As Vanguardas Europeias I

Manoel Huires Alves

O Expressionismo, o Cubismo, o Futurismo, o Dadaísmo e o Surrealismo foram as principais vanguardas (revolucionárias) europeias que inovaram a literatura na Europa e contribuíram para as mudanças na obra da arte brasileira, ou seja, no pensamento ideológico de Modernismo na Literatura Brasileira.

Mas o que foram as vanguardas europeias? Bom, entende-se por vanguardas europeias os movimentos culturais (artístico-literários) que começaram na Europa no início do século XX, iniciando assim um tempo de ruptura com as estéticas precedentes, como o Simbolismo.

Expressionismo, Cubismo e Futurismo

Para o nosso trabalho inicial, trataremos apenas do Expressionismo, do Cubismo e do Futurismo (do Dadaísmo e do Surrealismo trataremos na próxima atividade), que, em geral, como pontos comuns, além da integração entre música, escultura, pintura e literatura, tinha ainda:

- A destruição do passado (antipassadismo);

- A negação dos valores estéticos; e

- A proposta de criar uma arte inteiramente nova.

Agora, individualmente, tratarei de cada uma destas manifestações artísticas na literatura:

Expressionismo – na literatura o expressionismo é marcado pela subjetividade do escritor, por uma análise minuciosa do subconsciente das personagens e pelas metáforas exageradas ou grotescas. O estilo é abstrato, simbólico e associativo, com uma linguagem direta e de frases curtas.

Cubismo – na literatura o cubismo defendia a liberdade para as palavras, isto é, a ausência de pontuação, a destruição da sintaxe (palavras apenas justapostas, sem que houvesse vínculo sintático-semântico entre elas), versos compostos em linhas curvas, espaços brancos entre as palavras usados de tal maneira a criar (com formas geométricas, tipo poema figurado) imagens. Outra característica marcante no cubismo é a desvalorização da estrofe e, consequentemente, da pontuação, da métrica e da rima.

Futurismo – na literatura o futurismo apregoava a destruição do passado e dos meios tradicionais de expressão literária, propondo: a liberdade de expressão, a destruição da sintaxe, a supressão da pontuação, a preferência pelos verbos no infinitivo; o uso dos termos essenciais e o abandono dos termos integrantes e acessórios.

O futurismo foi o primeiro movimento de vanguarda europeia e a tendência artística que mais influenciou a primeira fase do Modernismo.