Aqui esta uma Biografia para as horas de descanso.

Não foi escrita com o cunho técnico e cientifico de um especialista; nem tão pouco pela pena de um profissional da historia; não foi elaborada com a rasbuscada argumentação de um filosofo, mas na linguagem simples de quem viveu durante nove anos dentro de um mundo cruel e sem amor observando e tirando conclusões para depois repartir com outros as emoções experimentadas e as lições aprendidas nessa terra de ninguém. É uma narração viva e sincera de tudo o que se pode assimilar nesse mundo onde se desenrolaram os mais dramáticos acontecimentos.

Não pretendo com isto afirmar que esse trabalho seja completo: em se tratando de prisão é de complexa continuidade, cada capitulo é a narração daquilo que se me apresentou á observação dos olhos, corpo e mente.

Assim como vivi e vi, escrevi. Portanto seja quem for o leitor, o meu sincero desejo é que encontrem no seu conteúdo tantas coisas úteis, boas e proveitosas, como haveria de encontrar brilhantes gotas de orvalho a marchetar a verde relva e sobre a terra numa madrugada de sereno.