O Sábio uso do Tempo

Irmão, você já sentiu o tempo passar rápido, escorrendo pelos seus dedos semelhante a grãos de areia num relógio de sol? Você já teve a experiência de testemunhar o crepúsculo da tarde dando boas-vindas para a noite e não ter tido tempo parar orar ao Deus Todo-Poderoso? Creio que todos nós já passamos por essa triste experiência. Certa ocasião, vi um irmão suspirar: "Ah! Se o dia tivesse 48 horas...!". Se o dia tivesse 48 horas resolveria o problema da "falta de tempo" que muitos alegam não ter? É claro que não! Quero lhe dizer que o problema de muitas pessoas não é a falta de tempo, mas sim a "falta de uma boa organização" do mesmo. Se tais pessoas tivessem 48 horas para usufruírem durante o dia e permanecessem desorganizadas, ainda assim, lhes "faltaria tempo para orar". Como eu já disse, o problema não é termos mais tempo, porém fazermos uma "boa organização" das 24 horas que Deus, o Criador e Senhor do tempo, nos deu. Com grande frequência constatamos que o tempo foge constantemente ao nosso controle, pois, pela própria natureza, ele se situa numa dimensão transitória: o momento presente logo se transforma numa parte do passado. É por isso que os historiadores se referem à "areia do tempo", ao escrever sobre o decorrer de fatos na história da humanidade.
Mas o que é o tempo? Para mim é um marco de nossa existência; é o desenrolar de fatos que emanam do passado até ao presente, e, daí, ao futuro. Marcamos o tempo referindo-nos, ora ao passado, ora ao futuro ? e sua duração pode englobar toda uma era, ou durar o espaço de um segundo. O tempo pode ser dividido em segundos, minutos, horas e dias.Estes se transformam em meses e anos. Na realidade, porém, o tempo é aquilo que estamos vivendo neste mesmo instante. Neste momento, quero perguntar-lhe: "O que você está fazendo dos seus 86.400 segundos, ou seja, dos seus 1.440 minutos do seu dia completo de 24 horas?" Devemos pensar duas vezes antes de nos queixarmos diante de Deus de que não temos tempo suficiente para buscá-Lo em oração.
Embora possamos medir o tempo, não conseguimos armazená-lo. Você pode capturar um momento por meio de uma fotografia destinada a um álbum de recordação; "marcar" o tempo pelo ritmo de uma música, ou economizá-lo, caso não o joguemos fora por falta de uma agenda. Contudo lhe é impossível prendê-lo num compartimento fechado, a fim de recorrermos a ele mais tarde. Guardemos esta verdade em nosso coração: "O momento que passa acaba para sempre; jamais poderemos recuperá-lo".
Amado irmão, podemos planejar o futuro e guardar lembranças do passado; no entanto, o "agora" é o único "tempo" que possuímos. Portanto, o que fazemos no espaço de tempo do presente é de fundamental importância. Façamos uma "boa organização" de nosso tempo, ainda que, para isso, tenhamos de usar uma agenda e nos submetermos a ela.
Disse alguém: "Tempo é duração limitada, sucessão de segundos, minutos, horas, dias, anos e séculos. "Assim sendo, o tempo vale pela intensidade com que vivemos nossos dias e pela sabedoria com que aproveitamos.

Como fazer bom uso do tempo

Seja metódico, para viver duas vezes mais no mesmo período de vida.
Seja pontual. A pontualidade faz parte da mordomia do tempo. Se você não é pontual nos seus compromissos é porque não faz bom uso do seu tempo.
Seja equilibrado. Devemos dar tempo às coisas, na proporção do seu valor.
Evite os ladrões do tempo. Tais como:

 Coisas fora do lugar
 Espera de pessoas
 Deixar de delegar
 Falta de preparação
 Correspondência desnecessária
 Organização deficiente
 Ligação telefônicas quilométricas
 Horas conectado na Internet
 Horas com os olhos pregados na televisão
 Trabalho mal feito. Se você não tem tempo para fazer agora, quando terá tempo para fazê-lo novamente?

Procure remir seu tempo com sabedoria!

Esteja às 24 horas do dia com Deus. Gaste seu tempo aos pés de Jesus. Lucas 10:38-40.

