Brasil: Terra Tupiniquim ou Terra dos Papagaios
 
Brasil: Terra Tupiniquim ou Terra dos Papagaios
 


Brasil: Terra Tupiniquim ou Terra dos Papagaios

Não é raro ouvirmos alguém se referir ao Brasil como "Terra Tupiniquim". Embora menos comum, há também pessoas que se referem ao nosso país (Brasil) como "Terra dos Papagaios". De onde se originaram esses termos?

No ano de 1500, aos navegadores portugueses pisarem em território até então desconhecido, eles se depararam com nativos ("índios") que pertenciam à tribo Tupiniquim que, por sua vez, pertenciam à grande família Tupi-guarani. Esses nativos trocaram presentes com os lusos sendo que entre os presentes dados pelos primeiros, estavam papagaios e araras que eram espécies de aves totalmente desconhecidos até o momento pelos navegadores europeus. Ao chegar à Europa, a corte portuguesa ficou impressionada com a beleza das plumas daquelas aves. Por esse motivo, por algum tempo, chamaram a terra de onde aquelas aves haviam sido trazidas de "Terra dos Papagaios". Da mesma maneira, alguns denominam essa terra, hoje chamada Brasil, de "Terra Tupiniquim", pois, como mencionado previamente, a primeira tribo que teve contato com os lusos foi a Tupiniquim.

Preparado a partir de:

BUENO, E. A viagem do descobrimento: um outro olhar sobre a expedição de Cabral. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Objetiva, 2006. 114p.

 
Avalie este artigo:
1 voto(s)
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Luiz Felippe Salemi
Talvez você goste destes artigos também
Sobre este autor(a)
Formado no curso de Bacharelado em Gestão Ambiental da ESALQ/USP. É mestre em Ecologia Aplicada (USP), estudando Hidrologia e Biogeoquímica de Microbacias Hidrográficas. Se interessa por assuntos relacionados ao uso, manejo, e conservação do solo e da água em ecossistemas agrícolas e naturais. Ema...
Membro desde abril de 2009
Facebook
Informativo Webartigos.com
Receba novidades do webartigos.com em seu
e-mail. Cadastre-se abaixo:
Nome:
E-mail: