Igreja uma voz que não cala.

Enquanto não for arrebatada, O corpo de Cristo Com seus membros é a voz de Deus no mundo.

(Deuteronômio 29:29) -  As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.

(Efésios 3:10) -  Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus,

Quero tratar neste artigo a importância dos estudos dirigidos e a cooperação de fontes teológicas cristãs que pelo meio de comunicação diversos tem feito um papel muito importante nas igrejas, com seminários, faculdades teológicas e outros meio de comunicação, como literaturas e divulgação em internet acessível a quem se interessar.  

A importância dos estudos dirigidos:

O estudo dirigido é importante seja em qualquer área do bom ensino, principalmente quando se trata do estudo da Palavra de Deus , quando em suas salas de aula a igreja ou uma instituição evangélica faz uso de revista ou até meios de estudos que provem de uma fonte saudável de ensino , desde livros, documentários, texto extraído da internet Isto ajuda muito os professores da teologia cristã, é claro que a fonte primeira deve ser a Biblia por se fiel em toda sua formação, portanto um estudo extraído de uma fonte de comunicação literária ou de meios de comunicação da internet deve ser fiel as escrituras. Não ha nada de extraordinário um pastor ou diácono ou professor de escola bíblica Usar ajuda de textos já existentes e copias ninguém que ministra a Palavra não pode dizer que não teve um ensinador ou mestre, que nunca aprendeu em uma escola mesmo que seja da igreja, que não fez um seminário ou uma faculdade teológica cristã, ainda que sempre vá extrair sermão da escritura, este deve estar sim ouvindo outros e aprendendo com pessoas mais experiente no ministério, pois Deus nós deu pessoas para nos ajudar também nos ensinos , seria uma grande soberba alguém dizer que já sabe tudo e não precisa de ninguém para auxiliá-lo.

Todos os Apóstolos aprenderam direto de Jesus, e depois fizeram discípulos, e estes discípulos ensinaram também a outros. Examinar é nosso dever, e reter o que coisa boa nossa obrigação.

O estudo dirigido é primeiramente examinado pelo departamento responsável pelo os ensinos e se for sadio então é liberado para poder ser administrado aos alunos.

Nestes ensinos dirigidos até os professores aprendem coisas novas e aperfeiçoa seus ensinos. Geralmente quando usamos ou extraímos ensinos de uma fonte é porque estes tem um grau elevado de aprendizado e pode nos auxiliar . Alguns citam as fontes que foram extraídos estes estudos outros não o fazem , porque se os ensinos que são administrado é para uso interno da igreja e não tem fins comerciais eles só servirão para ensino particular de uma igreja restrito ao uso de sua escola dominical sem direito de comercialização.

As revistas que usamos são de outra fonte, não podemos fazer cópias delas para comercializar, mas podemos fazer para uso interno da igreja. Isto acontece muito em escolas da prefeitura ou estado ou faculdades, onde o aluno Faz Xerox de parte de um livro ou texto da internet para ajudar em seus trabalhos escolares. Muitos obreiros ou palestrantes cometem erros ou heresias por achar que não precisam aprender com mais ninguém.

Que já são maduros o suficiente e sabem tudo, estes tem se apartado da verdadeira sabedoria e adulteram a Palavra de Deus criando para si seitas e heresias . (Provérbios 18:1) -  BUSCA satisfazer seu próprio desejo aquele que se isola; ele se insurge contra toda sabedoria.

Alguns vão para faculdades ou seminários ou aprendem com alguém da igreja um pastor ou um professor  e depois de assumir um ministério , dá de mão do que aprendeu e passa a ensinar o que lhe convêm para seu próprio interesse . Ou seja, fazer discípulos dos seus conceitos e não da palavra de Deus.

(Atos 20:30) -  E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si.

É perigoso se isolar dos ensinos em comunhão, por isto todo mestres, pastores, diáconos. Professores devem sim ter referencias de pessoas que lhe ajudam nos ensinos, bons livros , ser alunos também primeiro de Jesus e também em comunhão com seus irmãos de ministério, isto é resultado de uma fiel dedicação de gratidão a Deus por pessoas que lhe foram colocados no caminho para lhes auxiliar em seus ministério .

Eu como diácono sempre tive um pastor me auxiliando, mantenho na minha casa um acervo grande de livros e não rejeito hora nenhuma a ajuda de um irmão ministro para me ajudar no aprendizado, desde que este seja idôneo e fiel a Palavra de Deus.

Afinal eu deixo aqui uma declaração, seja exaltada sempre a Palavra de Deus, e graças a Deus pelos seus ministros na terra que por meio de comunicação, livros, internet, palestras, vídeos, ou outro meio de comunicação nos ajudam a crescer na graça e conhecimento do reino de Deus e dos ensinos de Jesus.

Nos meus artigos eu sempre me espelho e uso sim ajuda de comentários destes homens ou instituições evangélicas,

No caso deste é de minha própria autoria, é claro segundo a sabedoria que Deus me deu e da ação do Espírito Santo

Iluminando a minha mente e entendimento.

Aparecido Rodrigues da Rocha, Diácono e evangelista.

 A Jesus toda Glória, amem.