Planeje as 24 horas que Deus oferece:

 Há tempo para tudo. Eclesiastes 3:1-8
 Podemos parafrasear Salmo 90:12 assim: "Ensina-nos a usar o nosso tempo de tal maneira que alcancemos corações sábios."
 Entender a definição: "Mordomia Cristã, é o sábio e abnegado uso da vida, destituída de egoísmo", ajuda a usar o tempo de maneira sábia.
 Todos têm o mesmo tempo - 24 horas por dia, que serão, de um modo geral, assim usadas:

1.Dormindo - 8 horas

O ser humano necessita dormir em média 8 horas por dia. Naturalmente a necessidade varia inversamente proporcional à idade. Têm pessoas que dormem além do que devem, e vivem morrendo de preguiça. A Bíblia condena essas pessoas que dormem o sono da preguiça (Pv.6:8-11).

2. Trabalhando - 8 horas

O ser humano acordado, não agüenta ficar parado por muito tempo. Deus sabia disso, assim, quando criou o homem, deu-lhe também ocupação útil (trabalho), isto é, devia sujeitar, dominar, lavrar e guardar a terra. Gênesis 1:28
Antes do pecado o trabalho era um prazer, depois, tornou-se cansativo e muitas vezes indesejado. Gênesis 3:17-19
Deus deu o trabalho para ser uma bênção. Aquele que trabalha está exercitando o seu corpo e, como ferramenta que é usada não enferruja, também o corpo que trabalha goza de melhor saúde, etc.
Ter mente, corpo e tempo desocupados é um perigo; são portas abertas para Satanás agir livremente em nossas vidas.
Há pessoas que não gostam do trabalho, às quais Deus dá o conselho em Provérbios 6:6; por outro lado há pessoas que só pensam no trabalho. Não trabalhar é uma desgraça e trabalhar demais também pode ser. Deus quer que haja equilíbrio.

3. Comungando - 8 horas

a) Com a família. Recreação: andar a pé, a cavalo, de bicicleta, ouvir uma boa música; ler um bom livro; cuidar do jardim; plantar uma horta; olhar os pássaros; contemplar o céu, a chuva; sentir a brisa; ouvir a esposa, os filhos e etc.
b) O marido precisa ter tempo para dedicar à esposa. I Cor. 7:33, Efésios 5:31. A esposa deve ter tempo para dedicar tempo a seu marido. Tito 2:3-5 Os pais precisam dedicar tempo a seus filhos. Efésios 6:4; Provérbios 22:6. E toda família deve tirar um tempo para o culto doméstico.
C) Devocional Pessoal.
 Tempo para ler, meditar nas Escrituras e orar (Sl.1:2,3; I Tss. 5:17).
 Tempo com os irmãos (Igreja/Célula): Sim devemos remir nosso tempo para o Senhor.

 Hebreus 10:24 - Considere os outros.
 João 15:12 - Ame os outros.
 João 14:14-15 - Sirva os outros.
 Hebreus 10:24 - Estimule os outros.
 Romanos 12:10 - Dê preferência aos outros.
 I Tess. 4:18 - Conforte os outros.
 Judas 23 - Ganhe os outros.
 II Timóteo 2:2 - Ensine os outros.
 Atos 2:46; 5: 46 - Reuna-se com os outros no Templo e nas Células.
 Filipenses 2:4 - Partilhe com os outros.

Devemos pois, remir nosso tempo para Deus. Josué e sua família tomaram a decisão de aproveitar o tempo. "Eu e minha casa serviremos ao Senhor." Josué 24:15.

Conclusão

Chegamos a conclusão de nosso conciso estudo sobre o tempo. Quem é sábio saberá administrar essa dádiva vinda das mãos Onipotentes de Deus, o Senhor do tempo.
O tempo foi-nos confiado para que usemos em nosso preparo pessoal para esta vida e para a vida eterna.
Sem dúvida, Deus pedirá contas do nosso tempo, do tempo perdido por negligência ou ignorância do seu valor. É tempo de ser santo, puro, forte e útil. É também tempo de buscar ao Senhor enquanto está perto. Isaías 55:6
Shalom u'vrachot!
Graça e paz!