O Ministério de Oração na Igreja em Célula

Alguns anos atrás, quando o movimento "Igreja em Célula" surgiu em nosso país, muitos líderes eclesiásticos não souberam distinguir entre a "metodologia estratégica" e a "força motriz" que impulsiona o crescimento da Igreja, ou seja, eles trocaram a "causa" pelo "efeito" e não se deram conta de que o crescimento da Igreja depende do Senhor da obra que age por meio da oração trazendo um efeito "metodológico e estratégico" para o desenvolvimento e crescimento do seu povo. Esse tipo de erro é perigoso, pois transmite uma autoconfiança carnal e diabólica. É de suma importância entendermos que o melhor "método de crescimento da Igreja" separado do "Ministério de oração", a força motriz da Igreja, fará pouco ou quase nada em prol da mesma. Por que muitas denominações espalhadas em nosso imenso país não cresceram com o sistema de "Igreja em Célula"? Provavelmente foi um conjunto de erros. Entretanto, quero destacar o mais grave de todos: a falta do "Ministério de oração" para impulsionar o sistema que, no meu ponto de vista, é muito eficaz quando imbuído da oração. Quando o Ministério de oração é levado a sério, os erros cometidos durante a implantação do sistema I.C [Igreja em Célula] são suplantados e os resultados são os melhores. Toda Igreja em célula com sucesso dá ênfase ao Ministério de oração. O Dr. Joel Comiskey escreveu em seu livro, "o crescimento explosivo da Igreja em Célula", o seguinte:
"Cada Igreja (Igreja em Célula) incluída neste estudo busca com seriedade o poder de Deus por meio da oração. Elas promovem a oração como prioridade suprema. A oração não é apenas assunto de conversa; ela realmente é praticada. Por exemplo, cada uma dessas igrejas mantinha vigílias de oração, com duração de uma noite inteira, regularmente.
A Igreja Água Viva em Lima, no Peru, reúne a igreja para jejum e oração em sete dos dez feriados nacionais do país. Cada evento destes atrai cerca de 1.000 pessoas. A Missão Carismática Internacional também se distingue como poderoso exemplo da oração. Das cinco até às nove horas da manhã, ouvem-se louvores em coro e fervorosas orações em seu prédio. É raro o momento em que um dos pastores ou pessoas leigas não estão pregando a palavra de Deus, ou orando.
Os domingos na Igreja de Yoido do Evangelho Pleno de Cho são repletos de sons de vida. Da madrugada até o anoitecer, dezenas de milhares servem a Jesus Cristo em todos os cantos e esquinas daquela enorme igreja.
Qual é a "força secreta" por trás da Igreja de Yoido do Evangelho Pleno? Oração. Cerca de 3.000 pessoas oram na Montanha da oração todos os dias (10.000 nos finais de semana). A liderança da IYEP crê que estamos em uma batalha espiritual que somente pode ser vencida nos céus, e eles agem ? e oram ? de acordo com essa convicção. Não é de se surpreender que a igreja evangélica na Coreia cresceu em pouco tempo de 0,5% da população para 30%! ... Se a liderança da célula não se convencer de que somente Deus pode convencer um não cristão e trazer multiplicação à célula, muito pouco irá acontecer..." (p. 43,44)
Shalom Uvrachot!
Paz e benções!

Pr. Ronaldo Carvalho,
Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia e
Ciência da Religião-Fatem ?Am, e Especializado no Hebraico Bíblico.
[email protected]
[email protected]