Ao entrar em uma livraria, as opções de títulos são de grande variedade. Não poderiam estar de fora desses os livros que tratam de temas cristãos, entre os mais conceituados, os que são escritos por pastores. Estes, por sua vez, veem na literatura uma forma de disseminar sua mensagem e eternizá-la nas páginas de um livro.

A Editora Oxigênio possui em seu time nomes de peso, como Charles Spurgeon, R. A. Torrey, Andrew Murray e George Macdonald, além de distribuir nomes importantes da literatura cristã nacional, como o do pastor Magno Paganelli, que ganhou prêmio ABEC por seu primeiro livro “E Então Virá o Fim”, e o pastor Markus Eberhart, que aborda temas voltados à vida cristã e edificação pessoal ao primar pela formação de lideranças.

Além do título pastoral, Paganelli é doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e já possui mestrado em Ciências da Religião e pós-graduação em Novo Testamento. Escritor que já publicou cerca de 30 obras, ele afirma que os cristãos, como cidadão tem suas demandas sociais somadas às espirituais. Dessa forma, segundo Paganelli, é preciso provê-los de literatura que “oriente como serem bons cristãos (isso inclui a vida espiritual individual até as funções de liderança) e bons cidadãos (que envolve o comportamento, a família e a vida social)”.

Para o pastor Markus Eberhart, além de ser uma excelente ferramenta de formação de opinião e fixação de conteúdos, escrever para o público cristão também é um grande desafio. Ele destaca que a atual geração não tem por costume ler. “Outra dificuldade é a “celularização” ou “internetização” do ser humano o que resulta na dificuldade com a leitura de impressos”, esclarece.

Além da importância da literatura cristã, Paganelli destaca que também pode-se evangelizar por meio dos livros, assim um pastor faz por meio de uma pregação. A diferença entre os dois, citadas pelo autor, é que durante uma pregação a resposta do público pode ser sentida automaticamente, sendo positiva ou negativa. “O processo de composição do texto exige um cuidado maior quanto à linguagem, a construção dos argumentos e na parte de pesquisa e referência, isto é, a documentação que ampara o que está sendo escrito”, argumenta. Eberhart ainda acrescenta que um pastor não pode, simplesmente, pegar uma de suas pregações e transcrevê-la em um livro. “Um livro precisa ser algo bem trabalhado, elaborado, com um excelente assessoramento editorial”.

Processo editorial

Markus Eberhart escreve há cerca de cinco anos e desde o início publicou seus livros em parceria com a Editora Oxigênio. O pastor conta que começou a empreitada em 2010, após ter sofrido um enfarto. Aconselhado pelo médico a diminuir o ritmo de seu trabalho pastoral, Eberhart, estimulado e desafiado pelo editor Léo Kades, começou a escrever. “Ele acreditou no meu potencial, me incentivou e me deu todo o assessoramento possível para o lançamento da minha primeira obra em nível nacional”, conta o pastor.

A proximidade com o editor foi um dos diferenciais que levou o pastor a, depois de seu primeiro livro, continuar escrevendo. Atualmente ele já lançou 12 títulos, um dos últimos “O Poder Renovador do Descanso” tem atingido grande destaque. Ele afirma que o profissionalismo é a marca registrada da Editora Oxigênio. “Só tenho elogios a tecer no que diz respeito a todo o processo gráfico-literário. Os contratos são respeitados e os prazos cumpridos rigorosamente. A editora é idônea. O diferencial fica por conta da relação quase que pessoal com os profissionais da área. Eles tratam o autor e sua obra como uma extensão de sua própria vida e de sua empresa. A Editora Oxigênio é uma fábrica de vida e de sonhos”, afirma o escritor.

Sobre o editor Léo Kades, Eberhart diz que ele tem um caráter excepcional, sendo responsável, ético e com visão de expansão. “Ele é um idealista, com experiência no ramo de produção literária, muito bem assessorado por sua equipe”, aponta. Desde o início, o pastor conta que tem sido muito fácil trabalhar sob a supervisão de Kades. “Ele é incentivador e muito criativo, sem ser cerceador. Ele vive a Editora oxigênio. Ele respira livros e exala conhecimento. Sua empolgação em falar de literatura é o que mais motiva um autor a continuar escrevendo”, salienta.

Se você é pastor e tem interesse em publicar livros, venha conhecer o trabalho de assessoria editorial da Editora Oxigênio.

Para publicar um livro basta ter um texto finalizado, os demais serviços necessários são oferecidos pela editora, como criação de capa de livro, revisão ortográfica, diagramação, ISBN, código de barras e impressão dos livros, tornando o processo de publicação muito mais simples.

Visite o site editoraoxigenio.com.br e sabia mais sobre esse trabalho.