AS BOAS NOVAS
"O Espírito do Senhor Deus esta sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar as boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a programar libertação aos cativos e a por em liberdade os algemados" (Isaías 61:1).
I - INTRODUÇÃO
Hoje, é o último dia do ano de 2010. Para alguns, há alegrias e festividades; para outros, tristezas e decepções; mas, para os salvos em Cristo Jesus, uma paz, por saber que a nossa Pátria não está aqui neste mundo, mas num Reino Especial, o qual está sendo preparado por Deus Pai para os remidos em Jesus Cristo.
Se você ainda não conhece a Bíblia, talvez não entenda o que acima escrevi e até possa pensar que o salvo seja um crente fanático e sem visão das coisas, que não discerne o mundo secular nem vê esta vida de forma positiva. O que nos ensinou Jesus é que este mundo jaz do maligno e se abrirmos os olhos, enxergaremos falsidade, desamor, interesses, solidão, injustiças, pobreza, escravidão, e todo tipo de mazelas.
Mas, se tivermos a nossa fé em Jesus Cristo, seremos renovados dia após dia e os nossos olhos contemplaram os feitos de Deus, compreenderemos que somos dependentes Dele assim como filhos, e Nele confiaremos, ainda que tudo pareça difícil e sem saídas.
Em oração ao Pai, Jesus orou a Deus: "Mas agora vou para junto de ti e isso falo no mundo para que eles (nós) tenham o meu gozo completo em si mesmos. Eu lhes tenho dado a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também eu não sou. Não peço que os tire do mundo, e sim que os guardes do mal" (João 17:12/15).
O homem busca caminhos que lhe traga felicidades. Esta palavra fantástica pode ser traduzida de várias formas, dependendo assim dos sonhos de cada pessoa. Mas, acho ser feliz aquele que escolhe o amor como meta principal de sua vida, porque o amor é uma fonte inesgotável porque é proveniente do próprio Deus.
Pessoas buscam sucesso, poder e conhecimento científico. Digo-lhes que se não for pela vontade de Deus que pessoas recebam tais coisas, nenhuma delas poderá, em esforço próprio, obrá-las, porque a própria palavra de Deus nos ensina que tudo foi criado por Deus e para ele são todas as coisas. Logo, o fim útil da busca do conhecimento científico, por exemplo, por um físico, seja a realização de algo grandioso de Deus para a humanidade e uma pessoa poderá ser guiada pelo Espírito Santo para obter este conhecimento.

II ? COMO SER GUIADO PELO ESPÍRITO
Eu sempre cri na existência de Deus e de seu filho Jesus Cristo. Desde criança, eu era atraída pelas passagens bíblicas, fossem elas divulgadas na Igreja Católica ou por crentes que pregavam a palavra de Deus de porta em porta. Por ser muito curiosa, pesquisei algumas religiões e confesso ter ficado em dúvidas acerca de várias coisas. Primeiro porque algumas falavam em Deus, mas a essência consistia em poder, sucesso e acúmulo de tesouros, usando como escudo palavras afáveis, mas no interior daquelas pessoas existia a "injustiça" porque se utilizava dos seres humanos para trabalhos não assalariados, convergindo toda a renda dos templos para uma organização internacional. Portanto, seitas são criadas por toda a terra que têm por finalidade o enriquecimento de organizações e lideres religiosos, que não passam de seres enganadores, pois negam e adulteram o evangelho pregado por Jesus e desconhecem o amor ao próximo.
Outros cultivam espíritos enganadores, que são verdadeiros demônios, expulsos dos céus pelo próprio Deus e que aqui procuram corpos e mentes disponíveis para a pratica do mal. No Livro de Isaías 14 e no Livro de Ezequiel 28:14 em diante, vocês poderão ler e saber que Deus expulsou um querubim ungido (lúcifer) e com ele 1/3 dos anjos que ser revoltaram contra Deus. Como os anjos são espíritos, estes caídos lideram sobre a terra, daí haver tantas dores e sofrimentos. Mas Jesus nos ensinou o verdadeiro caminho, pelo qual, se andar, o inimigo não nos toca. (2 Pedro 2:1 ao 22)
No livro de Hebreus 9:27/28 está dito: "E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disso o juízo, assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação". É sempre bom buscarmos a origem do Novo Testamento, marcado pela vinda do Filho de Deus. Entre as multidões que se maravilhavam com a pregação do Messias, poucos se curavam pela falta de fé, mas aqueles que criam no poder de Jesus Cristo, presenciaram a libertação dos cativos possuídos por espíritos do mal que se apoderava dos seres e até dos animais, a cura de doentes, leprosos, cegos e coxos que se curavam por um simples tocar em Jesus e/ou mesmo crer no seu poder.
