INTRODUÇÃO

O homem por meio da palavra escrita firmou acordos e contatos, enviou mensagem, colecionou informações e dados. Porém, um dia utilizou a palavras grafadas para expressar suas ideias e sentimentos mais profundos, como formalização de seu olhar subjetivo sobre o mundo. e assim, a literatura se faz.
Além da invenção ou recriação de uma realidade, através de palavras, a literatura como todas as outras artes, reflete as relações do homem com o mundo e os seus semelhantes. na medida em que as relações se transformam historicamente, a literatura se transforma, visto que sensível as particularidades de cada época, aos modos de encarar a vida,de problematizar a existência, de questionar a realidade,de organizar a convivência social, etc.
Por isso, as obras de determinado período histórico,ainda que sejam diferentes uma das outras posso em certas características comuns que as identificam .essas características dizem respeito tento à mentalidade predominante na época quanto às formas, às convenções,e às técnicas expressivas utilizadas pelos autores.
Walt Whitman, o mais expressivo poeta norte-americano do século xix, diz num dos seus poemas:
Você leitor, que pulsa.
De vida e orgulho e amor,
Assim como eu:
Para você, por isso, os contos que aqui seguem!




JUTIFICATIVA

A elaboração desse projeto não ocorreu de modo aleatório, surgiu em função de uma ação diagnóstica, através da qual se constatou as dificuldades dos alunos em leitura, interpetração e escrita, bem como a falta de autoestima dos mesmos. a partir dessas reais necessidades, os educadores do colégio estadual Francisco Antônio de Brito, realizaram pesquisas, leituras, discussões e, por fim, concluíram (depois de uma reflexão coletiva) que deveria ser feito um trabalho onde o alunado demonstrasse toda a sua capacidade em atuar como sujeito crítico no meio em que vive. Sendo assim, nada mais interessante e prazeroso do que utilizar. A literatura brasileira como instrumento de interação cultural, artística, envolvendo esta unidade escolar e a comunidade em geral.
Verificando a realidade vivenciada no colégio estadual Francisco Antônio de Brito, no primeiro ano do ensino médio, percebemos a necessidade de trabalhar o projeto de forma contextualizada para uma melhor assimilação dos conteúdos, ou seja, para uma aprendizagem mais significativa.
Através de textos os alunos terão a possibilidade de interagir com a realidade que o cerca, despertando o interesse pela leitura e consequentemente mudando sua visão de mundo. É necessária uma articulação entre leitura a contextualização para que os docentes desenvolvam um senso crítico diante das transformações sociais.
Buscaremos trabalhar de forma contextualizada e dinâmica, realizaremos um trabalho a partir de vários tipos de textos para que os conteúdos possam ser estudados de forma dinamizada e simples facilitando a compreensão do educador e explorando as particularidades de cada um.
Neste sentido, este projeto surge no intuito de promover a aquisição do conhecimento dos alunos com dificuldade de leitura e aprendizagem.
Acreditamos na importância de um trabalho pedagógico que veja o aluno como um todo, que integre a família e a comunidade na busca da superação das dificuldades.

OBJETIVOS
Geral:

Familiarizar-se com a produção literária brasileira e suas diversas transformações no decorrer das décadas, inclusive a semana das Artes Modernas, como marco principal da nossa literatura.
Específicos:
Despertar e conscientizar para a importância da leitura para a formação do cidadão;
Compreender a relevância da literatura para a formação;
Compreender criticamente a realidade histórico-social de um povo através de suas manifestações linguísticas;
Usar a leitura como veículo de interpretação do contexto histórico e de prazer ou entretenimento;
Apresentar a importância da arte como conhecimento humano;
Utilizar diferentes registros, inclusive os mais formais da variedade linguística, valorizada socialmente, sabendo adequá-los às circunstâncias da situação comunicativa de que participam.

