O CASAMENTO DE RAFAEL E LAINA

Temas: As Benções do Companheirismo.

Pastor George Emanuel

TEXTO BIBLICO: Ec 4:9-12 Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque, se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? E, se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.

Introdução: Em um mundo onde as pessoas buscam desesperadamente a independência de tudo e de todos, Salomão, o homem mais independente do mundo, mostra a necessidade gritante da verdadeira amizade e do companheirismo.

·Melhoré a palavra-chave (4:9, 13; 5:1, 5), o que acontece com muita freqüência na avaliação de valores pelos escritores da Sabedoria.

·A idéia central do texto é simples e direta: usando a analogia da estrada, Salomão, imprime na mentalidade de Israel as vantagens de vida vivida em companheirismo, fazendo também uma alusão ao beneficio do casamento.

1.Com uma brevidade graciosa Salomão descreve:

- O Proveito: a rentabilidade é maximizada quando se tem alguém para repartir as cargas, fadigas e, principalmente, as conquistas.

- O Apoio: devemos ser gratos pelos amigos que não nos deixam prostrados no caminho. O verdadeiro companheiro é aquele que tanto nos erros quanto nos acidentes, está pronto para estender a destra da comunhão. No hebraico temos: se qualquer um deles cair... Expressa a necessidade mutua.

- O Conforto: evitando levar o maior numero possível de cargas, os viajantes que subiam a Jerusalém para as festas, ao se hospedarem nas estribarias ou pátios, eles dormiam grudados no outro, por causa do intenso frio que fazia nas noites da Palestina.

- O Confronto: a metáfora é retirada dos perigos dos assaltos na estrada. Os bandidos se tocaiavam na escuridão da noite, na expectativa de um viajante solitário cruzasse seus caminhos. Numa verdadeira aliança, entendemos que o bem estar do companheiro é o mau bem estar.

- O Cordão: Se um cordão é difícil de romper, e dois é exigido mais força, imagine três, dificilmente se romperá.

- Os Romanos tinham um terrível lema: "Dividite et Imperi: Dividi e Impera"!

- *A Ilustração do casamento dos cisnes

- Todavia, o lema do Cristão é "Melhor é serem dois do que um".

- As vantagens de ter mais de um amigo.

- As vantagens de ter descendentes: Um filho que surge para unir ainda mais o casal.

- As vantagens de ter cônjuge: O nó do casamento é apertado por que é o próprio Deus quem os uni.

2.Aplicações:

·Na viagem da vida cristã sempre haverá acidentes, adversidades e hostilidades.

·Na ajuda mutua o sucesso nos empreendimentos administrativos e espirituais são garantidos.

·Melhor é a companhia do que o isolamento. (Pv 18:1)

·Quais são as vantagens:

1.Os perigos da estrada: as armadilhas e buracos no caminho não me engolirão.

2.As necessidades na estrada: o companheiro aquece a outra na geada das noites.

3.Os assaltos na estrada: as hostilidades... Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão.

Conclusão: Quando entramos em uma aliança de companheirismo, afeto e cuidado mutuo, indiretamente estamos aceitamos as exigências e preceitos desta Aliança, custe o que custar.E embora tais exigências não estejam tão explícitas aqui, dificilmente teríamos argumentos para repelir os benefícios do companheirismo expressos neste texto canônico.

Portanto, busquem desesperadamente a verdadeira harmonia e felicidade no casamento por meio do companheirismo que é melhor do que o isolacionismo insensato, improdutivo e nefasto.

Deus abençoe o casal