Álly Wia estava deitado na cama, olhando para o teto. Ele pensava em como sua vida mudou desde que chegou à cidade. Ele era filho de agricultores da roça e sempre sonhou em estudar e ter uma vida melhor. Quando chegou à cidade para morar com a irmã, Nieska Frele, ele sabia que estava dando o primeiro passo para alcançar seu sonho.

Mas ele nunca imaginou que se apaixonaria tanto pelos livros. Desde que chegou ao Colégio Santos Dores, ele passou a gastar todo o seu tempo livre lendo. Ele adorava mergulhar em novos mundos, conhecer novos personagens e aprender coisas novas.

Álly sorriu para si mesmo, pensando em quanto amava os livros. Ele sabia que eles eram sua paixão e que ele faria qualquer coisa para ficar perto deles. Ele decidiu que, assim que se formasse, ele publicaria seus próprios livros para que pudesse compartilhar sua paixão com outras pessoas.

Ele se levantou da cama, foi até a estante e pegou um livro. Ele abriu-o e começou a ler, mergulhando em outro mundo. Ele sabia que os livros sempre seriam sua paixão e que ele dedicaria sua vida a eles.

"Vem, meu amigo, vamos viajar juntos pelas páginas deste livro," pensou Álly, sorrindo para si mesmo. "Estou ansioso para mostrar a você o quanto amo os livros”. Depois de folhear e ler algumas páginas, deixou o livro onde havia o encontrado.

Álly não podia acreditar que ele havia chegado tão longe, e tudo graças ao amor pelos estudos e dedicação total a eles.

Ele se lembrou de sua primeira escola, Fazenda Ponteira, onde sua mãe o matriculou em um esforço para lhe dar uma educação. Embora as condições na escola fossem precárias, ele sempre teve uma paixão pela aprendizagem e absorveu tudo o que pôde. Álly então mudou-se para a Escola Leon Riacho das Malhas, onde seu amor pelos livros só aumentou, após ler uma série de livros interessantes.

Mas foi no Colégio Santos Dores, onde Álly finalmente conseguiu deslumbrar seu potencial e foi lá que ele concluiu seu ensino médio com louvor. 


Álly Wia, outra vez estava sentado na sua cama com um livro nas mãos. Era um livro antigo que sua irmã Nieska Frele havia trazido para ele da biblioteca da escola. Ele sentiu-se imediatamente atraído pela capa desgastada e pelas páginas amareladas. A cada página que virava, ele sentia como se estivesse entrando em um novo mundo, longe da dureza da vida que ele tinha conhecido na fazenda onde cresceu.

Ele se lembrava das tias que ficaram na fazenda, bem como de seus irmãos, todos trabalhando duro para sobreviver. Enquanto lia, seus pensamentos viajavam para sua infância difícil, que incluía trabalhar na roça, fazer rapadura, procurar cana-de-açúcar e ajudar a carregar bananas para vendê-las. Mesmo com todo esse trabalho, eles eram pagos com um preço irrisório.

No entanto, ao invés de deixar esses pensamentos de tristeza dominarem sua mente, Álly sentia que eles o motivavam a continuar a ler. Ele sabia que a leitura era sua escapatória para um mundo melhor e que ler abria portas para novos conhecimentos e perspectivas. Ele acreditava firmemente que os livros eram o seu caminho para o sucesso e a realização de seus sonhos.

Álly não podia imaginar que um dia ele estaria sentado na sua cama, lendo um livro antigo, mas ele sabia que era aquele livro que o faria chegar lá. E assim, ele continuou a ler, mergulhando profundamente em cada página, sempre animado com a ideia de que a próxima página traria novas descobertas e conhecimentos.

 

Padre Joacir d’Abadia, Filósofo, autor de 16 livros, Especialista em Docência do Ensino Superior, Bacharel em Filosofia e Teologia, Licenciando em Filosofia, Professor de Filosofia Prática. Acadêmico: ALANEG, ALBPLGO, AlLAP, FEBACLA e da "Casa do Poeta Brasileiro -  Seção Formosa-GO"_ Contato: (61) 9 9931-5433 | Segue lá no Instagram: https://www.instagram.com/padrejoacirdabadia/