II – Questão (ões)

Questão 1 : Valor 1.0 pontos

Qual é a atitude prática da teologia enquanto campo do saber? O que pode acontecer quando a fé se distancia de sua fonte, que é escutar o testemunho da palavra de Deus, e torna-se mais argumentação teórica?

Com a quebra do estado original da inocência por conta do pecado do homem, a ligação espiritual com Deus havia sido rompida, mas ainda buscava se relevar a humanidade e por meio de Moisés na sarça ardente ao se apresentar: “Tire as sandálias dos teus pés porque você está pisando em terra santa.” (Ex 3:5)

Pode se supor que foi uma simbologia espiritual para quem se aproxima de Deus retirasse tudo aquilo que simbolizava uma autossuficiência, portanto para os egípcios na cultura em que Moisés estava inserido era necessário, deixar tudo aquilo que representasse o Egito (autossuficiência), pois quem andava descalço eram os escravos naquele tempo, havia um interesse divino para que reconhece a sua posição finita diante de um Deus grandioso (a humidade). Porque está escrito que Deus concede graça aos humildes, entretanto rejeita os que acham que são autossuficientes.” Pode se dizer com esta atitude humilde pode conhecer a teologia prática como regra de fé para ser seguida, não apenas as letras dos Escritos Sagrados.

O campo do saber humano tem a busca das verdades a serem reveladas segundo o questionamento de alguma teoria, pois serve como parâmetro para o questionamento cientifico, entretanto na Teologia qual a verdade? (A mesma pergunta feita por Pilatos a Jesus), para que o ser humano conheça a verdade dos mistérios teológicos e a sua revelação está na aproximação com Deus.

Entretanto depois de tirar as sandálias com Criador começa a ser revelar a Moises havia retirado o sentimento de autossuficiência e estava para escutar as palavras daquele que fala com ele e sistematicamente começa a revelação daquele que estava na sarça ardente, começando de uma forma pessoal e relembrando da aliança que havia feito com os patriarcas: Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus. (Ex 3: 6)

Foi dado uma direção que Moisés temeu em obedecer, entretanto as habilidades adquiridas para pastorear as ovelhas era uma alusão a paciência que teria com o povo para tirá-lo do Egito (intercede a Deus que não destrua o povo no deserto - Ex 32), mas as habilidades pode se supor que foram  reaproveitadas para o serviço da obra de Deus, pois além de profeta julgava as questões de todo o povo (o sogro Jetro o aconselha a colocar homens sábios para ajuda-lo- Ex 18:13-.)  Umas das principais características que é a humildade que credencia a aproximação com Deus e por isso que Moisés aceitou a opinião de Jetro para delegar funções.

No velho testamento Deus começa a ser revelar a sua nação especial embora, alguns críticos modernos afirmem que Israel não era uma nação escolhida. O povo ao sair do Egito carregava consigo as velhas práticas de adoração pagã pelo qual estavam inseridos por 4 séculos, na jornada pelo deserto o povo foi instruído pela revelação divina que era passado a Moises que era o porta-voz de Deus. Semelhantemente aos dias de hoje o povo passou adquirir conhecimento religioso (a parte teórica), portanto não conseguiram se manter fieis e a partir de Êxodo 19 pode ser visto que Deus começara a determinar regras práticas para que os israelitas seguissem.

E subiu Moisés a Deus, e o Senhor o chamou do monte, dizendo: Assim falarás à casa de Jacó, e anunciarás aos filhos de Israel: Vos tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a mim. Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha. E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel. E veio Moisés, e chamou os anciãos do povo, e expôs diante deles todas estas palavras, que o Senhor lhe tinha ordenado. Êxodo 19: 3-7

O povo começa a receber as orientações com as leis morais e espirituais para que fossem a diferença entre as nações dos cananeus e que representasse o povo escolhido por Deus. Entretanto com a ausência de Moisés que está em adoração a Deus, portanto as alguns do povo, é um exemplo, para nossos dias quando se perde a escutar e prática a Palavra de Deus, mergulha-se em um universo religiosos ritualístico, isto é, voltando as antigas práticas de adoração aos deuses egípcios prática observando em redor da terra de Gozen.

Conclui-se que a teologia como campo do saber diferentes de outros conhecimentos, a sua essência passa pelo processo de revelação divina, como acontecera com Moisés no episódio da sarça ardente. Numa abordagem mais teórica o sujeito se torna religioso, conhece os preceitos da crença, entretanto tem dificuldade em obedecer a voz de Deus, como acontecera na ausência de Moisés em que o povo constrói um bezerro de ouro (nota-se que o touro era uma deidade do Egito).


