...O CHORO PODE DURAR UMA NOITE...
(Salmo 30.5b)

Eduardo Veronese da Silva


As palavras contidas neste Salmo mostram duas verdades bíblicas: a primeira adverte-nos de que a vida cristã não é um mar de rosas, logo, todas as pessoas que se convertem ao Cristianismo enfrentarão grandes conflitos pessoais, sociais e espirituais. O próprio Jesus Cristo alertou-nos quanto a isso, estando registrado em várias passagens bíblicas, na qual se destaca o Capítulo 10.34, do livro de Mateus: "Não cuideis que eu vim trazer paz a terra; não vim trazer paz, mas espada".

A segunda verdade nos assegura que por maior que possa ser esse sofrimento, a alegria virá pela manhã. O que significa dizer que o Senhor virá em nosso auxílio e socorro. Principalmente, daqueles que estão sofrendo por propagarem o seu Evangelho e tentam, a todo custo, separar-se desse mundo corrupto e perverso. Nesse sentido, quando não estivermos mais suportando tamanho sofrimento, Ele proverá o escape (1º Coríntios 10.13).

Quanto às expressões "noite" e "manhã", pode-se compreender não se tratar apenas de um período de tempo decorrido no espaço de 24 horas. A noite contempla também o significado de ser o espaço de tempo pelo qual o sol se encontra abaixo da linha do horizonte . Enquanto que a manhã significa as primeiras horas do dia.

Oportuno apresentar algumas particularidades acerca da expressão noite, praticadas pelos povos Judeus (Hebreus etc.) e Romanos. Os primeiros costumavam dividir a noite em três ou quatro vigílias, estando assim apresentadas: vigília média ou da meia noite (Juízes 7.19):

Chegou, pois, Gideão e os cem homens que com ele iam ao extremo do arraial, ao princípio da vigília da meia-noite, havendo-se já posto as guardas [...].

Nesse evento histórico, Deus escolhe Gideão e mais (300) trezentos homens para libertar seu povo da opressão Midianita (os descendentes de Midiã).

...segunda e terceira vigília (Lucas 12.38); e...

E, se vier na segunda vigília, e se vier na terceira vigília, e os achar assim, bem-aventurados são os tais servos.

A narrativa realça como deve se portar o servo vigilante, mantendo as candeias acesas e seus lombos cingidos (apertado; alerta; ereto etc.) a espera de seu Senhor voltar das Bodas.

...a vigília da manhã (Êxodo 14.24):

E aconteceu que, na vigília daquela manhã, o Senhor, na coluna de fogo e de nuvem, viu o campo dos egípcios, e tirou-lhes as rodas de seus carros, e fê-los andar dificultosamente. [...].

O trecho registra um dos inúmeros milagres realizado por Deus a favor de seu povo. Nesse episódio, fez abrir o mar Vermelho (mar de juncos) para que seu povo atravessasse em seco, livrando-os da escravidão egípcia. Logo que os carros e cavaleiros egípcios, a mando de Faraó, entraram para atravessá-lo, fez com que o mar se fechasse e todos foram mortos.

Os romanos dividiam a noite em quatro vigílias militares; a saber: a da tarde; a da meia-noite; a do cantar do galo (de meia-noite ás 3 horas da madrugada) e a da manhã. Conforme registrado no livro de Marcos, Cap. 13.35:

Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se a meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã.

Esta advertência esta registrada em continuidade a proclamação do Sermão Profético, dando destaque para a questão do estado de alerta (vigilância constante) que deve ser observada por parte de todos os servos de Deus (Cristãos ? seguidores de Cristo).

É interessante acentuar que o período da manhã e da tarde precedem ao período da noite. Durante o transcorrer desses dois turnos que fazem parte do dia (24 horas), pode ocorrer algum fato ou acontecimento que poderá comprometer significativamente a sua noite inteira (ou muitos anos de sua vida). Portanto, vejamos alguns exemplos bíblicos para nossa reflexão:

Livro de Gênesis (Cap. 2.7,18-22) - após ter criado o homem e a mulher (Adão e Eva), Deus costumava passear pela viração do dia (Cap. 3.7,8) no Jardim do Éden , para contemplar e conversar com suas criaturas. Num desses dias, eles cometeram um ato de desobediência que O desagradou e, com isso, trouxe conseqüências danosas para toda a humanidade. Esse ato cometido por eles durante o dia, quase levou a destruição de toda a criação promovida por Deus (uma noite de total escuridão), haja vista que houve da parte d?Ele um arrependimento por ter feito o homem sobre a face da terra (Cap. 6.6).
Arrependimento este, que levou Deus a mudar sua disposição para com a raça humana, ou seja, o que seria uma mera atitude de longanimidade e misericórdia, agora também inclui uma atitude de juízo. Assim, Ele deixou bem claro que é imutável, porém, seus planos e propósitos em relação ao homem, podem ser mudados a qualquer tempo ou circunstância.
Posteriormente, o próprio Pai Celestial demonstrou verdadeiro amor pela raça humana, ao enviar seu único filho (Jesus) para morrer e redimir os pecados cometidos pela humanidade, dando-lhes nova oportunidade para seguir o caminho da retidão do Senhor (João 3.16).

