Os Desafios enfrentados por Professores não índios em Comunidades Indígenas Munduruku: Analise de duas escolas do interior do município de Jacareacanga, Pará.

João Paulo Silva Pessoa

 

Esta monografia tem como tema Desafios da Atuação de Professores não índios em comunidades indígenas Munduruku: Analise de duas escolas do interior de Jacareacanga – Pará. Tem como objetivo geral evidenciar o professor não índio e delimitar suas atividades de docência superando as árduas barreiras para contribuir com educação do povo Munduruku. Observa-se o grande quantitativo de aldeias

 No interior do município de Jacareacanga. Gradativamente essas comunidades solicitam a contratação de professores não índios para atuarem na educação nas séries de 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Essas Aldeias estão situadas, em sua maioria, em lugares continentais geograficamente, nas margens de rios, rodovias, e outras em campos completamente isoladas. Com populações variadas de uma comunidade para outra, algumas contam com apenas uma família e outras chegam a superar trezentas famílias. Considerando a distancia, os meios de transporte e a falta de condições básicas para o acesso a essas comunidades viu-se a necessidade de analisar o exercício da docência nas comunidades indígenas do interior do município de Jacareacanga, através de uma pesquisa bibliográfica, acrescida de uma pesquisa de campo, entrevistando dezenove professores não índios das Aldeias da Terra Indígena Munduruku, constatando problemas na atuação desses nas comunidades, em razão de vários fatores: a língua Munduruku, a falta de material didático adequado à realidade do indígena, dificuldade de acesso em função da ausência de transporte, além do impacto sociocultural, necessitando, por essas razões capacitação especifica para atuar com educação diferenciada e bilíngue.

 

 

 

Palavras – chave: Desafios – Professores não índios – Aldeias – Munduruku –Educação diferenciada.

 

Acadêmico do Curso de Licicenciatura Plena em Pedagogia. Resumo TCC: Desafios da Atuação de Professores não índios em comunidades indígenas Munduruku: Analise de duas escolas do interior de Jacareacanga – Pará.Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia, Faculdade de Itaituba - FAI, Itaituba/Pará - 2018.