UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOUFPE
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANASCFCH
GRADUAÇÃO EM ARQUEOLOGIA

Disciplina: Evolução humana e cultura
Docente: Sergio Monteiro
Aluna: Edjane  Silva Costa de Alencar

Data: 15 de julho 2021

 


SILVA, S. F. S. M. Assim caminhou a Humanidade. Neves, W.A. Rangel Júnior, M.J. Murrieta, R. S. (orgs). São Paulo: Palas Athena, 2015, 318p. (Resenha). CLIO Arqueológica, 34(3): 171-193, 2019.
RESUMO

O dado resumo tem por objetivo apresentar alguns pontos elencados pelo Professor/doutor em Arqueologia pelo MAE, Sergio Monteiro, em sua resenha publicada pela revista Clio arqueológica, ligada à Universidade Federal de
Pernambuco, Produzida a partir da obra do Walter Alves Neves "Assim caminhou a humanidade". O Walter é biólogo, arqueólogo e antropólogo evolutivo. O texto aborda nas suas páginas iniciais a necessidade de obras sobre a evolução humana traduzidas para o português. Ele elenca algumas importantes obras, como: The human career, de Richard klein e The human lineage - de Cartmill e Smith, entre outras obras.O professor Sergio Monteiro também cita alguns outros livros em português, e fala da similaridade que possuem com "Assim caminhou a humanidade", sendo dois deles: Como nos tornarmos humanos, da Eugênia Cunha, e duas traduções do livro Evolução humana, de Roger Lewin. Um pouco mais adiante, é citada uma nota do Repórter e colunista da Folha de São Paulo, Reinaldo José Lopes que aponta algumas proposições lidas no livro Walter, sendo elas: a gênese dos primatas; como nos tornamos bípedes e o que teria ocasionado a extinção dos neandertais.
Nos parágrafos a seguir ele apresenta pontos importantes da obra, capítulo por capítulo. No capítulo 1, ele pontua as características físicas gerais dos primatas, sua classificação e diversidade. No segundo capítulo, é abordado a história evolutiva dos primatas. No capítulo seguinte é apresentado as características de três gêneros de pré-australopitecíneos, com idades entre 7 e 4,4 milhões de anos. No capítulo 4, é elencado a questão da origem e dispersão do gênero Homo. No seguinte capítulo, é pontuado tema acerca dos Neandertais. Já no capítulo 6, o tema apresentado é a dispersão dos humanos modernos, no mesmo capítulo é abordado a "explosão" de criatividade no período do paleolítico superior e o crescimento da cultura. E por fim, no último capítulo, o professor Sergio apresenta em sua resenha, o tema final da obra do Walter, que é o período Neolítico: a domesticação e origem da complexidade social.