Professor de português, Pero Vaz de Caminha supostamente nascido no ano de 1450 em Porto- Portugal, filho de Vasco Fernandes Caminha descendente de povos antigos de Neiva. Seguindo a profissão de seu pai, após ter participado da batalha de Toro recebeu cargo importante na casa da moeda, antigo posto de seu pai. Também foi vereador, nessa época casou-se e teve uma filha Isabel Caminha que se juntou com um rapaz violento que foi deportado a seu país.

            A carta de Pero Vaz de Caminha é a certidão da descoberta do Brasil exposta somente no século atual, datada em primeiro de maio servindo como documento histórico. Caminha foi eleito escrivão de Pedro Álvares Cabral após ter descobrir as primeiras terras brasileiras sem saber de fato, em sua carta ele relata como é o Brasil, ele também expõe o primeiro contato entre indígenas e portugueses logo quando o Brasil foi descoberto em 1500.

           Caminha descreve na carta as primeiras terras, nela ele conta tudo que ele vê, as curiosidades, conta a primeira vez que viu índios citando suas características. Ele queria relatar para o rei D. Manuel tudo o que sentia, ouvia e via nessa caminhada de descobertas. Ao final de sua carta ele faz um pedido ao D. Manoel que libertasse seu genro da ilha de São Tomé que estava preso.

           Após esse fato, Caminha viajou para a Índia onde pretendia se estabilizar, mas não conseguiu, Cabral mandou tropas para Calecute, na Índia por causa de habitação deles em suas terras, entrou em conflitos portugueses e indianos, Mais Cabral agiu com muita violência tirando a chance de Calecute vencer, assim acontecendo o pior. Milhares de vitimas inclusive ele, Pero Vaz de Caminha em 1500.

            A carta feita por Pero Vaz de Caminha tem mais de cinco séculos, foi dada ao arquivo nacional e guardada na Torre de Tombo, guardada a sete chaves em Lisboa- Portugal, apresentada somente em eventos grandes e importantes, já foi exposta nas exposições de Brasília, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo.