Profissão: Conceitos e Definições em Educação Física 

Amanda Gabrielle Souza Cunha*, Laila Nunes Pereira*, Thaís Cristina Campos de Sousa*.

*Discentes do Curso de Educação Física Bacharelado do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara-GO

CONCEITOS

Segundo Tanabe (2012) Educação Física é um conjunto de exercícios físicos planejados e estruturados, que estuda e explora a capacidade física e a aplicação do movimento humano.

É uma área que trabalha a partir do corpo em movimento. (RONDINELLI, 2016). O objetivo da educação física é melhorar o condicionamento físico e a saúde dos praticantes, através da execução de exercícios físicos e atividades corporais.(TANABE, 2012).

É uma área que visa a melhora e o desenvolvimento correto dos movimentos corporais e motores. Trabalha também no sentido terapêutico, no aperfeiçoamento e reabilitação da saúde e até mesmo para prevenir e evitar certos tipos de doenças.(SOAREZ, 2011)

A Educação Física não cuida apenas do corpo, mas antes de tudo da mente. O exercício libera endorfinas , que criam sentimentos de felicidade e euforia, podendo até  aliviar sintomas de depressão e ansiedade.Além disso reduz o estresse e melhora a autoconfiança dos praticantes. ( MARCIO, 2014). 

DIVISÃO: LICENCIATURA E BACHARELADO

Atualmente, a Educação Física está dividida em dois campos: Licenciatura e Bacharelado.

 A licenciatura permite a atuação exclusivamente na educação básica, ou seja, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. E o profissional pode ainda atuar com pesquisas científicas na área.(FONSECA, 2015)

Já o bacharelado permite a atuação profissional em áreas diversas, excluindo a educação básica (exclusiva para os formados em licenciatura).

O educador físico poderá trabalhar em academias, empresas, condomínios, clubes, associações, hospitais, hotéis, spas ou ainda atuar como personal trainer. Poderá também ser técnico ou preparador físico de equipes em alguma modalidade esportiva.(FONSECA, 2015)

ÁREAS DE ATUAÇÃO DO BACHAREL EM EDUCAÇÃO FÍSICA

O bacharel possui muito mais espaço no mercado de trabalho, podendo encontrar oportunidades em vários segmentos sendo públicos ou privados.

Seja onde for a sua atuação, o profissional será responsável por definir a atividade, bem como a sua intensidade e frequência, de acordo com as necessidades e limites de cada pessoa.(FONSECA, 2015)

CONDICIONAMENTO FÍSICO

Auxiliar na realização de exercícios individuais como personal trainer, em clubes, academias de ginástica, empresas. O personal trainer pensa e elabora atividades específicas, de acordo com o perfil de cada aluno. O Brasil conta com 31,8 mil estabelecimentos do gênero e é o segundo país com o maior número de academias por habitante, segundo levantamento feito pela International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA) em 2015.

RECREAÇÃO E LAZER

O Profissional de educação física pode trabalhar com atividades em hotéis, spas, pousadas, resorts, parques aquáticos, cruzeiros e clubes de lazer com o entretenimento, diversão, distração, a procura do bem estar de hóspedes e turistas. (FONSECA, 2015).

TURISMO

O setor de turismo absorve muitos profissionais para trabalharem, principalmente em hotéis e resorts ou em agências que promovem turismo de aventura, organizando atividades como trekking, escalada, rapel, rafting e arvorismo, trilhas, montanhismo. As regiões Sul e Sudeste concentram a maioria das vagas, mas também a maior concorrência. (Guia do Estudante, 2017).

PERFORMANCE

Orientar e preparar atividades físicas (plano de treinamento) para uma pessoa ou uma equipe que tem o objetivo de obter um alto rendimento em competições esportivas.  Especialização em modalidades esportivas nas mais diversas áreas, como CrossFit, Boxe, Muay thai, Ciclismo, Corrida de aventura, Rafting, dentre outras; (CAMARA, 2016).

REABILITAÇÃO

Auxiliar pacientes na recuperação de cirurgias ou algum tipo de lesão na realização de exercícios adequados para manutenção dos resultados obtidos e prevenção de doenças e outros problemas físicos. Podendo atuar em hospitais e clínicas de reabilitação. (FONSECA, 2015).

GESTÃO ESPORTIVA

 Gerenciamento de empreendimentos e eventos, ligados à movimentação do corpo, à reeducação dos movimentos corporais com o objetivo de ensinar um estilo de vida ativo e saudável; (CAMARA, 2016).

GRUPOS ESPECIAIS

A atuação é voltada para crianças, gestantes, idosos e pessoas com algum tipo de deficiência, visando a promoção da saúde, o desenvolvimento de habilidades motoras e a inclusão social. (FONSECA, 2015).

REFERÊNCIAS:

Guia do Estudante: Educação Física. Disponível em: . Acesso em: 03 de Março de 2018.

 SOAREZ, Junior. Conceitos em educação física.   Disponível em: http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/conceito-educacao-fisica.htm. Acesso em: 04 de março de 2018.

RONDINELLI, Paula. "O que é Educação Física?"; Brasil Escola. Disponível em .Acesso em 04 de marco de 2018.

TANABE, Cleide. O que é Educação Física?.