A política partidária em nível municipal desempenha um papel crucial na governança das cidades. O direito ao sufrágio representa a essência dos direitos políticos, configurando-se na capacidade de votar e de ser votado. É através da atuação dos partidos políticos em dimensões municipais que a cidadania é fortalecida e a democracia se consolida, proporcionando um ambiente propício para o desenvolvimento de cidadãos mais participativos e comprometidos com os assuntos de interesse público.

Na visão de Karl Lowenstein, "não se pode ignorar por mais tempo a importância das agremiações partidárias na vida democrática constitucional, o tabu se rompeu, e a temática partidária afinal surgiu nos textos das mais diversas constituições".

O cientista político Barry Ames, ao estudar organização partidária local nas eleições presidenciais de 1989, afirmou que “apesar da curta história dos partidos brasileiros, de suas frágeis estruturas organizatórias e da falta de coesão ideológica, os eleitores manifestaram certos apegos habituais a um determinado partido ou a uma orientação ideológica geral” (Ames, 1994, p. 16).

Observa-se um interessante no município de Tremembé, localizado no interior de São Paulo, onde os eleitores dessa região têm demonstrado uma crescente satisfação em vivenciar e experimentar a vida político-partidária, manifestando sua participação ativa por meio do engajamento político e filiação partidária.

Sob o comando do vereador Ricardo Alexandre Toledo o Partido Liberal (PL) está vivenciando um ressurgimento notável no município de Tremembé, estabelecendo-se como uma referência política tanto no Vale do Paraíba quanto no estado de São Paulo.

Esse envolvimento político da população tremembeense tem se revelado como um sinal promissor de amadurecimento democrático e de fortalecimento da cidadania local. Os eleitores encontram um canal para expressar suas ideias, influenciar decisões e contribuir com propostas que visam o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida em Tremembé.

Essa maior participação política não apenas demonstra o interesse dos cidadãos em fazer parte ativa do processo decisório, mas também indica uma conscientização crescente sobre a importância de se envolverem diretamente na construção de um município mais justo, igualitário e progressista.

Diante desse cenário, torna-se relevante analisar e compreender os fatores que têm impulsionado essa satisfação dos eleitores em relação à vida político-partidária em Tremembé, bem como os impactos positivos que essa participação pode trazer para a democracia local.

Referências:

Apud RUIZ, J. F. Tratado de derecho electoral. Ciudad de México: Porrúa, 2010, p. 248.

AMES, Barry (1994). “A Organização Partidária Local nas Eleições Presidenciais Brasileiras de 1989”. Dados, vol. 37, n. 1, Rio de Janeiro, Iuperj. _____. (2001). The Deadlock of Democracy in Brazil. Michigan, Michigan University Press.