Construtivismo  de Emília Ferrero.

Construtivismo como teoria pedagógica. 

É uma teoria epistemológica da construção do saber inspirada nas formulações do grande teórico suíço Jean Piaget que viveu dos anos 1896 a 1986.

O método desenvolvido por ele procura valorizar o desenvolvimento do aluno no processo sistematizado do saber,

A teoria a respeito do conhecimento, sendo que o educando é provocado a encontrar as respostas a partir do seu saber a priori.

É importante levar em consideração os conhecimentos já acumulados, sua interação com o meio ambiente, com a realidade propriamente dita.

  A importância da valorização da experiência e da racionalidade no desenvolvimento dos processos de sínteses e construção.

Emilia ferrero, que foi aluna de Piaget, ampliou a teoria para o campo da leitura, desenvolvendo a seguinte tese, é possível que a criança possa alfabetizar sozinha, desde que encontre ambiente favorável, ao contato com letras e textos.

Para Emilia Ferrero, é importante para uma educação da construção, que aluno seja de fato o sujeito do mecanismo educacional, participando ativamente do próprio aprendizado.

Como desenvolve o processo pedagógico, a valorização do campo empírico e da racionalidade, uma junção da elaboração do saber por caminhos interacionistas, naturalmente que deve ser valorizado a pesquisa em grupo.

O professor deve despertar o estimulo a dúvida por meio de raciocínios que dever caminhar para o desenvolvimento da sua logicidade entre os procedimentos.

A ação pedagógica formula-se exatamente no momento que estabelece as propriedades dos objetos em estudos, fazendo essencialmente a construção das caracterizações empiricamente das determinações dos próprios objetos.

Vamos pegar um exemplo a respeito da disciplina Matemática, noções construídas de proporção, quantidade, causalidade, volume entre outras complexidades, a criança descobre por meio da interação  com o meio em que realiza o mecanismo da construção do saber.

Com o tempo vão formando esquema que lhe permitem agir a respeito de uma realidade de modo mais complexo possível, de tudo que poderia construir inicialmente com reflexos iniciais do procedimento pedagógico.

O comportamento construtivo da criança vai enriquecendo com o comportamento diariamente, construindo a própria realidade epistemológica, possibilitando inclusive ao aluno fazer antecipações a respeito do que irá acontecer.

O que é importante saber a respeito do método, o erro é enfatizado não na perspectiva da retenção, mas como um caminho natural ao mecanismo da construção da aprendizagem.

Emilia Ferrero condena todas as formas de rigidez nos procedimentos de ensino, as avaliações padronizadas, por exemplo, a utilização do material didático demasiadamente não contextualizado ao universo do aluno.

As disciplinas têm que serem voltadas para reflexão contínua, no procedimento diário da auto-avaliação, com efeito, a escola não pode ser considerada rígida.

A pedagogia construtivista é mais que uma linha pedagógica, porque essa epistemologia é também uma teoria psicológica aplicada à pedagogia da construção do saber.

Portanto, o construtivismo como teoria psicológica procura ajudar a entender como a pedagogia precisa modificar as estratégias da construção do saber favorecendo ao desenvolvimento da construção.

Edjar Dias de Vasconcelos.