O termo grego para jactância significa empinar o peito ao falar. Esta é verbalização do orgulho, diretamente oposta á "mansidão e benignidade de Cristo" (II Cor. 10:1). Já a arrogância é o oposto de humildade, é uma exibição. Arrogante de auto-estima excessiva e, no geral, manifesta desprezo completo pelos inferiores. Este foi o principio de satanás, quando queria ser maior do que Deus. Nós como filhos de Deus devemos nos arrepender dessa atitude e andar em humildade diante do Senhor.

 Sl. 52: 7 – Eis o homem que não fazia de Deus a sua fortaleza; antes, confiava na abundância dos seus próprios bens e na sua perversidade se fortalecia.

Pv. 16: 5 – Abominável é ao SENHOR todo arrogante de coração; é evidente que não ficará impune.

_Pv. 29: 23 – A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra.

A ARROGÂNCIA É FRUTO  DE UMA PROSPERIDADE DESEQUILIBRADA.

 Sl. 62: 10 a 12 – Não confieis naquilo que extorquis, nem vos vanglorieis na rapina; se as vossas riquezas prosperam, não ponhais nelas o coração. Uma vez falou Deus, duas vezes ouvi isto: Que o poder pertence a Deus, e a ti, Senhor, pertence a graça, pois a cada um retribuis segundo as suas obras.

 II Cr. 26: 16 - Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração para a sua própria ruína, e cometeu transgressões contra o SENHOR, seu Deus, porque entrou no templo do SENHOR para queimar incenso no altar do incenso.

  A ARROGÂNCIA TERÁ A DISCIPLINA DE DEUS.

 Is. 37: 29 – Por causa do teu furor contra mim, e porque a tua arrogância subiu até aos meus ouvidos, eis que porei o meu anzol no teu nariz, e o meu freio, na tua boca, e te farei voltar pelo caminho por onde vieste.

 Is. 13: 11 - Castigarei o mundo por causa da sua maldade e os perversos, por causa da sua iniqüidade; farei cessar a arrogância dos atrevidos e abaterei a soberba dos violentos.

 A ARROGÂNCIA É DE PROCEDÊNCIA MALIGNA.

 Tg. 4: 16 - Agora, entretanto, vos jactais das vossas arrogantes pretensões. Toda jactância semelhante a essa é maligna.