Qual terá sido o verdadeiro pecado de Moisés, o qual impediu-o de entrar na terra prometida? O que terá levadoDeus a proibir seu profeta e libertador de gozar daquela conquista tão maravilhosa? Deve ter sido um ato bem maior do que o que normalmente se comenta a respeito. Vamos analisá-lo.

O que mais se afirma é que Moisés teria ferido a rocha para dela tirar água, quando Deus apenas havia dito para ele FALAR à rocha. Há quem diga que o verdadeiro pecado deMoisés foi o de ferir a rochaDUAS VEZES,quando deveria tê-la ferido apenas uma.

Em Meribá, Deus diz para ele tomar a vara (Êxodo 17.5) e ferir a rocha (17.6). Em Refidim Deus manda novamenteque ele tome a vara (Números 20.8) e fale à rocha (mesmo versículo). Moisés, então, levantou a sua mãoe feriu a rochaDUAS VEZES (Números 20.11).

Deus chega a Moisés e Arão e afirma algo tremendamente duro. Fica até difícil de ser entendido o porquê. Veja o que ele diz.

- Porquanto não me crestes em mim, PARA ME SANTIFICAR diante dos filhos de Israel, por isso não metereis esta congregação na terra que lhes tenho dado (Números 20.12).

No livro de Deuteronômio (32.51), encontramos uma repetição do que Deus falara, desta vez com mais detalhes.

- Porquanto prevaricastes contra mim no meio dos filhos de Israel, nas águasda contenção em Cades, no deserto de Zim. Pois ME NÃO SANTIFICASTESno meio dos filhos de Israel.

A primeira coisa que entendemos é queo problema maior foi o de NÃOSANTIFICAR A DEUS, o que significa deixar de dar-lhe glória por algum motivo.

Outra coisa que também entendemos é que na segunda vez Deus mandou Moisés TOMAR A VARA.Se não fosse para ferira rocha pela segunda vez, para que tomar a vara? Se fosse apenas para falar, não haveria qualquer necessidade de DEUS MESMO mandar Moisés tomar a vara.

Quanto a ter ferido uma ou duas vezes (e as duas vezes indicam provavelmente uma certa dose de ira), não vem tanto ao caso, porque Deus não se referiu a tal.

O problema, como já dissemos, foi mais profundo, algo mais sério. A Bíblia mostra sem sombras de dúvidas o que sucedeu. Antes de vermos diretamente o texto, vamosver outra ênfase que se encontra em Salmos 106.32,33, falando a respeito do mesmo assunto.

"Indignaram-no tambémjunto às águasda contenda, de sorte que sucedeu mal a Moisés, por causa deles. Porque irritaram o seu espírito, de modo que FALOU IMPRUDENTEMENTEcom seus lábios".

Vê como o caso foi relacionado com o FALAR IMPRUDENTEMENTE? Tem a ver com algo que Moisés falou que desagradou profundamente a Deus. Vamos, agora a Números 20.10, onde se reconhece facilmente o que aconteceu.

"E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e disse-lhes. Ouvi agora, rebeldes, porventura TIRAREMOS água desta rocha para vós?"

Vemos aqui uma expressão egoísta ("tiraremos"), uma dúvida ("porventura"), e uma ausência total da glória devida a Deus, o que deveria ser expressão tal como."Ouvi agora, rebeldes, COM CERTEZA Deus tirará água desta rocha para vós!"

Esta imprudência no falar, deixando de dar glória a Deus, para lançar aquele feito sobre si mesmo e Arão, fez com que Moisés perdesse a bênção de penetrar com o povo na terra Prometida.