Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA

Curso de Letras (Habilitação em Língua Inglesa)

Disciplina: Literatura Inglesa IV

Professor: Marton Gemes

Gisely Marques 

A IDEALIZAÇÃO DE MUNDO DE MISS CAROLINE SPENCER 

Henry James nasceu em Nova York, em 15 de abril de 1843 — e faleceu em Londres no ano de 1916. Foi um escritor norte-americano, naturalizado britânico em 1915. Uma das principais figuras do realismo na literatura do século XIX. Autor de alguns dos romances, contos e críticas literárias mais importantes da literatura de língua inglesa. Filho do teólogo Henry James Senior e irmão do médico, filósofo e psicólogo William James. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Henry_James, Outubro de 2012).

Dentre as obras literárias de Henry James, daremos destaque aqui a “Quatro Encontros”, que tem Miss Caroline Spencer como personagem focalizadora. Uma mulher ainda jovem que vive em um mundo idealizado, no qual nega a realidade em função de seu mundo romântico. Embora se trate de um conto realista, é possível identificar a fragmentação do mundo centrando-seem Miss Spencer. O mundo Moderno não aceita mais o mundo explicado e é o que acontece no mundo romântico, para tudo há uma explicação, explicação essa que nem sempre é possível no mundo real. E para Miss Spencer fazia sentido viver no seu mundo explicado e idealizado e não na realidade, pois não fazia sentido.

Ao nos centrarmosem Caroline Spencerveremos que ela idelizava desde os lugares, às pessoas. O narrador apresenta Miss Spencer, logo no primeiro encontro, como uma mulher ainda jovem, de beleza agradável, embora não fosse bela. Diferente das demais moças se mantinha sozinha em um canto da sala com o olhar imóvel. (Henry James, p. 99). Durante o Conto pouco descobrimos sobre sua vida, mas o narrador nos revela que Caroline Spencer possui um amplo conhecimento de mundo, mesmo que apenas teórico. Era uma professora apaixonada por conhecimento e todas as impressões que tinha de mundo eram obtidas através dos textos e gravuras. Tinha o sonho de conhecer a Europa, uma Europa que assim como o resto do mundo estava sendo tomada pelo realismo, mas ela não conseguia, ou não aceitava enxergar isso.

No segundo encontro o narrador encontra Miss Spencer já na Europa, realizando enfim seu grande sonho. Segundo ele Caroline Spencer conhece uma porção da Europa muito pequena e fica encantada com os lugares mais simples da cidade, onde via beleza, romantismo, outras pessoas como o próprio narrador só enxergava sujeira e desalinho. Mas as pessoas, as construções para ela eram o retrato fiel do que aprendera nos livros e isso era o bastante para ela. E chega a pensar que se aquele lugar encantador era o mais simples da Europa, imagine como seria o mais belo. (Henry James, p. 112). Podemos perceber que a paixão de Miss pela Europa era uma busca por preservar as tradições, uma tentativa em apreender os momentos, eternizar a cultura romântica.

A negação da realidade é uma forte característica de Miss Spencer. Seu primo é exemplo de que ela vivia em um mundo idealizado demais para ver a real personalidade das pessoas a sua volta. O narrador desde o início demonstra certa antipatia pelo rapaz, nos dando a entender que trata-se de um aproveitador que aproxima-se da prima por conta de suas economias. E ao longo do conto podemos confirmar as expectativas do narrador. Ou porque tinha um bom coração, ou porque não aceitava ver as mazelas da humanidade Caroline Spencer abriu mão do seu sonho, conhecer a Europa, para ajudar o primo que conseguiu convencê-la de que sua esposa, uma condessa, estavam passando por sérias dificuldades financeiras e ajudando eles Miss Spencer estaria ajudando a salvar uma história de amor.

O sonho de Miss Spencer em conhecer a Europa durou apenas treze horas. Mas ela estava certa de que ainda haveria de ver alguma coisa da Europa (Henry James, p 116). O fim do Conto vem nos comprovar de que estava certa de suas impressões, embora seja questionável se a parte que “conheceu” da Europa fosse a imagem mais fiel.

No último encontro a narrativa nos revela que Miss Spencer não conseguiu reaver o dinheiro que seu primo havia pegado, (Henry James p, 123) e ainda por cima sua esposa, a condessa, após a morte do marido havia se mudando para casa de Miss Spencer. O narrador ao visitar Caroline Spencer pela última vez fica inconformado como era possível Miss Spencer servir de empregada dentro de sua própria casa a uma senhora que de condessa só tinha o título. Miss Spencer envergonhada do tratamento que a condessa destinava a ela sentia-se incomodada com a presença do visitante por medo que viesse a criticá-la abertamente, em hospedar uma senhora que para ela era a mais viva representação da sua tão sonhada Europa, mas para ele a condessa era uma mulher simples do povo, que só tinha o respeito dela por ostentar um título de nobreza.

Vemos, portanto que nem o passar dos anos foi suficiente para fazer Caroline Spencer entender e aceitar que o mundo havia deixado de lado o romantismo. O mundo explicado agora não podia ser mais aceito, porque os tempos haviam mudando, as pessoas, os costumes sofrido modificações. E o fato de Miss Spencer não querer acompanhar a evolução dos acontecimentos fez dela uma vítima fácil para espertalhões como seu primo e a condessa.

BIBLIOGRAFIA

http://pt.wikipedia.org/wiki/Henry_James

JAMES, Henry. "Quatro Encontros". In: Contos Norte-Americanos. Trad.: Vinicius de Moraes. Rio de Janeiro: Biblioteca Universal Popular, 1963. (BUP, Antologia, vol.1), pp. 98-128.