O que acontece quando estamos dormindo? Normalmente ficamos alheios a tudo o que acontece em volta, esse período é reservado para descanso e é de suma importância para a qualidade de vida de uma pessoa. Quando se dorme bem as atividades rendem mais e estamos mais dispostos para qualquer tarefa. As noites de sono bem dormidas representam um terço de nossa vida, por exemplo, uma pessoa que viveu setenta e cinco anos passou vinte e cinco anos de sua vida dormindo, levando se em conta que são necessárias oito horas diárias de sono.

Pois bem, mas estamos falando de um sono espiritual, e contrário ao sono físico não traz nenhum benefício. Espiritualmente devemos estar despertados o tempo todo.O apostolo Paulo escreve em sua carta aos romanos e trata no capítulo 13.8-14, sobre o amor ao próximo, a vigilância e a pureza, elementos que sem os quais não poderemos ver a Deus, devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos, devemos ser vigilantes quanto a volta do Senhor Jesus e devemos manter as nossas vestes brancas, o que indica pureza no falar, no agir e no pensar; corpo, alma e espírito mantido íntegros e irrepreensíveis até a volta do Senhor Jesus.

Uma pessoa que dorme o sono da negligência espiritual está correndo perigo, os sintomas são: cegueira espiritual, não consegue visualizar as coisas de Deus nem perceber o seu agir; não tem percepção nem sensibilidade, não ouve a voz do Espírito, não compartilha as maravilhas de Deus e é incrédulo.

Sabemos que o patriarca Jacó foi alcançado no seu sono, fez de uma pedra um travesseiro e dormiu e Deus lhe fez ter visões, ele vê uma escada cujo topo atingia o céu e os anjos subiam e desciam por ela e Deus estava em cima dela e lhe fez promessas, e depois de ter despertado do sono fez a seguinte declaração: Na verdade o Senhor está neste lugar e eu não o sabia, e temendo disse: quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; está é a porta dos céus.

Muitas pessoas vão à casa de Deus, mas desconhece onde estão, estão desligadas do sobrenatural, estão frias e sem temor, é tempo de despertamento espiritual, pois a vinda do Senhor está próxima, e quando a morte bate à porta, para esses, Jesus já veio, não ha mais tempo para arrependimento. O tempo é agora enquanto temos vida! Decidamos para Cristo, pois ele não tarda,devemos viver como se Jesus voltasse agora, pois de fato não sabemos o dia e nem a hora.

No livro de At, 20.7 conta-nos a história do jovem Êutico que estava na janela do cenáculo enquanto Paulo pregava e devido ao prolongamento do discurso o jovem veio a adormecer. Estava próximo da meia noite. Ora havia muitas lâmpadas no cenáculo, a palavra por certo vinha de Deus, não era qualquer pregador era o apóstolo aos gentios, ele próprio disse: a mensagem da minha pregação não consiste em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder, ou seja, era uma mensagem poderosa, mas o jovem dormia a ponto de cair da janela. Se estava na janela por certo prestava atenção no que estava do lado de fora, e se repararmos no que passa no mundo o sono vem corremos o risco de cair. A história no conta que o jovem morreu, mas Paulo cheio do poder de Deus inclinou-se sobre ele e o jovem reviveu.

O sono espiritual é perigoso. Por isso Paulo nos dá algumas dicas: rejeitemos as obras das trevas e vistamos das armas da luz; andemos dignamente, em honestidade; revesti-vos do Senhor Jesus, revestir é vestir novamente, é tomar as vestimentas que Cristo nos deu para que a imagem d?Ele reflita em nós.
E por fim, nada vos disponhais para a carne para satisfazer suas concupiscências. É manter uma vida de pureza, resistindo às tentações e as obras da carne que tanto nos afasta de Deus e não ceder aos desejos pecaminosos que tanto nos assedia.

Ef 5.14. Desperta tu que dorme, levanta-te dentre os mortos e Cristo te esclarecerá.

Pastor Jezias Ferreira