O USO DE DROGAS SEGUNDO A BÍBILIA

Eduardo Veronese da Silva

Os registros históricos confirmam que as drogas eram usadas pelos homens desde os primeiros sinais de vida humana na terra. Estima-se que a bebida alcoólica teve origem na Pré-História, mais precisamente durante o período Neolítico, quando houve o surgimento da agricultura e a invenção da cerâmica. Tem-se que há aproximadamente 8.000 anos o ser humano passou a consumir bebidas alcoólicas. Os povos celtas, gregos, romanos, egípcios e babilônios registraram de alguma forma o consumo e a produção de álcool.
O livro de Isaías, em seu capítulo 55.2, registra: "Por que gastai o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura". Pode-se trazer este questionamento para os dias atuais: Por que gastar o seu dinheiro com drogas, sabendo que o seu uso não poderá alimentá-lo?
Basta ler os livros do Antigo Testamento (AT) para observar por várias vezes o registro da palavra bebidas fortes, neste caso, referindo-se ao uso do vinho, conforme registra o livro de Provérbios 20.1: "O vinho é escarnecedor, e a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio". No entanto, o livro de Efésios, inserido no Novo Testamento (NT), adverte em seu capítulo 5.18: "E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito".
Uma narrativa bíblica muito conhecida, versando sobre a utilização do álcool pelo ser humano, está registrada no livro de Gênesis 9.21 (AT), destacando que: "Noé, após o dilúvio, plantou uma vinha e fez o vinho. Usou da bebida produzida a ponto de se embriagar". Reza a passagem bíblica que ele tirou a roupa e desmaiou. Mais tarde, seu filho Cam o encontrou deixando à mostra as suas vergonhas. Foi o primeiro relato que se tem conhecimento de um caso de embriaguez. Nota-se, que o uso de álcool já gerava preocupação social, mas também a embriaguez alcoólica.
A bebida alcoólica traz contenda, principalmente quando ingerida de forma excessiva. As estatísticas comprovam que o maior índice de violência ocorre dentro de casa. E, na maioria dos casos, houve a ingestão de bebidas alcoólicas ou o uso de outras drogas. Ela desabilita o candidato a ser investido em um cargo eclesiástico, conforme registra o livro de 1º Timóteo 3.2-4: "Convém, pois, que o bispo (Padre, Pastor, Evangelista, Presbítero, Diácono etc.) seja irrepreensível, marido de uma (única) mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar. Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento. Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda modéstia". (grifo nosso)
O usuário-dependente de drogas (de qualquer tipo) pode ser caracterizado por adotar uma conduta de autodestruição. Neste aspecto, caso não tenha um controle sobre a forma e a habitualidade deste uso, pode trazer sérias complicações clínicas ao seu organismo. O livro de Provérbios registra no capítulo 14.12: "Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte". Com as drogas ocorre assim, pois são atraentes e despertam a curiosidade, principalmente do público juvenil. Assim, como nos foi concedido o livro arbítrio (ato volitivo, vontade própria), fica o registro: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convém; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma" (1º Coríntios 6.12).
Também foi dada ao homem a "racionalidade", o que o diferencia de todos os outros animais existentes no universo. Entretanto, certas atitudes adotadas por alguns homens (como entregar-se às drogas) têm confirmado uma utilização da razão de forma errada, levando-o ao declínio familiar, social, físico, psicológico e espiritual. E, infelizmente, em muitos casos, a morte.

Eduardo Veronese da Silva
Subtenente da PMES
Bacharel em Direito ? FABAVI
Licenciatura em Educação Física - UFES
Instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD
Email: [email protected]