A Carta de Pedro Vaz de Caminha

                            

     A carta de Pedro Vaz de caminha foi feita no dia 1 de maio de 1500 para o rei de Portugal Dom Manuel, que se referia-se as descobertas das novas terras, que é o Brasil hoje.

     Nesta carta fala quando chegaram na nova terra, vendo grandes montes muito altos, serras mas baixa e várias árvores. Quando foram chegando mais pertos observaram que aquelas terras já eram habitadas e percebem que esses habitantes eram pardos e ficavam nus como ele fala na carta sem nenhuma coisa para cobrir suas vergonhas, e a única coisa era umas penas pretas e vermelhas na cabeça.

    Quando foram falar com eles, os indígenas ficaram com medo, porém depois foram ficando com mais coragem. Os portugueses ofereceram pães, vindos e outros alimentos que eles tinham no barco, porém os habitantes só cheiraram e não comeram, e perguntaram para os habitantes se naquela terra tinha ouro e prata, mas os indígenas não sabiam, pois os navegantes chegaram e viram uns habitantes que não tinha agricultura, viviam nus e se sustentavam com os frutos que a terra davam.

     Aproveitando da situação a igreja católica de Roma levaram padres para ganhar mas fiéis que eram os indígenas, fizeram a primeira missa e mostraram o sinal da cruz, mas os habitantes estavam eram interessados nos objetos e panos que a igreja tinham levado.

     Os portugueses então descobriram que a terra não era tão pequena quanto eles imaginavam, pois andavam no litoral e não viam fim, desvendaram um lugar com habitantes ingênuos ou inocentes que ainda viviam extremamente na pré-história, com um lugar de muitas árvores, com bastante vegetação, frutos e rios, uma terra ideal para se explorar.