Os dois mandamentos

Mateus 22.36-40 - "Mestre, qual é o grande mandamento da lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas".

O amor é algo mais do que maravilhoso, pois o amor é a expressão de Deus no mundo. Toda vez que alguém demonstra amor por algo ou alguém, isso assume a característica de Deus atuando no mundo. Por que Deus é amor, então, o amor se faz presente no mundo, pois é presente. Onipresente!

Alguém separa um par de sapatos usado e leva até uma pessoa carente. Ao recebê-lo aquela pessoa pode sentir o amor de Deus vindo de encontro ao seu socorro! Algumas lágrimas rolariam, mas as agruras da vida fizeram secar até a última gotinha de lágrima, porém, seus olhos não negam que essa pessoa sentiu Deus passando por ali.

O Amor ao próximo é o maior dos mandamentos, pois isso é a epifania divina, ou melhor, cristofania na vida de alguém que sofre, que chora, que sente fome, sente frio, sente medo.

Os dois maiores mandamentos são de Amor! Amor a Deus e Amor ao próximo!

Seria possível alguém amar o próximo se amar a Deus? Sim, é possível, mas não seria um amor autêntico, pois haveria interesses com certeza. O ser humano é egoísta em si mesmo! Desde criança percebemos esse sentimento egoísta se manifestar no "Isso é meu!". Se for meu, não é do outro. Eu tenho o outro não tem! Isso também revela já na idade tenra que toda humanidade está afetada pelo pecado original. O pecado de Adão afetou toda sua descendência, toda a humanidade.

Amar a Deus é o motivo que levou Jesus a falar que é preciso amar a Deus de todo coração, enfim com todo ser. Pois, quem ama Deus com todo seu ser, com certeza vai amar seu próximo, pois o amor de Deus sempre transborda!

João em sua primeira carta (4.7,8) alerta que quem ama seu irmão é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele porém, que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. Visivelmente notamos que há uma relação de amor entre o que ama Deus, automaticamente amará seu próximo.

Os dois mandamentos estão intrinsicamente envolvidos, entrelaçados, inseparáveis, interdependentes.

O amor é uma virtude, uma excelente qualidade, logo, só pode vir de Deus que é amor! Quem ama manifesta a presença de Deus em sua vida!

Impossível crer que alguém ama a Deus, mas não ama o próximo! Como ama a Deus? Amar o próximo é um reflexo do amor de Deus em nós. I João 4.16 - " Nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele".

Nós o amamos porque Ele nos amou primeiro. I Jo.4.19

Esse versículo deixa clara a relação de dependência do amor do homem a Deus, pois Ele tem que ser primeiro em nós, e assim nós podemos senti-lo e sentindo agir do mesmo modo: com amor!

Portanto, a expressão do amor humano é uma consequência do amor de Deus em nós.

Toda Lei e todos os profetas dependem do amor. Sem amor não há lei, pois a Lei foi posta para proteger os que não a burlam, assim, ela só é possível onde há pessoas que não necessitam da Lei para si, mas para os infratores.

Se no mundo não houvesse pessoas boas, pessoas que respeitam e que têm moral, enfim pessoas com amor, não haveria necessidade da Lei, pois ninguém a respeitaria. O mundo caminha para isso, e no governo do Anticristo a lei será severa, mas não alcançará intento algum, pois só existirão burladores da lei.

Num reino de pessoas sem amor, sem bondade, não adianta ter lei, pois a lei é para proteger os de bem! Sem amor, não há lei que resista!

Para que profecia se não há amor? A profecia é para aqueles que amam. Por que Deus falaria por profecias se as pessoas não têm amor? A quem as profecias seriam dirigidas? Deus alerta os bons, os amorosos, os que o amam.

Se uma pessoa é cheia de ódio não adianta profecia, só o amor nos filhos poderá alcançar os odientos. O amor alcança as pessoas cheias de ódio, por meio daqueles que têm amor em si. Tira essas pessoas amorosas e não sobra nem profecia, nem amor!