Este poder existe até hoje e pouquíssimas pessoas são dotadas dele, embora haja uma propaganda barata por parte de alguns líderes. Eu lhes falo porque Jesus já de antemão nos deixou escrito acerca desses fariseus: "Falou Jesus as multidões e aos seus discípulos: Na cadeira de Moises se assentaram escribas e fariseus. Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem. Atam fardos pesados e difíceis de carregar e os põem sobre os ombros dos homens; entretanto, eles mesmos nem com o dedo querem movê-los. Praticam, porém, todas as suas obras com o fim de serem vistos dos homens; pois alargam os seus filactérios e alongam as suas franjas. Amam o primeiro lugar nos banquetes e as primeiras cadeiras nas igrejas, as saudações nas praças e ao serem chamados mestres pelos homens. Vós, porém, não sereis chamados mestres, porque um só é o vosso Mestre, e vós todos sois irmãos. A ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque um só é o vosso Pai, aquele que está nos céus. Nem sereis chamados guias, porque um só é o vosso guia, o Cristo" ( Mateus 23:1 ao10).
Amados, somente há uma forma de ser guiado pelo Espirito Santo: é ter nascido de novo. Aqui não dá para explicar como essa transformação é operada em nós por meio do Espírito de Deus, mas um caminho eu vos dou: Leiam as Escrituras e quando tocados, orem a Deus, lhe pedindo sabedoria para que lhes sejam reveladas as verdades desse único caminho.
Mas, num exemplo grotesco, vamos imaginar que uma pessoa empoeirada e cheia de sujeira tome um banho maravilhoso, sendo-lhe retirada toda a impureza de sua pele. Passam-se alguns dias e essa pessoa permanece naquele ambiente sujo e não procura se lavar daquelas impurezas. Resultado: a pessoa continua suja. Assim poderá ser comparada a nossa vida espiritual. Queremos ser libertos dos pecados, dos maus pensamentos, das péssimas atitudes e não buscamos a Deus (para nos limpar e lavar), não lemos a sua palavra embora gostemos de sua companhia. Para que ele esteja em nós faz-se necessário termos persistência para continuarmos nos limpando, até que sejamos uma luz, ter uma vida própria, sem baterias falsificadas, entendem ?
A única água que nos limpa é a palavra de Deus. Não existe uma fórmula para que você se mantenha limpo, com a mente sã, se não se alimentar da palavra de Deus. E, se você não estiver ligado no evangelho puro, ungido pelo Espírito Santo, não poderás estar imunes às sujeiras desse mundo. Explico: se você estiver numa Igreja de Fariseus, que têm palavras do evangelho distorcidas para doutrinas, cujo objetivo é o dinheiro, busca aos tesouros, as riquezas, ao poder, aos status, jamais verás a alva de Deus.
Isso que lhes falo é a verdade porque está dito nas Escrituras: "Ninguém poderá servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas" (Mateus 6:24)
Amados, quanto desperdício de tempo existe no nosso meio, a quem Deus deixou dito para ir a todos e pregar o evangelho? Como já lhes falei, quando criança (8 anos), existiam no nordeste os crentes que saiam aos domingos pregando de casa em casa. Hoje, existem as Igrejas, mas, quais delas permanecem fiéis ao verdadeiro evangelho de Jesus ? Quais delas não estão desviadas a outros senhores esquecendo-se daquilo que Jesus nos recomendou ? Existirá amor verdadeiro como aquele que uniu os discípulos na caminhada com Jesus ? Quem nos abraça na igreja sente esse amor ou é somente uma fechada social ?
Paulo nos falava para remir o tempo. Tiago nos aconselhava a orar seguidamente. Jesus nos ensinou a não acumular tesouros sobre a terra (Mt 6:19-20) onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde raça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam, porque onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.
E o seu tempo, como está sendo empregado ? Será que no último dia do ano você se recolhe para em oração, agradecer a Deus por todas as bênçãos, livramentos, curas e oportunidades que recebestes de Deus ou estará junto as multidões, comendo, bebendo, vendo os fogos de artifícios ?