PRESSUPOSTOS TEÓRICOS

O conceito da leitura geralmente se restringe a decifração da escrita, sua aprendizagem, no entanto, está ligado por tradição ao processo de formação global do indivíduo, a sua capacitação para o convívio e atuação social, política, econômica e cultural. Saber ler e escrever para os gregos e romanos, significava possuir as bases da educação e para que esta fosse adequada à vida, teria que visar não apenas o desenvolvimento das capacidades intelectuais e espirituais, como também as aptidões físicas, possibilitando assim, a interação afetiva do cidadão na sociedade.
Através da leitura se realiza o processo de transmissão e aquisição da cultura. Daí a importância atribuída ao ato de ler. A leitura acontece em todos os lugares. Lê-se em casa, nas praças, nas ruas, nos metros, nos ônibus, nos aviões, no MSN, no Orkut, nos rótulos dos pacotes de biscoito, nas capas de CDs, legenda dos filmes, nas igrejas, nas agências bancaria.
Além de textos nas mãos, o indivíduo recebe outras mensagens escritas; placas, avisos luminosos, outdoors. Leitura essa indissociavelmente ligada à escrita, produzida de modo diversificada devido às diferentes circunstâncias de vida de cada sujeito.
O educador Paulo Freire (1997) em seu artigo, editado com livro: "A importância do ato de ler", refere-se à leitura da seguinte forma.
A leitura de mundo precede a leitura de palavra. Em outras palavras, o leitor utiliza todo conhecimento adquirido ao longo de sua vida. E este conhecimento é o que faz entender o texto. Ligado a este o conhecimento linguístico, conhecimento este que abrange a pronúncia, o vocabulário, as regras da língua, o conhecimento sobre o uso da língua, etc., nos leva a informar um significado global, a partir do conjunto de signos frasais
O conhecimento textual - conjunto de noções e conceitos sobre o texto são diversos tipos de texto (dissertação, narração descrição) e as formas de discurso (discurso direto, narrativo, indireto ? discurso descritivo e indireto livre ? discurso argumentativo).
Para haver compreensão durante a leitura, o conhecimento de mundo deve estar ativado. Subdivide-se em: conhecimento estruturado (quando ordenado) e parcial (inclui o que é previsível nas situações). Esse conhecimento é chamado de esquema. O esquema determina, em parte, nossas expectativas sobre a ordem natural das coisas.
A leitura não é um ato de decifrar ou adivinhar sinais gráficos, e sim um processo de interlocução, é o encontro com o autor que se dá pela palavra escrita. Daí a importância de o leitor busca significações constituídas a partir da leitura de muitos outros textos, tornando mais profunda sua compreensão dos livros e da vida.
Não se constitui leitura o mero passar os olhos na linha. Ela vai além, é: técnica é relação entre leitor e texto; exige acuidade intelectual, sensibilidade, experiência; envolve conhecimento e compreensão das palavras lidas, de ideias expressas, associação de significados, seleção de associação feia. Avaliação do que se lê criação.
Para aprender a lê é necessário uma critica e sistemática, que só pode ser adquirida através da pratica. Para Oliveira (2000) o processo de ler implica na decodificação ? traduzir os sinais gráficos: intelecção - diz respeito ao significado do que foi lida, interpretação ? apreensão da ideal nas relações entre texto e o contexto; aplicação do conteúdo.
A literatura, arte das escritas, dentre todas as possibilidades de leitura, a mais prazerosa e mais rica. Através dela tomamos contato com época distinta, universos distintos, pessoas que se liberaram da "lei da morte", produzindo textos que ainda repercutem na sensibilidade e na inteligência de todos aqueles que se interessam pela vida e pelo ser humano.
Quando o leitor se transforma em sujeito ativo, é um manancial de significações e implicações que vão sendo descobertas a cada leitura. Importante é o aprendiz notar que cada nova leitura lhe permitirá desenvolver novas significações, não destacadas nas leituras anteriores.

