Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde-PE –AESA

                         Curso de Graduação em Letras

                       Maria da Conceição F. de Andrade

                                         [email protected]

                          Agatha Christie

  A romancista mais vendida de todos os tempos, escreveu oitenta romances policiais e todas as suas obras foram traduzidas para mais línguas do que Shakespeare.

  Nascida em Torquay, Inglaterra em 15 de Setembro de 1890, aos 14 anos ela já sabia ler, aprendeu com professores que foram contratados para lhes dar aulas em casa mesmo.

  Aos 16 anos, Agatha foi estudar em Paris, seus pais queriam que ela fosse cantora lírica ou pianista, mas Agatha preferia passar seu tempo escrevendo.

  Casou-se em 1914 com o coronel Archilbald Christie e teve apenas uma filha e durante trinta anos não teve residência  fixa por causa do seu trabalho.

  Em 1930,divorciada , ela casa-se novamente com Max Mallwan um arqueólogo  onde os dois viajaram para o Oriente, foi nesta viagem que ,Agatha se inspirou para escrever vários livros entre eles “ Morte no Nilo e Intriga em Bagdá”.

  Agatha Christie desapareceu por onze dias, para ela seu marido tinha uma amante , no qual passaram um final de semana juntos, por este motivo Agatha resolveu sair no dia seguinte de casa sem deixar notícias, hospedou-se em um hotel com nome falso, nome este da mesma amante do seu marido.

  Seu desaparecimento chamou atenção das autoridades e muitos voluntários estavam á sua procura, mas encontraram apenas seu carro encostado em uma árvore.

  A polêmica do seu desaparecimento foi grande e todos os jornais publicaram o fato ocorrido.

  A suspeita era que Agatha fizera isto para promover sua carreira.

  Agatha Christie morreu no dia 12 de Janeiro de 1976, deixando obras maravilhosas para quem gosta do seu estilo.

  “Hercule Poirot” foi a personagem mais fascinante que Agatha criou.