Análise comparativa das personagens Capitu (Dom Casmurro) e Helena (Helena)

        As duas personagens femininas de romances da Literatura Brasileira que foram escolhidas para ser feito a análise comparativa são: Capitu, personagem forte e marcante do romance “Dom Casmurro” e Helena, personagem que intitula a obra.  Ambas as obras são de Machado de Assis.

      Capitu é caracterizada como mulher de vontade firme, determinada e sensual. Ela faz uso de artimanhas com o propósito de desafiar as condições impostas às mulheres da época.

       Helena é considerada típica do período. Ela tinha uma característica própria que envolvia todos à sua volta, induzindo-os, detinha uma visão ampla acerca da sociedade a qual fazia parte.

      Analisando-as comparativamente é possível perceber que ambas eram independentes e dominadoras e traziam um pouco do idealismo, destoando da figura da mulher do século XIX que era submissa à sociedade e a figura do homem. 

     Capitu e Helena, cada uma em seu tempo, romperam com a figura da mulher do lar, submissas e dominadas pelos seus senhores. Ambas rompem com a visão da mulher santa, heroína, dona do lar e assumem a postura de mulheres autênticas e independentes.