METODOLÓGIA
Trabalho foi dividido em ações:
1ª - bibliografia levantamento fio feito pelo professor; 2ª - foi solicitado aos alunos pesquisas sobre o tema propostos. As salas foram divididas em grupos; 3ª- após a pesquisa, foram feita as leituras e as interpretações dos textos literários (leitura e informação, romantismo e Semana das Artes Modernas); 4ª- para um melhor atendimento, solicitou-se aos alunos que escolhesse um texto para fichamento; 5ª - biografia dos poetas e escritores; 6ª - leitura e interpretação de textos selecionados pelos professores; 7ª - em grupos, alunos criam painéis, cartazes e paródias;
8ª - divisão das salas por temas:
Sala 1(1º ano do ensino médio, turmas: A,B e C) ?Literatura de informação; Sala 2 ( 1º ano do ensino médio, turma D) ? Literatura do Brasil; 9 ? reproduções de obras as Semana das Artes Modernas (quadros, charges); 10ª ? montagem de falas e dos cenários; 11ª ? ensaio com as turmas; 12ª ? feira literária ? apresentação à comunidade; 13ª ? Os alunos com dificuldade extrema serão enviados para o psicólogo (município).
RECURSOS
Para realização de todas as ações do projeto serão utilizados além dos recursos humanos (núcleo gestores, professores, alunos, funcionários, voluntários), os recursos permanentes e de consumo disponibilizados na própria escola. Tais Como:
TV Pen-Drive, DVD, Filmes, Data Show, Músicas, Textos diversos, Cartazes, Pincel atômico, Som, Livros, Internet, Papel ofício, Cola, Dicionário, Jornais e revistas, Cartolina, Tesoura, Gravuras, Fita adesiva, Hidrocor, Xerox
AVALIAÇÃO
A avaliação se dará durante todo o processo, observando a participação, o envolvimento de cada aluno nas tarefas apresentadas. Sendo que, cada dois professores ficarão responsáveis por uma turma, para facilitar a divisão de tarefas.
O ato de avaliar a leitura dos alunos implica em acompanhamento e reorientação permanente de aprendizagem que será realizada através do diagnóstico de dificuldades e programação das atividades.
Quinzenalmente os professores farão relatórios dos resultados obtidos com o desenvolvimento das atividades e interesses dos alunos em realizá-las.
Através do diagnóstico, os professores preencherão quadro com as principais dificuldades detectadas em sala de aula e reforço para direcionamento das ações das avaliações dos alunos.

RESULTADOS ESPERADOS

? Sanar as dificuldades de aprendizagem dos alunos, superando deficiências de leitura, escrita e raciocínio lógico.
? Fortalecer o acompanhamento dos pais para com seus filhos.
? Recuperar autoestima dos alunos envolvidos.
? Elevar o IDEB da escola.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
O exercício da aplicação do projeto no ensino médio conferem condições favoráveis ao melhor desempenho docente e a construção do conhecimento. Consequentemente o processo ensino-aprendizagem é parte integrante da prática adquirida durante todo período, salientando a importância da aproximação do aluno à realidade na qual irá atuar, sendo um processo criador de investigação, intenção e interpretação da realidade.
Por entendermos que a leitura é realmente importante para um bom desenvolvimento escolar e não apenas um preenchimento do tempo ocioso considerou que a leitura numa unidade escolar, tem um papel fundamental para o pleno desenvolvimento da proposta pedagógica da escola, bem como ajudar a desenvolver no aluno todas as suas potencialidades.
Acreditamos que só avançaremos com a conscientização e a reflexão de que formar cidadão crítico é a meta principal de um educador que respeita a sua aluno. É preciso incorporar as práticas de aquisição da escrita a da contextualização dos conteúdos, pois, caracteriza-se em um processo contínuo que depende, principalmente, da visão que temos relação ao mundo, respeitando um contexto social do educador, nos aproximando do seu universo. Tão sedento de descoberta e tão podado pela insensatez humana.
O trabalho com projeto foi um momento de conhecimento, reflexão que se configurou um grande referencial de interligação teórica e prática, contribuindo para nossa formação profissional.

REFERÊNCIAS

ALEMBERT. F. A Semana de 22. - A AVENTURA MODERNISTA no BRASIL. São Paulo: Scipione. 2002.
AMARA. E. (et. All). Nova palavra: Leitura, Gramática, Redação. Volume Único. São Paulo: FTD, 2000.
CAMPEDELI. S.Y. Português, Literatura, Produção de Texto e Gramática. Volume Único. São Paulo: Saraiva 2000.
FRREIRA, A. B H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
MOURA, F. M.& FARACO, C. E. Língua e Leitura. Volume Único. São Paulo: Ática, 1998.
OLIVEIRA, C. B. Arte Literária Brasileira. São Paulo: Moderna.2000.
SARMENTO, L.L. TUFANO, D. Português, Gramática, Produção de texto. Volume Único. São Paulo: Moderna, 2004.
SOARES, Magda. Linguagem e Escola. São Paulo: Ática, 1986.

Sites: http:/www.filosofia.org.br/soletrar
http:/www.usinadeletras.com