PARA ONDE VOCÊ TEM OLHADO?

                           Lucas 22.1-19

INTRODUÇÃO 

O Evangelho de Jesus Cristo, segundo escreveu o Evangelista Lucas, registra em seu capítulo 22.1-6, todos os preparativos para a festa dos Pães Asmos (sem fermento), também conhecida como Festa da Páscoa[1] (verso 1).

Interessante que aonde Jesus chegava logo em seguida uma multidão o cercava. Com isso, dificultava a ação conspiradora dos sacerdotes judeus, que achavam uma ocasião propicia para matá-lo (verso 2).

Eles temiam pegá-lo no meio do povo que o venerava. Sabendo disto, satanás entrou nesta questão para ajudá-los, usando um de seus discípulos para facilitar suas ações - Judas Iscariotes (da cidade de Queriote). Ele era um dos doze e o traiu por 30 moedas de prata, o valor de um escravo naquela época (Mateus 26.14-16).

DESENVOLVIMENTO

1ª Parte: A Serviço do Mestre.

Verso 8: Jesus delega a dois de seus discípulos - Pedro e João, para ir na frente e fazer todos os preparativos para a celebração da Páscoa.

Versos 9-11: Demonstrando servidão e obediência, eles perguntaram a Jesus onde queria que fosse celebrada a Páscoa. Em resposta, Jesus dá todos os detalhes sobre a quem procurar e em qual local seria feita aquela Ceia. 

2ª Parte: O Partir do Pão com os Discípulos.

Verso 12-13: Os discípulos, conforme orientação recebida de Jesus se dirige até o Cenáculo[2] onde seria feita toda a preparação para a celebração da Páscoa. O local estava todo mobiliado, bastou apenas acertar os preparativos (pão e o vinho) para a celebração.

Verso 14-15: Depois de tudo preparado, Jesus chega ao local e assenta-se com seus discípulos (apóstolos) á mesa. Ele declara que muito desejava comer esta Páscoa com eles, pois, sem que eles soubessem, passaria no dia seguinte, por tamanho sofrimento e escárnio diante daquele povo.

Verso 16-18: Ele participa aos seus discípulos que não mais iria ter outra oportunidade na terra, para, com eles, compartilhar daquele cálice de vinho: “vos digo que não beberei do fruto da vide, até que venha o Reino de Deus”.

 3ª Parte: Para Onde Você tem Olhado?

Verso 19:  E, tomando o pão e havendo dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: “Isto é o meu corpo, que por vós é dado, fazei isso em memória de mim”.

Esta passagem da Escritura Sagrada é muito usada na Celebração da Santa Ceia do Senhor, nas Igrejas Evangélicas hodiernas. Entretanto, gostaria de centralizar esta Pregação Expositiva da Palavra de Deus, nesta expressão: “(...) em Memória de Mim”. Ela nos remete a lembrar da atitude de Jesus Cristo, que mesmo não cometendo nenhum crime e nem tendo nenhum pecado, tomou o nosso lugar e foi crucificado. Por isso, quero extrair dela (memória = lembrança) quatro tipos de olhares para nossa reflexão:

1º - Olhar para Trás (passado):

Quando me refiro a olhar para trás, volto-me para o sacrifício vicário de Jesus Cristo, que morreu na cruz por mim e por você, sendo que nós éramos (e ainda somos) pecadores: “Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu há seu tempo pelos ímpios. (...). Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”. (Romanos 5.6-8)

2º - Olhar para Cima (alto):

Precisamos entender que estamos neste mundo, mas não pertencemos a ele. Por isso, não podemos nos prender e se entrelaçar com os comportamentos praticados pelo mundo (luxúria, delitos, acúmulo de riquezas materiais etc.). Temos que colocar as coisas de Deus em primeiro lugar em nossas vidas: “Mas Buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas”. (Mateus 6.33)

3º - Olhar para Dentro de Si:

Durante toda nossa vida, precisamos estar vigilantes em relação as nossas atitudes diárias. Sendo assim, necessitamos estar refletindo e se perguntando: Será que minha conduta está condizente com o que o Senhor espera de Mim?

Caso estejamos cometendo alguma coisa que desagrada ao Senhor, precisamos urgentemente arrepender-se de nossos pecados e confessá-los, para que Ele possa nos defender e interceder por nós, diante do Pai Celestial: “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado (Parakleto) para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo”. (1º João 2.1

4º - Olhar para o Frente (Alvo):

Assim que firmamos nossa Fé em Cristo Jesus, precisamos nos desarraigar do “velho homem”, pois fomos feitos nova criatura (2º Coríntios 5.17). Por isso, precisamos prosseguir para acertar o alvo: “prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. (...). Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo”. (Filipenses 3.14,20)

CONCLUSÃO

Nesta breve mensagem apresentada de forma expositiva, fica bem claro sobre o perigo de estarmos com nossos olhares fitos em coisas impuras ou que desagradem a Deus. Necessitamos rever diariamente nossos atos praticados aqui nesta terra e, caso estejamos inclinados para a prática do pecado, prostrarmos diante do Senhor Deus e pedir por Misericórdia e pelo seu Perdão. Esta atitude poderá fazer com que nossos olhares voltem (e comportamentos) para: trás, cima, si mesmo e para frente. Temos que entender que qualquer descuido ou desvio, poderá nos levar ao afastamento dos retos caminhos do Senhor e, com isso, perdermos a Salvação Eterna. 

EDUARDO VERONESE DA SILVA

Presbítero da AD IX Marcas – Cariacica/ES

Professor da EBD da AD IX Marcas

Palestrante em Dependência Química

Contato: [email protected]



[1] Páscoa. Em hebraico significa passagem. Uma das três grandes festas em comemoração a êxodo e da libertação dos Israelitas do Egito (Levítico 23.5-8).

[2] Cenáculo. Grande sala em que se comia a ceia ou o jantar (Marcos 14.15). 2. Refeitório.