Questão 2: Valor 1.0 ponto

Faça um comentário teológico sobre a revelação de Deus nos seguintes textos da agrada Escritura: Gn 1-2; Ex 3 e Jo 4

Comentários dos temas acima

Como fora falado no prólogo sobre a criação dos seres angelicais, esta época foi bem antes da criação do ser humano, este período histórico não cronológico com o tempo humano, anos mais tarde influenciaria na queda do ser humano retratado em Gêneses 3. Então o MImshskh Kerub (querubim ungido) antes da rebelião era um anjo mais importante, entretanto ao querer ser semelhante a Deus promoveu uma rebelião que terminou com uma guerra no céu, entretanto os anjos rebeldes perderam a guerra e foram expulsos do céu caindo aqui no planeta terra, com isso causando o caos absoluto na estrutura terrestre (Gên. 1:2)

Na criação do planeta terra e de do universo foi feito pela palavra de Deus (Hebreus 11:3) houve a necessidade de se reestabelecer o equilíbrio cósmico ao ordenar o surgimento da luz, embora a terra não tinha recebido a luz solar e a lunar (Gêneses 1:14-16). Com a separação entre os firmamentos pode ser entendido foi criado a barreira entre os reinos físico (mundo cósmico) e o espiritual.

A criação de todos os seres vivos (reino animália, monera, fungi e plantae) e o ser humano que foi criado do barro, no intervalo para a criação da mulher, alguns interpretam como verdade o “suposto mito” de Lilith, entretanto o cardápio alimentar de homens e animais era a base de vegetal.

 

 O chamado de Moisés

 

Moisés escapou da morte milagrosamente sendo adotado como filho da princesa, sendo educado na cultura e língua dos egípcios, pois escapou do país depois que matou o feitor que maltratava um escravo hebreu. Ficou foragido por 40 anos na terra de Mediam onde se casou com zípora a filha de Jetro, entretanto ao pastorear ovelhas próximo ao Sinai tem a visão da sarça ardente que não se consumia pelo fogo, todavia Deus se revela a Moises dizendo-lhe que é o seu Deus pessoal da mesma forma que estava com os patriarcas. Dá-lhe uma dura missão que é para libertar o povo que estava castigo na mão de faraó para cumprir a promessa feita a Abraão e da mesma forma de José previa para os israelitas que seriam visitados por Deus. 

 

A mulher samaritana e Jesus

É uma das passagens bem conhecida dos evangelhos onde Jesus contrariando, a ótica social passou pelo caminho dos samaritanos, pois para os judeus eram considerados uma raça impura. Entretanto Jesus quebrou esta regra sócia por dois motivos: primeiro um judeu não poderia falar com uma mulher que não fosse parente e os samaritanos considerados uma raça impura. Da onde vem esta inimizade entre estes dois sistemas sociais?

Após o reino de Israel ter passado das mãos de Davi para o seu filho Salomão a unidade da nação estaria comprometida, após a morte do terceiro rei de Israel, porque havia abandonado os mandamentos divinos, associando-se com mulheres estrangeiras (contrariando um mandamento divino Deuteronômio 7:3-4) e na velhice como não tinha o coração igual a de Davi para com Deus, pois para cada mulher estrangeira construiu um deus e com isso suscitando a indignação da divindade dos hebreus e por isso a profecia que após a morte de Salomão o país seria dividido em Reino do Norte e Reino do Sul.

O surgimento do povo samaritano (2 Reis 17) é narrado o cativeiro do povo para a Assíria, mas Deus se revelara ao povo pelo ministério dos profetas para que Judá e Israel voltassem para o Senhor (versículos 13-23), mas não obedeceram e casa de Davi foi levada para o cativeiro.

 No lugar dos filhos de Israel o rei da Assíria colocou na região gente de outros povos para habitar a região da Samaria, pois os a habitantes não conheciam o Deus dos hebreus foram punidos com a morte por leões, portanto para resolver a questão houve uma mistura de religiões do judaísmo com os costumes dos povos que habitam atualmente a região (abordando a visão da época do escrito bíblico) de acordo com os versículos 28-33, 40-41.

A rivalidade entre judeus e samaritanos se acirrou quando estes foram impedidos por Zorobabel de reconstruir o templo após o exílio babilônico (Esdras 4:1-3).

Portanto Jesus conhecedor destas diferenças e provando que Deus não faz acepção de pessoas, sentado no poço de Jacó começa um diálogo com uma mulher samaritana, embora fosse repreendido por esta sobre a incomunicabilidade de judeus e samaritanos.

Todavia Jesus utiliza-se da água para começar diálogo espiritual pois era discriminada na sociedade por ser considera uma mulher pecadora, o no tempo do sol de meio dia foi tirar a água do poço de Jacó e conversa sobre a água viva que tem para lhe oferecer: "Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna". João 4:13-14

Jesus queria saciar a sede espiritual daquela mulher que carecia da glória de Deus, ao ser relevar como o Messias prometido e contar com precisão a situação moral daquela mulher, mudou significativamente a história desta pessoa. Mas a mulher diferente dos nossos dias foi evangelizar a cidade, trazendo consigo vários homens para que conhecem a Jesus. "Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa". João 4:35.