DONS ESPIRITUAIS ?
A PALAVRA DA CIÊNCIA

A palavra da ciência ou do conhecimento é um dos mais sérios e importantes dos nove dons espirituais. É, também, um dos mais controvertidos.

Muitos crentes não acreditam neste dom. Quando o vêem em funcionamento confundem-no com adivinhação que é um dos dons espirituais de Satanás.

Alguns o chamam equivocadamente de "dom de revelação". Ele é um dos dons de revelação, pois existem vários, mas não é especificamente o dom de revelação. Outros, também equivocadamente, chamam-no de "dom de discernimento".

Alguns o confundem com o dom de profecia. Mas, a realidade é que ele é, definidamente, um dos dons espirituais com características próprias.

Apesar dos dons espirituais serem notadamente usados no Novo Testamento, o Espírito Santo também agia no Antigo Testamento e os nove dons contidos em 1 corintios 12 tambem aparecem no Antigo Testamento, até mesmo o dom de línguas e interpretação, conforme encontramos em Daniel 5.

Veja como a palavra da ciência funcionou duplamente no ministério do profeta Eliseu, neste relato interessante que se encontra em 2 Reis 8.7-12:
"Depois veio Eliseu a Damasco, estando Ben-Hadade, rei da Síria, doente; e lho anunciaram, dizendo: O homem de Deus é chegado aqui. Então o rei disse a Hazael: Toma um presente na tua mão, e vai a encontrar-te com o homem de Deus; e pergunta por ele ao Senhor, dizendo: Hei de sarar desta doença? Foi, pois, Hazael a encontrar-se com ele, e tomou um presente na sua mão, a saber: de tudo o que de bom havia em Damasco, quarenta camelos carregados; e veio, e se pôs diante dele e disse:

Teu filho Ben-Hadade, rei da Síria, me enviou a ti, a dizer: Sararei eu desta doença?

E Eliseu lhe disse: Vai, e dize-lhe: Certamente viverás. Porém, o Senhor me tem mostrado que certamente morrerá. E afirmou a sua vista, e fitou os olhos nele até se envergonhar; e o homem de Deus chorou. Então disse Hazael: Por que chora o meu senhor? E ele disse: Porque sei o mal que hás de fazer aos filhos de Israel; porás fogo às suas fortalezas, e os seus jovens matarás à espada, e os seus meninos despedaçarás, e as suas mulheres grávidas fenderás.

E disse Hazael: Pois, que é teu servo, que não é mais do que um cão, para fazer tão grande coisa? E disse Eliseu: O Senhor me tem mostrado que tu hás de ser rei da Síria".

É claro que tudo o que Eliseu falou se cumpriu.

Comigo mesmo isto já aconteceu algumas vezes. Certo dia fui visitar um pastor em Natal, Rio Grande do Norte. Ele tinha sido colega do tempo de seminário e só o conheci solteiro. Quando cheguei à sua casa ele me apresentou à sua esposa e à sua única filha de dezessete anos. Naquele mesmo momento, pedi-lhe permissão para falar com sua filha em particular.

Após a permissão dirigimo-nos a uma parte da casa em que não podíamos ser ouvidos da sala e eu fui logo falando com ela, usado na palavra da ciência. Perguntei-lhe:

- Minha filha, por que você, filha de um abençoado pastor e ativa na igreja está querendo tirar sua vida?

Ela nem respondeu. O impacto da revelação foi grande demais. Baixando os olhos começou a chorar.

Você está duvidando? Perguntei.

Ela meneou a cabeça. Eu continuei:

Olhe, para você não ter dúvidas, vou dizer por que você quer se matar. Você está apaixonado por seu professor de Inglês. O nome dele é Roberto. Da última vez que você falou com ele, ele estava usando uma camisa azul e branca e uma calça branca. Ele é mulato e lhe disse que não queria ficar com você, queria ficar com a esposa dele.

Falei que ia orar por ela, mas antes lhe dei a oportunidade de aceitar Jesus como Salvador. Ela concordou que sim e pedi-lhe que fizesse um gesto de aceitação, levantando a mão para o céu. Depois disso orei e voltamos para a sala, onde seus pais estavam simplesmente curiosos e surpresos. Não disse nada a eles e fiquei sabendo que a vida da mocinha mudou maravilhosamente, desde então.

