Localizar uma mulher cabível a detalhar a violência sexual, certamente, foi um grande desafio de Deus e que a profissão de jornalista me confiou. O fato é que as pessoas no geral, sendo vítimas ou não, são muito fechadas para falar sobre o tema e, por conseqüência, os agressores continuam agindo livremente. Vale lembrar que o silencio e a omissão geram falta de informação. Por isso, com o objetivo de mostrar a agressão como ela é, e tentar acordar olhos ignorantes, eu – Dalila Penteado, escrevi o livro-reportagem Cicatrizes – Relatos de Violência Sexual.

Por meio da obra, idealizo inclusive promover reflexões e encorajar cada vítima a buscar ajuda; Mostrar que é preciso tratar as marcas externas e internas; Aprender a trabalhar o psicológico e seguir avante. Certamente, entregar-se às lembranças do estupro é permitir a presença do agressor todos os dias dentro de si. Então, não queira isso para a sua vida, mande-o embora de você; tente lavar a alma e viver. Em histórias verídicas e descritas por pseudônimos, trago ao leitor momentos de intensa dor, intimidade invadida, sobrevivência e superação.

Publicado pela Palavra e Prece Editora, o livro tem 176 páginas e apresenta cenários que marcaram muitos corpos e essências. Um exemplo disso é a história de Girassol, uma jovem que aos 17 anos, junto das duas amigas, sofreram com dedos na vagina, mordidas, arranhões, esfaqueamento e muito, muito mais. Amarrado e torturado, Beija-flor, o namorado de uma delas, testemunhou e sofreu sem saber o que fazer. Após uma madrugada inteira de violência, o trio de agressores fugiu deixando para trás as vítimas. Com o pulmão perfurado e toda fragilizada, Girassol se arrastou em busca de ajuda e sobreviveu por um milagre Divino. Entre outros relatos, o Cicatrizes traz histórias de mulheres que vivem lutando contra os traumas e que precisam de nós para compreendê-las sem pré-julgamentos.

Ficha Técnica
Formato: 14 x 21 cm
ISBN: 978-85-7763-115-5
Código de barras: 9788577631155

Para mais informações, acesse o blog: http://vossacritica.blogspot.com/