MONOGRAFIA REALIZADA PARA PÓS GRADUAÇÃO

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo pontuar aspectos relevantes concernentes ao planejamento social, bem como fazer uma análise conceitual sobre as diversas maneiras de se pensar planejamento, particularmente com respeito a políticas públicas. O planejamento no ambiente organizacional ou na implementação de políticas públicas parte dos mesmos princípios já conhecidos e praticados por todos, entretanto em via de regra envolve um conjunto de atores com visões e expectativas diversas e uma infinidade de fatores políticos-institucionais que norteiam o processo de tomada de decisão e regulam a prática cotidiana comum, cuja responsabilidade por seu êxito, passa a ser de uma coletividade, e não mais do indivíduo em seu universo pessoal.

Contribuirá à reflexão sobre o exercício profissional do gestor social, frente as exigências postas pela complexidade do trabalho coletivo e a necessidade de um profissional ético, capaz de gerir pessoas e que saiba interagir com diversos segmentos da sociedade desenvolvendo um trabalho interdisciplinar onde há um processo de integração recíproca entre várias disciplinas e campos de conhecimento.

Abordando o âmbito do projeto de intervenção, elencaremos a contribuição do gestor social para que tal trabalho tenha uma resposta significativa a sociedade que dele fizer uso, pois o projeto de intervenção deve assegurar respostas à problemática identificada e ter um propósito claramente definido, uma vez que essas características são imprescindíveis para assegurar o bom desenvolvimento de projetos e facilitar as atividades de avaliação.

Perceberemos a importância das redes de trabalho que, além de aumentar a capilaridade das ações, tem muitas outras vantagens como a troca de experiência entre os vários atores institucionais que potencialmente podem transformar-se em acúmulo de experiência e de conhecimento.

Além desta introdução, este texto está organizado em mais quatro seções. Na próxima seção, apresentam-se os diversos conceitos apresentados sobre planejamento. Na segunda seção, discute-se a organização e prática do planejamento social. Na terceira seção é levantada a discussão a respeito dos projetos de intervenção e o papel do gestor social e por ultimo, na quarta seção abordaremos as metodologias de trabalho e pratica do gestor social: interdisciplinaridade e a importância das redes de trabalho. Ao final do texto são apresentadas as considerações finais.