Um pequeno ensaio sobre o "Factual ao Ficcional" em A ENXADA E A MULHER QUE VENCEU O PRÓPRIO DESTINO de Euclides José Teixeira Neto. Autor de minha região.

Do Factual ao ficcional, porque, analisando a biografia de Euclides vemos explicitamente sua inclinação pelo social, sua atitude defensiva em favor dos mais fracos. E isso ele fez em todas as instancias de sua vida. Como prefeito, como advogado, como escritor, como primeiro dirigente da primeira secretária de reforma agrária do país,como secretário da sáude. Enfim, como foi supracitado, em todos os momentos da vida, Euclides optou pelo social.

O que quero destacar da sua biografia e que está ligada ao título do trabalho, é que, quando prefeito de Ipiaú - Bahia (1962), foi ele que inicio também o primeiro movimento de reforma agrária do país desapropriando uma fazenda e coletivando-a para os seus moradores, que passou a ser chamada de Fazenda do Povo, que por sinal existe ainda hoje. Esse seu projeto que fez com que recebesse o convite do governador Valdir Pires para ser o primero ministro da secretária da reforma agrária,  isso por volta 1987. A obra em destaque e usada como referência para o ensaio foi publicada em 1996, ou seja, muito tempo depois da sua experiência como prefeito e do seu do movimento reformista.

É como Euclides extendece a realidade à ficcionalidade, dando continuidade o que ele começou na vida real há muitos anos atrás como recurso para combater toda desiguldade social.