Amor e Graça - Pt.3

Salmos 19:1 - "Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos".

Platão, em graus de perfeição dos entes, e posteriormente aperfeiçoado por Aristóteles e Tomas de Aquino, nos transmite a ideia da concreta existência de Deus por meio da razão, pois em sua época o Cristianismo ainda não existia. Para tal ele usou esses Graus de Perfeição, ou Graus de Qualidade dos entes (coisas).
No Universo criado por Deus, e bem citado no versículo acima, existem "Graus de Perfeição", mas em que proporção existem essas "Perfeições"?
Lucas é mais bondoso do que Jonas. Nessa frase existem três elementos: Lucas, Jonas e Bondade. Podemos concluir que a Bondade existe, como de fato existe. Mas observe que em Lucas a "dosagem" dessa bondade é maior do que em Jonas. Isso não significa que Jonas não é bondoso, mas que possui essa Qualidade em menor Grau.
Quando faço comparações de "Qualidades", já está implícito nisso que essa "Qualidade" existe em si mesma.
Se Pedro é mais Justo do que Mario, então, a Justiça existe.
Podemos dizer que as "Qualidades, as Virtudes" existem. Existe a Justiça, a Bondade, a Beleza, a Verdade, o Amor, a Benignidade, a Mansidão, a Honestidade, a Compaixão, etc. Porém, essas "Perfeições, Qualidades ou Virtudes" existem nas Criaturas em graus, não somos nada Iguais. Quando os homens tentam fazer direitos iguais, oportunidades iguais, homens iguais, casais iguais, o que se está tentando fazer é: "Dizer a Deus que o Mundo que Ele criou está errado, e que nós homens faremos o que Deus não fez". Isso é chamar Deus de Incompetente e Jesus de Mentiroso, pois Jesus disse: "Os pobres sempre os tereis convosco". Esse Mundo não existe para ser Justo, mas para buscar a Justiça de Deus, e essa Justiça está no plano de Deus para a Humanidade. Esse plano divino é de ordem Moral, e essa Moral está diretamente relacionada com a Santidade de Deus.
O Mundo está passando por um momento crítico, pois a Moral Judaico-Cristã está sendo atacada. A Humanidade insiste em caminhar contra o Criador.
Deus é Santo, e Ele nos chama à santificação, mas essa Qualidade só é absoluta em Deus, porém é uma Qualidade a ser desenvolvida em nós. Mas, como podemos ser Santos? Se somos pecadores e caminhamos irracionalmente em nossa pecaminosidade, como podemos ser Santos?
Interessante que a Beleza é uma Qualidade que todos buscam. Fazem cirurgias plásticas, trocas de narizes, tinge-se cabelos, etc. A isso chamamos de "caminho da felicidade", mas quando se trata de outra Qualidade a Santidade, aí parece ser um fardo que poucos querem. Mas, a pergunta é: "O que nos torna semelhantes a Deus?" Seria a Beleza de Saul ou o Coração de Davi (Santidade)?
Fomos criados à Imagem e Semelhança a Deus. O que isso quer dizer?
Semelhança a Deus: "Santidade" (Espírito)
Imagem de Deus: "Inteligência, Emoção e Vontade". (Alma)
Materialidade: "Vestígios de Deus" (Corpo) 
Todo animal traz em si "Vestígios de Deus", mas não imagem e semelhança.
Hoje se discute muito se Deus pode ou não ter Emoção, como: Ira, Ódio, Tristeza, etc. (Falarei disto em outra ocasião).
Contrariamente ao que se prega no Marxismo sobre igualdade, neste mundo não há dois iguais: Não há dois homens iguais dos oitenta bilhões que já viveram neste planeta; não há dois flocos de neve iguais entre trilhões que existem; não há dois diamantes iguais; não há dois cantos de galo iguais; não há dois cães iguais; não há duas digitais iguais; não há anjos iguais. Porém, o importante para os Marxistas é Combater contra Deus de frente, e dizer que somos melhores do que Ele, pois podemos fazer "justiça" e tornar os homens Iguais. Dê mil Reais a cem pessoas hoje e amanhã, umas estarão com cinco mil e outras com nada. As Capacidades não são iguais. A Materialização da Moral imanentiza a Esperança, mas descaracteriza o Espírito.
A Luz é uma Qualidade absoluta em Deus, mas nos homens é apenas uma fagulha, porém, para aqueles que estão em Cristo a Luz Divina brilha em seu ser, pois o Espírito humano é a Lâmpada do Senhor. Provérbios 20:27
Quando Deus disse, "Haja Luz", Ele estava doando de si que nele há em Grau absoluto.
Vivemos no Mundo das Trevas e poucos alcançam a Luz, pois ele veio ao Mundo. A saber, a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem (João 1:9). Seja você um iluminado!