O Naturalismo brasileiro

11.1.ORIGEM E NO BRASIL:

O Naturalismo é uma corrente integrada ao Realismo, que assume novas características, aproximando o homem ainda mais do real, até mesmo com um certo exagero.

O combate ao Romantismo torna-se ainda maior. Eles ridicularizam tudo: a vida do homem, seus sentimentos e emoções. As características passam para o lado patológico. Apresentava a coisa como era, porém notamos um certo exagero para o lado negativo. A exploração sexual foi intensa, porém não apresentava o lado belo, bom e positivo do sexo, mas como uma coisa suja, nojenta e repugnante. O predomínio da razão, parece passar para o lado do instinto. O homem não faz aquilo que ele quer, mas aquilo de que necessita (comer, beber, dormir, rebelar-se quando atacado, sexo quando necessário). O homem é apenas um produto do meio.

Apareceu o Naturalismo francês com Emile Zola em 1867 que publicou duas obras:
Thérèse Raquim e Le Roman Experimental.

O Naturalismo no Brasil já apresentava algumas características em Machado de Assis
e Raul Pompéia, mas firmou-se em 1881 com a publicação de "O mulato" de Aluísio de Azevedo. Sua obra teve uma grande aceitação na época.

11.2.CARACTERÍSTICAS DO NATURALISMO:

São as mesmas do Realismo, acrescidas de outras próprias do Naturalismo:
ä)Materialismo-Religião como instituição social;
b)Domínio do ambiente sobre o homem;
c)Vulgarização dos sentidos:sexo em qualquer lugar;
d)Exploração das taras humanas, instintos, neuroses, cargas hereditárias, casos patológicos;
e)Preocupação com o científico (explicar tudo através da ciência, usos de termos médicos);
f)Comparação do homem com o animal (as mesmas necessidades);
g)Uso de termos e palavras grosseiras;
h)Sensualismo exagerado, desprezo pelas partes do corpo, principalmente as sexuais;
i)A natureza como lugar apropriado para a prática erótica.

11.03.AUTORES E OBRAS:

1.Aluísio Tancredo Belo de Azevedo (São Luis Ma 1857-Buenos Aires 1913) teve vida atribulada, escrevendo por necessidade, produzindo romances e contribuindo em vários jornais. Foi boêmio. Mais tarde foi diplomata e serviu na Espanha, Itália, Japão e Argentina.Escreveu e divulgou seus trabalhos através da imprensa para atender a massa popular. Introduziu o Naturalismo no Brasil com "O mulato". Também com ele surge o romance social. Sua obra contém uma boa dose de pessimismo, ausência de sentimentalidade. Obras: "O mulato","Casa de Pensão","O cortiço","Uma lágrima de mulher", "Memória de um condenado", "O coruja", "O esqueleto", "A mortalha de Alzira", "Os demônios".

2.Júlio Cesar Ribeiro (Sabará MG 1845 - Santos 1890) Foi professor e jornalista. Era orgulhoso e violento, porém muito culto. Conhecia profundamente a gramática inglesa, aplicando-a à língua portuguesa. Foi abolicionista e republicano. Sua obra mais importante foi "A carne" que é muito pobre e vazia, fugindo tremendamente da proposição de Zola. Ele quer provar a superioridade do instinto sobre a intelectualidade (Lenita, moça fina, muito culta , deixa-se dominar por Barbosa, um grosseiro, apesar de muito experimente). Obras: "A carne", "O Pe.Belchior da ponte", "Cartas Sertanejas".

3.Herculano Marcos Inglês de Souza (Óbidos Pa 1853- Rio 1918) Formado em Direito, exerceu a advocacia e foi bom romancista. Sua obra mais importante foi "O missionário". Aproxima-se bastante de Zola. Mostra o caráter exterior das pessoas. "O missionário" é um livro que entontece, embriaga e farta como uma bebida forte do Amazonas (Araripe Júnior). Neste livro o autor narra um missionário que combate toda a espécie de mal, porém, aos poucos, deixa-se levar por Clarinha com quem passa a conviver mais tarde. Obras: "O missionário", "O coronel Sangrando", "Cenas da vida Amazônica", "O calculista".

4.Adolfo Ferreira Caminha (Aracati CE 1867- Rio 1897) Foi marinheiro. Contribuiu para a literatura brasileira com "A normalista". Escreveu sobre problemas sexuais. "A normalista é a história de um incesto entre Maria do Carmo e seu padrinho João da Mata. Obras: "A normalista", "Bom crioulo", "A tentação", "Judith", "Lágrimas de um crente", "No país dos Ianques".

5.Domingos Olímpio Braga Cavalcanti (Sobral CE 1850 -Rio 1906) Formado em Direito em Recife, exerce atividade jornalística. Foi republicano e promotor em Sobral. Funda a revista: "Os anais". Sua principal obra é "Luzia Homem". Ele é um dos últimos autores do Naturalismo. O livro "Luzia-Homem" focaliza o linguajar nordestino. Obras: "Luzia-homem","O Almirante". Quase toda a obra deste autor permanece inédita.

6.Manuel de Oliveira Paiva (Ceará 1861-1892) Escreveu duas obras: "Dona Guidinha do Poço", "A afilhada". Este autor também está com a maior produção ainda inédita.

11.4.HISTORIOGRAFIA E CRÍTICA:

A historiografia se desenvolve acentuadamente nesta fase. Também a crítica literária recebe muitos representantes.
Tobias Barreto no Recife foi o pioneiro em divulgar a historiografia. Foi o incentivador e graças a ele, vários historiadores apareceram. É grande a lista de historiadores e críticos literários desse período. Entre os historiadores temos:

1.Sílvio Romero - "História da Literatura Brasileira", "A poesia contemporânea"
2.Tristão de Araripe Júnior: "O movimento de 1893", "O Ateneu e o romance Psicológico.
3.José Veríssimo- "Estudos da Literatura Brasileira", "História geral da civilização".
4.Capistrano de Abreu - "Capítulos da História colonial", "A língua dos Bacairis".
5.João Ribeiro - "Fabordão", "Páginas Estéticas"
6.Oliveira Lima - "Sete anos de república no Brasil", "Aspectos da Literatura Colonial".
7.Rocha Pombo- "História do Brasil";
8.Eduardo Prado - "Fatos da ditadura militar no Brasil"

11.5.ORADORES, JORNALISTAS, TEATRÓLOGOS:

No Realismo-Naturalismo tivemos também importantes oradores, homens de alta erudição e eloqüência. Apareceram também ótimos jornalistas e houve destaque no teatro:
1.Joaquim Nabuco - "Minha formação", "Um estadista no Império".
2.Dom Aquino Correa - "Odes", "Nova et Vetera", "Um flor do clero Cuiabano".
3.Artur Azevedo- "O liberato", "A filha de Maria Angu", "Os noivos", "Almanjara".