo chora porque ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele. É o choro da impotência humana. Vivemos dias difíceis; guerras, desemprego, fome, miséria, catástrofes, e aí por diante. Neste contexto caótico, fica evidente a fragilidade humana para resolver certas situações restando apenas as lágrimas que brotam dos olhos. No momento que João chorava muito, vem a ele, um dos anciãos, que age neste caso como mensageiro de Cristo, e lhe diz: "Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos". Porque Cristo venceu tornou-se digno de abrir o livro e desatar os seus sete selos. Jesus venceu as tentações (Hb 4:15), o mundo (João 16:33), Satanás (1João 3:8) é a morte (Ap 1:18).  Quando estava na terra Jesus disse à viúva de Naim - "não chores" (Lc 7:13). No céu a voz reconfortante de Jesus Cristo continua dizendo: "Não chores". Swete tem um comentário muito interessante com relação a isto. “João chorava; suas lágrimas, entretanto, eram desnecessárias. A dor humana muitas vezes é inútil, porque depende de um conhecimento insuficiente das verdadeiras circunstâncias. Se tivermos paciência para esperar e confiar, veremos com o tempo que Deus tem sua própria solução para os problemas que nos levam às lágrimas”. Deus tem a solução para os problemas que nos fazem chorar. O Senhor põe um basta à nossa angústia. Ele traz a solução: Portando, "não chores".

II. NÃO CHORES PORQUE JESUS ESTÁ ENTRONIZADO.

E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra (v,6).  Jesus não está na manjedoura, nem pregado numa cruz, muito menos num sepulcro. Após vencer, foi elevado e exaltado no céu (Fp 2:9) e, encontra-se assentado no trono. William Hendriksen, diz que agora, “Deus governa o universo por meio do Cordeiro”. Que grande estímulo para os cristãos aflitos saber que o Salvador derrotou todos os inimigos e governa soberanamente. Ao enfrentar adversidade, o crente não deve entrar em desespero, a vida do filho de Deus não está solta, ao léu, jogada de um lado para o outro ao sabor das circunstâncias. Cristo está no trono, Ele conduz a história de sua vida. Quando José foi vendido como escravo para o Egito, parecia que o mal estava prevalecendo, mas na verdade, era o Rei da Glória conduzido José para ser governador do Egito (Gn 41:41-44; 50:20). Para o cristão que ama o Senhor, explica William Barclay, “a experiência da vida é que todas as coisas cooperam para o bem. Não precisamos ser muito velhos para olhar para trás na vida e ver quais as coisas que pensávamos serem desastres resultaram para nosso bem; coisas que pensávamos que eram desenganos resultaram em grandes bênçãos. Quando olhamos para trás vermos uma mão condutora e diretora em tudo e através de tudo em nossa vida”. Portanto não chores, Jesus está entronizado é tem total controle de tudo que acontece no céu, na terra e debaixo da terra.

III. NÃO CHORES PORQUE JESUS ESTENDE AS MÃOS PARA FAZER POR VOCÊ O QUE NINGUÉM MAIS PODE FAZER.

"E veio, e tomou o livro da destra do que estava assentado no trono" (v,7). Houve homem muito rico que estava sentenciado a morte por ser portador câncer maligno. Desesperado, ele convocou vários médicos, e disse: “Ofereço metade da minha riqueza àquele que conseguir me dar mais seis meses de vida”. Entretanto, o prêmio não foi entregue. O homem muito rico faleceu poucos dias depois. De nada adiantou a sua fortuna, importância e poder. Nenhum homem poderia dar-lhe o que pedia”. Há coisas no céu, na terra, e debaixo da terra, que só o Senhor pode fazer. Na terra só o Senhor pode aumentar os dias de vida de uma pessoa (2Rs 20:6), debaixo da terra só o Senhor pode manter presos anjos caídos (Jd 1:6); no céu, nenhum dos anjos, podia abrir o livro, nem olhar para ele, somente Jesus Cristo é digno de abrir o livro e desatar os seus sete selos. Quando Jesus pega o livro (v,7), cessa o choro e começa o louvor (vv,8-14). Não chores, "porque para Deus nada é impossível (Lc 1:37). O Senhor tem a solução para qualquer tipo de problema que nos levam às lágrimas. Era impossível para Sara avançada em idade e estéril engravidar, mas "O SENHOR visitou a Sara, como tinha dito; e fez o SENHOR a Sara como tinha prometido. E concebeu Sara, e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus lhe tinha falado (Gn 21:1-2)". Estender as mãos significa Deus agir em favor de seu povo. Portanto, não chores, porque Jesus estende as mãos para fazer por você o que ninguém mais pode fazer.

CONCLUSÃO: Prezado(a) leitor(a), se as circunstâncias indesejadas da vida têm lhe dado motivo para chorar, por intermédio desta mensagem dei-lhe três razões para não chorar de tristeza. Não chores porque Jesus venceu, está entronizado, é, estende as mãos para fazer por você o que ninguém mais pode fazer. Lembre-se de que o "choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã" (Sl 30:5).

AUTOR: Antônio Pacifico

Contato: 44999542898 / 44991099356