Você já parou para pensar em quantas crianças estão com fome e se drogando nas cidades ? Que o dinheiro gastos com esses fogos, com o carnaval e tantos outros eventos poderiam ser canalizados para a saúde dessas crianças?
Pesem comigo: eu e você somos poucos para resolver a vida de uma só dessas crianças. Mas, uma Igreja representa uma força espiritual muito forte, porque a oração tem poder e os dízimos doados (ação) por cada membro certamente poderiam ajudar na manutenção de um centro de recuperação, de acolhimento a esses menores. Quantas igrejas existem em uma cidade ? E o que fazemos se não acumularmos bens e riquezas, cada um pensando no seu bem estar, na sua cama quentinha e por aí vai.

III ? O QUE PRECISAMOS
As boas novas não são restritas a um templo nem a um sacerdote, seja padre ou pastor. As boas novas se referem a nós, os escolhidos para pregar o evangelho, aqueles que receberam dons do Espírito Santo para curar o homem e libertá-lo das prisões da vida, como o egoísmo, as más palavras, o desamor para com o próximo, o descaso a Deus, acerca da preguiça e do comodismo em fazer algo pelo outro.
Uma mente sã é um deposito de bênçãos e boas palavras para serem distribuídas todos os dias. Não adianta sermos cultos e letrados na palavra de Deus e ficarmos inertes em nossas casas sem falarmos do evangelho para outras pessoas. Quantas vezes me deparo com pessoas ricas e bem vestidas, cultas e bonitas, mas estão vazias por dentro, precisando de uma palavra de amor, carinho, encorajamento ?
Quantas vezes você fica restrito ao seu mundinho e ao convívio a uma roda social, esquece de dialogar com o seu jardineiro pensando ser aquele um coitado, pobre e carente ? Mas, talvez, naquela pessoa que julgas insignificante, esteja um recado de Deus para sua vida, uma palavra de luz para o seu caminho...
Não menospreze os outros e/ou julgue-os pela aparência. Lembre-se que Jesus comia com fariseus para poder lhes falar do caminho que nos leva a salvação. E a salvação se dá por Cristo Jesus, mas a nossa escolha é provada aqui e agora, restando ao homem se converter por completo aos ensinamentos de Jesus.
Freqüentar igrejas e dar dízimo não salva ninguém, porque a igreja representa a universidade, o hospital, o centro de treinamento para o exercício da vida cristã. A nossa salvação é vista por Deus mediante o nosso viver, mantendo a fé, a esperança, na pratica do amor ao próximo.
Seria muito fácil eu dizer diante de umas pessoas que aceito a Cristo e estou salva. Muitos já fizeram esta confissão, estão de lideres nas igrejas e não herdarão o Reino de Deus, porque amam as riquezas, criam falsas doutrinas em nome de Jesus.
Eu e você temos os nossos deveres para com o trabalho secular, a família, a casa, cuidados com a saúde, etc. Mas, o essencial e mais importante, é termos uma mente limpa, sadia diante de Deus.
A única forma de buscarmos isso é por meio do estudo da palavra, do praticar essa palavra e da oração. É impossível termos uma comunhão com Deus se fugirmos dessa rotina e nos atermos as coisas do mundo, a lazeres, programas destrutivos, roda de escarnecedores e termos uma língua falsa.
A mentira se quer deve fazer parte da nossa vida pois Deus a despreza porque foi criada pelo diabo, que usa de meias verdades. Também evite as contendas, pois há pessoas que amam fazer intrigas em vez de se manterem afastadas dessas pessoas.
A mudança de hábitos ocorre quando nos voltamos para Deus e lhe pedimos que nos livre dessas atitudes. Quando conseguimos nos livrar dessas coisas já temos um indícios de que estamos nos tornando uma nova criatura.
Nunca deixe que o diabo te lace, pois a especialidade dele é nos acusar. Se você cair ou desviar-se do caminho, peça perdão a Deus, que lhe dará forças para prosseguir no caminho da luz, porque Deus deseja tê-lo na eternidade, pois foi para isso que Ele nos fez a sua imagem e semelhança.
Que o ano de 2011 seja de muita paz e que os seus sonhos sejam os sonhos de Deus.

Zenaide Alcantara de Sousa
Irmã em Cristo Jesus