O estudo da literatura, ou seja, dos textos literários têm sido uma via de acesso aos mais variados gêneros textuais, pois assim o discente e o docente estão aproveitando uma habilidade ímpar dada aos seres humanos que é a capacidade da linguagem. Nós fomos presenteados por uma incrível habilidade de comunicação, tão natural que, muitas vezes, não damos a ela seu devido valor. É algo que possibilita o ser humano “entrar na mente” de outro ser humano, despertando curiosidade, aguçando imaginação, manipulando idéias, mudando atitudes, gerando conflitos, tudo apenas com o poder do uso das palavras.

Não se concebe a leitura como um ato solitário, pois o leitor participa de uma comunidade de leitores, onde as leituras são partilhadas como experiências vividas e o caminho que nos conduz até o literário passa por uma predisposição individual, mas também por mediações externas como é o caso do professor de português ou literatura em relação aos seus alunos.

Os PCN nos apresentam uma lista de razões sobre a importância da leitura, que vai desde “ampliar a visão de mundo e inserir o leitor na cultura letrada a aproximar o leitor dos textos e os tornar familiares – condição para a leitura fluente e para a produção de texto”.

Os PCN ainda acrescentam: “Além das condições descritas, são necessárias propostas didáticas especificamente no sentido de formar leitores”. E apresentam sugestões de trabalho com os alunos, como: leitura diária, leitura colaborativa, projeto de leitura, atividades sequenciadas de leitura, atividades permanentes de leitura e a leitura feita pelo professor.

Além de propormos e monitorarmos algumas práticas pedagógicas em textos literários, como fábulas, narrativas curtas e contos de fadas, com a apropriação da leitura, escrita, reescrita e revisão desses textos, seguiremos algumas recomendações apresentadas pelos PCN, no tocante ao estímulo a reflexão e a análise sobre a língua por nossos alunos. São formas de trabalharmos os elementos estruturais através de formas mais práticas e contextualizadas.

Citaremos os eixos propostos  pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, como aprendendo com textos, revisão de texto, ortografia, pontuação e aspectos gramaticais.

Assim, o ensino das estratégias de compreensão dos textos em estudo contribuirá para dotar os alunos dos recursos necessários para aprender a aprender.