Á perspectiva do método de composição referente ao texto literário, cujos pontos teóricos recaem no princípio de uma relação entre os métodos de análise e síntese, requer uma observação sutil, sobretudo ao partir do pressuposto de que em quase todas as classes de composição literária o raciocínio indutivo e dedutivo é um ponto da maior importância; uma vez que a relação entre sujeito e objeto manifesta-se por meio do pensamento – articulando signos, ligando ou unindo as representações em cadeias; engendra-se, neste escrito, uma leitura de “O seio nu” de Ítalo Calvino.

O ponto nodal configura-se em mostrar a percepção da análise e síntese dentro da composição literária: trazer à baila a tessitura que erige este texto calviniano como um mundo de valores, onde os muitos modos de conhecer a narrativa dependem da postura do sujeito diante do objeto de conhecimento: o senso comum, a ciência e a arte são formas de conhecimentos presentes em “O seio nu”, pois cada um, a seu modo, busca desvendar os segredos do mundo ficcional, atribuindo-lhe no processo de composição uma forma estética, um sentido artístico.