Outro caso aconteceu com uma mulher casada em Governador Valadares, Minas Gerais. Ela era muito amável e muito bonita, apesar de um pouco passada do peso normal. Como tinha uma boa condição financeira, procurava cuidar-se bem.

Certa tarde desembarquei de um ônibus que me trouxera de Belo Horizonte e dirigi-me ao ponto do transporte urbano para ir para casa. Era na avenida principal de Valadares. De repente, encontrei-me com aquela irmã. Ela era membro da igreja que eu pastoreava naquela cidade. Quando a vi, o toque do Espírito Santo me trouxe a certeza de algo terrivelmente trágico.

Cumprimentei-a e, em seguida, falei:

Irmã, que tristeza! Você acabou de sair de um motel onde estava adulterando. O motel é longe da cidade e muito escondido.

Você estava segura que ninguém descobriria isto, mas o Espírito Santo vê todas as coisas. Acabei de chegar de Belo Horizonte e não podia tê-la seguido.

Deus lhe ama, querida, e não quer que você viva assim. Você tem um excelente esposo, trabalhador e muito amoroso com você. Arrependa-se, confesse seu pecado e se converta de uma vez. Certo?

Entre lágrimas ela aquiesceu e, depois disso, se ela novamente caiu, o Espírito Santo não me revelou. Porque ele revela quando quer.

Muitas outras vezes o Espírito Santo me usou na palavra da ciência. Estranhamente muitas vezes tinha algo a ver com adultério e com suicídio, mas ainda quero revelar algo que aconteceu em Taubaté.

Certo dia uma senhora entrou em minha sala, que era também um consultório espiritual onde recebia as pessoas para aconselhamento e oração. Ela se sentou no sofá e perguntei-lhe:

- Pois não, o que posso fazer pela senhora?

- A minha vida está muito complicada, missionário, e vim aqui lhe pedir oração.

Olhei para ela e com toda a simplicidade respondi:

- Tudo bem, vou orar pela senhora, mas primeiro abra sua bolsa e me dê esse vidro de formicida que está aí dentro.

Creio que você sabe que a formicida é um dos mais violentos venenos que existem. Até contam uma piada que até hoje ninguém conseguiu dizer que gosto a formicida tem.

A mulher não respondeu, pelo menos com sua voz e personalidade.

Subitamente partiu de sua boca uma enxurrada de palavras de maldição e horríveis palavrões faladas por uma voz muito grossa, muito grave, voz de homem, que completou dizendo:

- Eu já estava levando esta vida comigo, seu intrometido e você veio atrapalhar.

A bolsa da mulher era preta e não transparente. Nem com raios-x daria para ver o vidro de formicida. Expulsei o demônio que estava nela, segundo a palavra do Senhor e, quando ela voltou ao normal, pedi-lhe que abrisse a bolsa.

Quando ela viu o vidro de formicida, ficou muito admirada e me disse que não sabia que aquele vidro estava ali. Era verdade, sua mente, tomada pelo demônio fez com que ela comprasse aquele veneno sem nem saber o que estava acontecendo. Falei de Jesus, convidei-a a fazer uma decisão, orei por ela e mais uma alma foi ganha para Cristo.

Louvado e engrandecido seja o nome do senhor!

Nesse mesmo gabinete aconteceu outro caso insólito. Uma senhora entrou ali com sua filha e pediu-me oração porque a mocinha estava para se casar e ela queria a bênção de Deus.

Como diziam os profetas do passado, veio a mim a palavra do Senhor e falei para elas:

Olhem, não vou orar por uma intenção errada. A senhora e a mocinha querem que ela se case com um homem muito idoso, por quem ela não tem qualquer afeição, simplesmente porque ele tem uma alta aposentadoria e muitos bens e vocês estão planejando que ele morra para ficar tudo para a jovem.

Depois daquilo a moça disse que não ia mais fazer aquilo e orei por ela, despedindo as duas.

A palavra da ciência é, pois, um abençoado dom que Deus deu à sua igreja para abençoar a muitos.