Livro de Daniel (Cap. 6. 6-21) ? o rei Dario, por insistência de seus auxiliares, durante o dia, fez editar uma Lei que proibia a adoração a qualquer outro deus que não fosse o reverenciado por ele e seu povo. Tudo isso foi planejado para que Daniel fosse pego em alguma atitude inadequada. Esse ato assinalado durante o dia comprometeu toda a noite do rei. Ele teve uma noite de insônia e ficou numa eterna agonia, preocupado com Daniel na cova dos leões. Entretanto, logo pela manhã, correu até a cova dos leões para saber se ele havia sido comido pelas feras.

Dn 6.19-21: E, pela manhã cedo, se levantou e foi com pressa à cova dos leões. E, chegando-se á cova, chamou por Daniel com voz triste; e, falando o rei, disse a Daniel: Daniel, servo do Deus vivo! Dar-se-ia o caso que o teu Deus a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões? Então, Daniel falou ao rei: Ó rei, vive para sempre!

Vê-se na narrativa, que a noite teve momentos distintos para o rei e para Daniel. Enquanto o rei agonizava em sofrimento pela vida de Daniel. Daniel conhecendo o grande poder do seu Deus confiou que enviaria o socorro. Assim, o auxílio não veio no período da manhã, mas Deus esteve com ele durante toda a noite até o amanhecer do dia, selando a boca dos leões.

Livro de 2º Samuel (Cap. 11.2-5; 12.6-17) - o rei Davi havia enviado suas tropas para o campo de batalha, ficando no palácio para descansar. No período da tarde resolveu andar pelo terraço, momento em que avistou a bela Bate-Seba . Em seguida, mandou seus servos trazê-la ao palácio e deitou-se com ela (casada com Urias, um dos capitães do rei Davi). Desse ato imoral e ilegal (adultério e homicídio, respectivamente), resultou em dissabores durante noites seguidas do rei.
No entanto, devido a esses dois atos pecaminosos, suas noites de angústia e sofrimento o seguiram por aproximadamente 25 (vinte e cinco) anos, afetando a si e, principalmente, a sua descendência. Nesse sentido, vale acentuar as passagens bíblicas e as conseqüências danosas ocorridas:

2º Sm 12.14,18: Bate-Seba engravida de Davi e a criança morre ao sétimo dia;
2º Sm 13.1,11-15: Amnom, filho de Davi, violenta sexualmente sua irmã Tamar;
2º Sm 13.28,29: Amnom é morto por ordem de seu irmão Absalão;
2º Sm 18.9-17: Absalão é morto por ter se rebelado contra seu próprio pai;
1º Reis 2.24,25: Adonias é morto a mando de seu irmão, Salomão.

Nota-se que o pecado cometido pelo rei Davi, acabou trazendo conseqüências gravíssimas para sua própria família. Para tanto, voltou-se para Deus com sincero arrependimento e Ele o perdoou (o socorro veio ao amanhecer ou anoitecer), ficando conhecido como "o homem segundo o coração de Deus" (Atos 13.22) e teve o privilégio de que o Salvador de Israel fosse gerado de sua descendência (2º Samuel 7.12,16; Salmo 132.11; Isaías 11.1-4; Lucas 1.31,32; Atos 2.29,30; 13.23; Romanos 1.1-3).

Portanto, por mais turbulentos que sejam nossos dias (manhã e tarde) e que precisemos tomar decisões importantes, mantenha-se vigilante para que sua atitude ou escolha não venha transformar suas noites em verdadeiros pesadelos e agonias. Agindo assim, podemos estar sendo fiéis e agradar a Deus, garantindo nosso passaporte para a Vida Eterna. Conforme assegura o texto de Apocalipse, Cap. 2.10: "Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias (e noites). Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida".


EDUARDO VERONESE DA SILVA
Presbítero da Assembléia de Deus ? Cariacica/ES
Licenciatura em Educação Física - UFES
Bacharel em Direito ? FABAVI/ES
Especialista em Direito Militar ? UCB/RJ
Contato: [email protected]